Grammar and interaction in the EFL classroom: a sociocultural study
Ano de defesa: | 2002 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | eng |
Instituição de defesa: |
Florianópolis, SC
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82346 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente. |
id |
UFSC_6ae3514d21df75419e544f8743d69492 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82346 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
|
spelling |
Grammar and interaction in the EFL classroom: a sociocultural studyLiteraturaLingua inglesa -Estudo e ensino - Estudantes estrangeirosLingua inglesaGramaticaLinguisticaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.O objetivo da presente dissertação é investigar, através de uma perspectiva sócio-cultural, como um grupo de aprendizes lidam com a gramática numa sala de aula de inglês como língua estrangeira (LE) ambos com o seu professor e entre eles mesmos. Com essa finalidade, este estudo objetiva investigar as seguintes questões: a) se o professor e os aprendizes enfocam na forma; b) como o professor e os aprendizes lidam com forma, função e significado; c) quais mecanismos de consciência lingüística são desenvolvidos; e d) quais elementos discursivos são usados nos episódios de foco na forma. O Capítulo I revisa a instrução formal, ou o foco na forma, na sala de aula de inglês como LE, que é um assunto controverso polêmico em se tratando de como ela pode ou não contribuir para o desenvolvimento lingüístico. O Capítulo II descreve a metodologia usada neste estudo, o qual foi desenvolvido através de uma pesquisa etnográfica, envolvendo técnicas qualitativas como anotações, gravações e filmagens. Os dados foram coletados em uma sala de aula de inglês (LE), num nível intermediário. O Capítulo III apresenta a análise dos dados coletados. Na análise, a instrução formal é examinada com uma abordagem sociocultural. Na conclusão, as quatro perguntas de pesquisa propostas neste estudo são respondidas. Os resultados revelam que alguns mecanismos de consciência lingüística e alguns elementos discursivos, encontrados nos dados, foram usados pelo professor e pelos alunos para enfocar na forma através de andaimes em situações de diálogo. Finalizo esta dissertação sugerindo algumas implicações pedagógicas, indicando algumas limitações deste estudo e oferecendo possibilidades para pesquisas futuras nesta área.Florianópolis, SCGil, GloriaUniversidade Federal de Santa CatarinaBergsleithner, Joara Martin2012-10-19T14:13:42Z2012-10-19T14:13:42Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf194824http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82346engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T14:53:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82346Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T14:53:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Grammar and interaction in the EFL classroom: a sociocultural study |
title |
Grammar and interaction in the EFL classroom: a sociocultural study |
spellingShingle |
Grammar and interaction in the EFL classroom: a sociocultural study Bergsleithner, Joara Martin Literatura Lingua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros Lingua inglesa Gramatica Linguistica |
title_short |
Grammar and interaction in the EFL classroom: a sociocultural study |
title_full |
Grammar and interaction in the EFL classroom: a sociocultural study |
title_fullStr |
Grammar and interaction in the EFL classroom: a sociocultural study |
title_full_unstemmed |
Grammar and interaction in the EFL classroom: a sociocultural study |
title_sort |
Grammar and interaction in the EFL classroom: a sociocultural study |
author |
Bergsleithner, Joara Martin |
author_facet |
Bergsleithner, Joara Martin |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gil, Gloria Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bergsleithner, Joara Martin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Lingua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros Lingua inglesa Gramatica Linguistica |
topic |
Literatura Lingua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros Lingua inglesa Gramatica Linguistica |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-19T14:13:42Z 2012-10-19T14:13:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
194824 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82346 |
identifier_str_mv |
194824 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82346 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1785187861497118720 |