Explorando o jogo Escova no ensino de matemática

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Nicola, Liliane
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261020
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) ? Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Florianópolis, 2024.
id UFSC_62caaf270ec7ddbea74240ecca3bee10
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/261020
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Explorando o jogo Escova no ensino de matemáticaMatemáticaMatemáticaJogos no ensino de matemáticaCartas de jogarDissertação (mestrado profissional) ? Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Florianópolis, 2024.Utilizando como recurso um jogo de baralho denominado Escova de Quinze, o objetivo deste trabalho é explorar suas potencialidades no Ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Ao olhar sobre os desafios da educação que vão além do ensino e aprendizagem, pretende-se dar significado ao uso de jogos na sala de aula, tornando os mais que um instrumento motivador. Nesse sentido, este trabalho irá construir um referencial à luz da Educação Matemática sobre as metodologias de Uso de Jogos na sala de aula e Investigação Matemática, utilizando-as como embasamento teórico para fundamentar a prática docente. Refletindo sobre os apontamentos metodológicos, criou-se um produto educacional, com adaptações autorais do Jogo Escova, no qual são exploradas cinco dinâmicas sobre o ensino da unidade de Números. A construção do material tem por objetivo servir de apoio ao professor que poderá utilizá-lo para suprir lacunas de aprendizagem ou explorar novos conceitos, tornando o estudante protagonista. Neste sentido construiu-se um site para disponibilizar as dinâmicas junto com tópicos referentes a metodologia. As atividades serão alinhadas com as habilidades da Base Nacional Comum Curricular. Espera-se que as atividades utilizando jogos sejam aliados do docente na busca por diminuir a distância que existe entre a Matemática e os estudantes, colaborando para uma aprendizagem mais significativa.Abstract: Using a card game denominated ?Escova de 15? as a resource, the objective of this work is to explore its potential in Mathematics Education in the final years of Elementary School. When looking at the challenges of education that go beyond teaching and learning, our aim is to give meaning to the use of games in the classroom, making them more than a motivating instrument. In this sense, this work will build a reference in the light of Mathematics Education about the methodologies for Using Games in the classroom and Mathematical Investigation, using them as a theoretical basis to support teaching practice. Reflecting on the methodological notes, our aim is to create an educational product with original adaptations of the game ?Escova de 15?, in which five dynamics of teaching the Numbers unit are explored. The construction of the material aims to support the teacher who can use it to fill learning gaps or explore new concepts, making the student the protagonist. The activities will be aligned with the skills of the National Common Curricular Base. Activities using games are expected to be allies of the teacher in the search to reduce the distance that exists between Mathematics and students, contributing to more meaningful learning.Castro, Gilles Gonçalves deUniversidade Federal de Santa CatarinaNicola, Liliane2024-11-11T23:26:41Z2024-11-11T23:26:41Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis69 p.| il.application/pdf388730https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261020porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-11-11T23:26:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/261020Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestsandra.sobrera@ufsc.bropendoar:23732024-11-11T23:26:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Explorando o jogo Escova no ensino de matemática
title Explorando o jogo Escova no ensino de matemática
spellingShingle Explorando o jogo Escova no ensino de matemática
Nicola, Liliane
Matemática
Matemática
Jogos no ensino de matemática
Cartas de jogar
title_short Explorando o jogo Escova no ensino de matemática
title_full Explorando o jogo Escova no ensino de matemática
title_fullStr Explorando o jogo Escova no ensino de matemática
title_full_unstemmed Explorando o jogo Escova no ensino de matemática
title_sort Explorando o jogo Escova no ensino de matemática
author Nicola, Liliane
author_facet Nicola, Liliane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Gilles Gonçalves de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicola, Liliane
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Matemática
Jogos no ensino de matemática
Cartas de jogar
topic Matemática
Matemática
Jogos no ensino de matemática
Cartas de jogar
description Dissertação (mestrado profissional) ? Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Florianópolis, 2024.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-11-11T23:26:41Z
2024-11-11T23:26:41Z
2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 388730
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261020
identifier_str_mv 388730
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 69 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv sandra.sobrera@ufsc.br
_version_ 1833925863910932480