O currículo da disciplina de sociologia nas escolas públicas de ensino médio da rede estadual de Florianópolis/SC

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Fruneaux, Suelen Cristine
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157304
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.
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spelling O currículo da disciplina de sociologia nas escolas públicas de ensino médio da rede estadual de Florianópolis/SCEducaçãoSociologiaEstudo e ensinoFlorianópolis (SC)Curriculos -AvaliaçãoFlorianópolis (SC)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.O presente estudo de mestrado é uma investigação acerca do currículo de Sociologia desenvolvido nas escolas públicas de ensino médio da rede estadual no município de Florianópolis/SC. Entendemos como relevante a pesquisa sobre tal temática, na medida em que a discussão contemporânea sobre os documentos curriculares oficiais e as políticas educacionais voltadas para o ensino médio vem sendo objeto de crescente interesse acadêmico e político. Ao mesmo tempo, verifica-se a inexistência de estudos acadêmicos que tratem do currículo de Sociologia desenvolvido nas escolas catarinenses. Além disso há um anseio particular, enquanto professora que inicia sua atuação na escola pública, de contribuir para a desnaturalização das questões levantadas ao longo desta pesquisa, que teve como objetivos específicos: i) analisar a concepção educacional dos documentos curriculares e as referências à disciplina de Sociologia nesses documentos; ii) investigar em que medida os documentos curriculares embasam os planejamentos escolares dos professores de Sociologia; e iii) que condições materiais e pedagógicas existem nas escolas para concretização do currículo proposto. O trabalho está estruturado em quatro capítulos, que se seguem a uma apresentação onde justificamos a escolha do objeto de pesquisa, situamos a problemática e discorremos sobre os aspectos metodológicos. O capítulo 1 explicita a trajetória da disciplina de Sociologia no currículo educacional brasileiro e trata do materialismo histórico dialético como método de investigação para o conhecimento da realidade da escolar de nível médio em Florianópolis, confrontando-a com os interesses formativos do capital. No segundo capítulo contextualizamos a disciplina de Sociologia no sistema educacional brasileiro a partir dos anos de 1990, analisando a conjuntura política, econômica e social que influenciou a elaboração das políticas educacionais e a construção dos documentos curriculares oficiais (LDB, DCNEM, OCNEM, PCNEM, PCN+ e Proposta Curricular de Santa Catarina). O terceiro capítulo analisa os dados empíricos coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com professores, tratando das possibilidades de ensino e da construção curricular da disciplina de Sociologia nas escolas. Por fim, nas considerações finais, abordamos os nexos entre os documentos curriculares oficiais e os planejamentos de ensino elaborados e desenvolvidos pelos professores. Cinco categorias centrais orientaram este estudo: currículo; disciplina de Sociologia; política educacional; ensino médio; e escola pública. A pesquisa revelou que o currículo de Sociologia proposto nos documentos curriculares e planejado pelos professores concretiza-se de forma parcial em sala de aula por motivos diversos. Tais motivos abrangem desde questões materiais-estruturais das escolas, até aspectos mais subjetivos da dinâmica dos estudantes, passando pela precarização do trabalho docente no atual contexto da educação pública.<br>Abstract : The present study is an investigation on the Sociology discipline's curriculum, adopted in public high schools of the state system in Florianópolis/SC. The relevance of the theme is sustained by contemporary discussions on official curriculum and educational policies devoted to secondary education, wich have been subject of increasing interest on the academic and political areas. At the same time, there is a lack of academic studies on the Sociology curriculum considering schools on the State. In addition, the researcher brings a particular yearning, as a teacher who starts her performance in public schools, to assist in the denaturalization of the issues raised throughout this research, which had the following objectives: i) to analyze the educational conception of curriculum documents and the references from these documents to the discipline of Sociology; ii) to investigate the extent to which curriculum documents support Sociology teachers on the elaboration of her educational plans, and, iii) to determinate the material and pedagogical conditions provided by the addressed schools to support the implementation of the proposed curriculum. The work is divided in four chapters, where we justify the choice of the research subject, situate the problem and discuss the methodological aspects. Chapter 1 explains the trajectory of Sociology discipline in the Brazilian educational curriculum, adopting the historical dialectical materialism as a research method to investigate the reality of high school in Florianopolis, confronting it with the formative interests associated to the capital. In chapter 2 we contextualize the discipline of Sociology in the context of brazilian educational system from the 1990s, analyzing the political, economic and social environment that influenced the development of educational policies and the construction of official curriculum documents (LDB, DCNEM, OCNEM, PCNEM, PCN+ and Curricular Proposal of Santa Catarina). The third chapter analyses empirical data collected through semi-structured interviews with teachers, approaching educational opportunities and curriculum development for the discipline of Sociology in schools. Finally, in closing remarks, we deal with the nexus between the official curriculum documents and the educational plans elaborated and developed by the teachers. Five core categories guided this study: curriculum; discipline of Sociology; educational policy; high school; and public school. The survey revealed that the planned Sociology curriculum is only partially delivered in the classroom, for reasons ranging from material-structural issues of schools, to more subjective questions concerning the students groups dynamics, passing through the enormous difficulties faced by teachers in the public education?s context.Jinkings, Nise Maria TavaresUniversidade Federal de Santa CatarinaFruneaux, Suelen Cristine2015-12-22T03:05:27Z2015-12-22T03:05:27Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis224 p.| il.application/pdf336460https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157304porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:57:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/157304Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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