Grammar and interaction in the EFL classroom: a sociocultural study

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: Bergsleithner, Joara Martin
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82346
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.
id UFSC_6ae3514d21df75419e544f8743d69492
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82346
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Grammar and interaction in the EFL classroom: a sociocultural studyLiteraturaLingua inglesa -Estudo e ensino - Estudantes estrangeirosLingua inglesaGramaticaLinguisticaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.O objetivo da presente dissertação é investigar, através de uma perspectiva sócio-cultural, como um grupo de aprendizes lidam com a gramática numa sala de aula de inglês como língua estrangeira (LE) ambos com o seu professor e entre eles mesmos. Com essa finalidade, este estudo objetiva investigar as seguintes questões: a) se o professor e os aprendizes enfocam na forma; b) como o professor e os aprendizes lidam com forma, função e significado; c) quais mecanismos de consciência lingüística são desenvolvidos; e d) quais elementos discursivos são usados nos episódios de foco na forma. O Capítulo I revisa a instrução formal, ou o foco na forma, na sala de aula de inglês como LE, que é um assunto controverso polêmico em se tratando de como ela pode ou não contribuir para o desenvolvimento lingüístico. O Capítulo II descreve a metodologia usada neste estudo, o qual foi desenvolvido através de uma pesquisa etnográfica, envolvendo técnicas qualitativas como anotações, gravações e filmagens. Os dados foram coletados em uma sala de aula de inglês (LE), num nível intermediário. O Capítulo III apresenta a análise dos dados coletados. Na análise, a instrução formal é examinada com uma abordagem sociocultural. Na conclusão, as quatro perguntas de pesquisa propostas neste estudo são respondidas. Os resultados revelam que alguns mecanismos de consciência lingüística e alguns elementos discursivos, encontrados nos dados, foram usados pelo professor e pelos alunos para enfocar na forma através de andaimes em situações de diálogo. Finalizo esta dissertação sugerindo algumas implicações pedagógicas, indicando algumas limitações deste estudo e oferecendo possibilidades para pesquisas futuras nesta área.Florianópolis, SCGil, GloriaUniversidade Federal de Santa CatarinaBergsleithner, Joara Martin2012-10-19T14:13:42Z2012-10-19T14:13:42Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf194824http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82346engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T14:53:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82346Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T14:53:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Grammar and interaction in the EFL classroom: a sociocultural study
title Grammar and interaction in the EFL classroom: a sociocultural study
spellingShingle Grammar and interaction in the EFL classroom: a sociocultural study
Bergsleithner, Joara Martin
Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
Lingua inglesa
Gramatica
Linguistica
title_short Grammar and interaction in the EFL classroom: a sociocultural study
title_full Grammar and interaction in the EFL classroom: a sociocultural study
title_fullStr Grammar and interaction in the EFL classroom: a sociocultural study
title_full_unstemmed Grammar and interaction in the EFL classroom: a sociocultural study
title_sort Grammar and interaction in the EFL classroom: a sociocultural study
author Bergsleithner, Joara Martin
author_facet Bergsleithner, Joara Martin
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gil, Gloria
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bergsleithner, Joara Martin
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
Lingua inglesa
Gramatica
Linguistica
topic Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
Lingua inglesa
Gramatica
Linguistica
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-19T14:13:42Z
2012-10-19T14:13:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 194824
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82346
identifier_str_mv 194824
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82346
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187861497118720