Gestão em educação a distância: um framework baseado em boas práticas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Nunes, Carolina Schmitt
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180882
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017.
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spelling Gestão em educação a distância: um framework baseado em boas práticasEngenharia e gestão do conhecimentoEnsino à distânciaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017.A Educação a Distância emerge cada vez mais como uma possibilidade de acesso e democratização da educação no Brasil. As especificidades da modalidade tornam imperativa a utilização de formas apropriadas de gerenciamento de cursos. A escassez de pesquisas sobre práticas de gestão de sistemas de educação a distância deixa um campo aberto a novas descobertas e reflexões. Portanto, esta tese propõe um framework para a gestão da educação a distância baseado em melhores práticas. A abordagem desta pesquisa é qualitativa. Os procedimentos metodológicos adotados foram: revisão narrativa da literatura, estudo de caso com análise temática, revisão sistemática e validação com especialistas. O estudo de caso foi realizado no curso a distância de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (membro do Sistema Universidade Aberta do Brasil), entre 2006 e 2016, e os participantes foram oito gestores do curso. A revisão sistemática aportou uma relação de boas práticas em nove categorias: gestão de pessoas, tutoria, comunicação, planejamento, design instrucional, tecnologia, institucionalização, gestão financeira e qualidade. A partir dos resultados do estudo de caso e da revisão sistemática, foi elaborado o framework, posteriormente validado com os especialistas, com 11 dimensões de boas práticas: tutoria, comunicação, planejamento, pessoas, institucionalização, pesquisa, relacionamento com stakeholders, tecnologia, qualidade, gestão financeira e design educacional. O objetivo do modelo desenvolvido é - potencialmente - ser um guia para gestores e coordenadores de cursos a distância que desejem melhorar a qualidade dos seus cursos.Abstract : Distance Education emerges increasingly as a possibility of access and democratization of education in Brazil. Its specificities make it imperative to use appropriate forms of course management. The lack of research on management practices for distance education is still open to new discoveries and reflections. Therefore, this thesis proposes a framework for distance education management based on best practices. The approach of this research is qualitative. The methodological procedures are narrative review of the literature, case study with thematic analysis, systematic review and validation with specialists. The case study was conducted in the management distance course of the Universidade Federal de Santa Catarina (Universidade Aberta do Brasil member), between 2006 and 2016, with eight managers of the course. The systematic review provided a list of best practices in nine categories: people management, mentoring, communication, planning, instructional design, technology, institutionalization, financial management and quality. Based on the results of the case study and the systematic review, the framework was developed, later validated with the specialists, with 11 dimensions of best practices: mentoring, communication, planning, people, institutionalization, research, stakeholder relationship, technology, quality, financial management and educational design. The purpose of this model is to be a guide for managers and coordinators of distance courses to improve the course quality.Nakayama, Marina KeikoSilveira, Ricardo AzambujaUniversidade Federal de Santa CatarinaNunes, Carolina Schmitt2017-11-14T03:19:06Z2017-11-14T03:19:06Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis278 p.| il.application/pdf348491https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180882porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-14T03:19:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/180882Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-14T03:19:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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