Proposta curricular em diálogo: uma investigação sobre o planejamento pedagógico de professores de educação física em uma escola da rede municipal de ensino de Florianópolis (SC)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Camargo, Priscila Breseghelo de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216030
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
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spelling Proposta curricular em diálogo: uma investigação sobre o planejamento pedagógico de professores de educação física em uma escola da rede municipal de ensino de Florianópolis (SC)EducaçãoEducação físicaPlanejamento educacionalProfessores de educação fisicaPrática de ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.A presente dissertação, que se insere no âmbito dos estudos sobre práticas curriculares na Educação Básica, objetivou compreender como professores de Educação Física de uma determinada escola da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (RMEF) dialogam com o currículo prescrito (FLORIANÓPOLIS, 2016) no planejamento de suas práticas pedagógicas. A instituição lócus da investigação, escolhida intencionalmente, localiza-se na região norte da porção insular de Florianópolis, em um bairro urbano com população aproximada de 45.000 habitantes. Em 2018, ano de realização da pesquisa, atendia 50 turmas do Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano e era considerada a maior escola da RMEF. Participaram da investigação cinco professores de Educação Física atuantes na escola, sendo duas professoras efetivas e três professores ACTs (Admitidos em Caráter Temporário), bem como três supervisoras escolares. Caracterizada como estudo de caso de inspiração etnográfica, a pesquisa mobilizou os seguintes instrumentos de produção de dados: reuniões de grupo com os professores de Educação Física, observação participante de reuniões de planejamento trimestrais e de aulas de Educação Física (todas registradas em diário de campo), entrevistas semiestruturadas individuais e coletivas com os professores e as supervisoras participantes e análise documental (dos planejamentos trimestrais dos professores de Educação Física e demais documentos orientadores da prática pedagógica na instituição). Os dados, tabulados com auxílio do software Atlas.ti 7, foram analisados qualitativamente por meio da triangulação das fontes e do diálogo com pesquisas sobre currículo e práticas pedagógicas do campo da Educação, em geral, e da Educação Física, em específico. Os resultados encontrados apontam: 1) que a escola pesquisada possui uma trajetória consolidada de construção coletiva de documentos pedagógicos que buscam orientar, estruturar e sistematizar a prática dos professores em geral, incluindo os de Educação Física, que tem como fio condutor a preocupação com o ensino público de qualidade e com as demandas de organização do trabalho pedagógico em uma unidade que não para de crescer e de receber novos profissionais a cada ano, assim como também a necessidade de adequação frente às alterações na legislação educacional; 2) que as escolhas que os professores de Educação Física realizam na elaboração e desenvolvimento de seus planejamentos pedagógicos ocorrem de maneiras distintas e com graus variados de diálogo com a Proposta Curricular de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (currículo prescrito), ainda que façam parte do mesmo contexto escolar e utilizem os mesmos modelos de documentos na organização de suas práticas pedagógicas, a depender tanto de suas trajetórias profissionais na RMEF e na escola quanto da compreensão que atribuem à ação docente e à Educação Física como componente curricular da Educação Básica.Abstract: This dissertation, which is part of the studies on curricular practices in Basic Education, aimed to understand how Physical Education teachers of a particular school of the Florianópolis Municipal Education Network (RMEF) dialogue with the prescribed curriculum (FLORIANÓPOLIS, 2016). planning of their pedagogical practices. The intentionally chosen research locus is located in the northern part of the island portion of Florianópolis, in an urban neighborhood with a population of approximately 45,000. In 2018, the year of the survey, it attended 50 classes from elementary school from the 1st to the 9th grade and was considered the largest school in RMEF. Five physical education teachers working at the school participated in the investigation, two effective teachers and three ACTs (Temporary Admitted teachers), as well as three school supervisors. Characterized as a case study of ethnographic inspiration, the research mobilized the following data production instruments: group meetings with Physical Education teachers, participant observation of quarterly planning meetings and Physical Education classes (all recorded in a field diary). ), individual and collective semi-structured interviews with the participating teachers and supervisors and document analysis (of the quarterly plans of the Physical Education teachers and other documents that guide the pedagogical practice in the institution). The data, tabulated with the aid of Atlas.ti 7 software, were analyzed qualitatively through the triangulation of sources and dialogue with research on curriculum and pedagogical practices in the field of Education in general and Physical Education in specific. The results show: 1) that the researched school has a consolidated trajectory of collective construction of pedagogical documents that seek to guide, structure and systematize the practice of teachers in general, including those of Physical Education, which has as its guiding concern with the quality public education and the demands of the organization of pedagogical work in a unit that is constantly growing and receiving new professionals every year, as well as the need to adapt to changes in educational legislation; 2) that the choices that Physical Education teachers make in the elaboration and development of their pedagogical planning occur in different ways and with varying degrees of dialogue with the Physical Education Curriculum Proposal of Florianópolis Municipal School (prescribed curriculum), still that are part of the same school context and use the same models of documents in the organization of their pedagogical practices, depending as much on their professional trajectories in the RMEF and in the school as on the understanding that they attribute to the teaching action and the Physical Education as a curricular component of the Education. BasicBassani, Jaison JoséConceição, Victor Julierme Santos daUniversidade Federal de Santa CatarinaCamargo, Priscila Breseghelo de2020-10-21T21:24:50Z2020-10-21T21:24:50Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis197 p.| il.application/pdf369767https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216030porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:24:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216030Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:24:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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