Na indústria do átomo a beleza é inteligente, enquanto questões de governança são nanoestruturadas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Nunes, Denise Maria
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93251
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2009.
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spelling Na indústria do átomo a beleza é inteligente, enquanto questões de governança são nanoestruturadasSociologiaSociologia politicaCosmeticosNanotecnologiaGestão de empresasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2009.O Brasil apresenta-se hoje como o terceiro maior mercado consumidor de cosméticos do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos e do Japão. Tal colocação é associada a diferentes fatores como, por exemplo, a utilização de alta-tecnologia e a crescente inserção da mulher no mercado de trabalho. Dentre a alta-tecnologia mencionada recentemente é possível encontrar a utilização de nanotecnologia nos processos de fabricação destes produtos. O presente trabalho dispõe-se a estudar as relações de governança que envolvem a produção, comercialização e consumo destes cosméticos nanoestruturados. É possível observar a ausência de pesquisas sociológicas nesta área, apesar de muito se falar sobre multidisciplinaridade. O objetivo da dissertação é investigar as relações entre indústria, vendedores e consumidores buscando compreender a maneira como cosméticos envolvendo nanotecnologia são apresentados e percebidos no que se refere a seus possíveis riscos e benefícios. Sob o aporte teórico das perspectivas da Modernização Reflexiva e de autores como Erving Goffman e David Le Breton, esta pesquisa visa colaborar na produção de bases sociológicas voltadas as pesquisas com nanotecnologias (na produção, comercialização e consumo) no setor de cosméticos, sem pretender esgotar o tema em questão,considerando a relevância destas e a falta de cientistas sociais nas redes de pesquisa desta área.Guivant, Julia SilviaUniversidade Federal de Santa CatarinaNunes, Denise Maria2012-10-24T19:13:45Z2012-10-24T19:13:45Z2012-10-24T19:13:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis171 p.| il., grafs., tabs.application/pdf271072http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93251porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T01:17:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/93251Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T01:17:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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