Cidade urbanizada, estética e o ERRO Grupo: a reconfiguração do sensível por meio das performances e do teatro de rua

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Pimentel, Raquel Guedes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198866
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018.
id UFSC_751479e7c30cb66c7d835b7d574827d5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/198866
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Cidade urbanizada, estética e o ERRO Grupo: a reconfiguração do sensível por meio das performances e do teatro de ruaPsicologiaPerformance (Arte)Teatro de ruaEstéticaEspaços públicosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018.A cidade urbanizada tem sido lócus de inúmeras mazelas sociais, refletindo os ditames de um sistema que impõe às pessoas modos de ser e existir no mundo em prol da retroalimentação do capital financeiro. A presente pesquisa teve como objetivo conhecer como um grupo de teatro de rua e arte performance, o ERRO Grupo, experiencia a ocupação do espaço urbano e de que forma suas ações, por meio da performance e das intervenções urbanas, se apropriam e fissuram o espaço público da cidade. A partir da perspectiva de Jacques Rancière, compreendemos que o teatro e a performance são maneiras de produzir novos regimes de sensibilidades que venham mediar o processo de subjetivação política, atrelando o caráter eminentemente estético da política. O ERRO Grupo atua há 16 anos na cidade de Florianópolis, SC, e nasceu dentro de um movimento estudantil no período de greve do ano de 2001 na Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). Suas obras acontecem quase sempre na rua e problematizam questões como as distintas formas de ocupação do espaço público urbanizado, o direito à cidade, dentre outras temáticas. Com o intuito de acompanhar os movimentos errantes do ERRO pela cidade de Florianópolis, apostamos em uma estratégia metodológica inspirada na etnografia urbana que fez com que o campo de pesquisa fosse percorrido, utilizando um diário de campo, junto aos diferentes espaços e às múltiplas formas de intervenção deste coletivo durante três anos. Assim, foram rastreados, presencial e virtualmente, produções fotográficas e audiovisuais, documentos, livros e informações disponíveis no website do coletivo; suas performances e intervenções urbanas na cidade de Florianópolis foram acompanhadas entre 2015, 2016 e início de 2017; e foram realizadas duas rodas de conversa com o Grupo. As análises foram compostas a partir das informações de todo o percurso da pesquisa e três categorias centrais foram desenvolvidas: a primeira, ERRO Grupo: do nascimento à composição da poética do ERRO , buscou conhecer um pouco do que compõe a poética do ERRO Grupo, seus integrantes e sua História e contribui para a leitura e as análises dos dois eixos seguintes; a segunda categoria abarcou a relação do ERRO com a cidade: A rua está no corpo da gente: da apropriação à incorporação da cidade pelo ERRO Grupo ; a terceira reconheceu o ERRO como um coletivo de arte e política: Antagonismos e fissuras na lógica da cidade: performance e política do ERRO Grupo . Como resultado, identificamos que as intervenções realizadas na rua pelo ERRO podem produzir pequenas fissuras na lógica do sensível, provocando, por meio da performance, algumas rupturas aos modos usuais de ocupação do espaço público urbano. Dessa forma, entendemos que o uso da rua pelo ERRO perverte, ainda que de modo fugidio, a lógica da ocupação imposta pelo sistema neoliberal, visibilizando questões da urbanidade que são invisibilizadas e silenciadas na partilha hegemônica da vida coletiva.Abstract : This thesis is the result of a doctoral research that has been carried out since 2014. Nowadays. the urbanized city has been the locus of numerous social ills, reflecting the dictates of a system that imposes on people the ways of being and existing in the world for the sake of financial capital feedback. The present research aimed to know how a group of street theater and performance art, ERRO group, experience the occupation of urban space and how their actions, through performance and urban interventions, appropriate and fissure the space of the city. ERRO Grupo has been operating for 17 years in the city of Florianópolis, SC, Brazil. Their works happen almost always in the street and they problematize questions like the occupation of the public urbanized space, the Right to the City, among other subjects. The main methodological strategy was a conversation circle and as complementary strategies the inspiration in the urban ethnography, the production of a field diary of some interventions during 3 years, photographic and audiovisual productions, interviews with the performers that compose the group and documentary analysis of the books, photos and website produced by the collective. The analyzes were composed by the information of the whole course of the research and three central categories were developed: the first, \"ERRO group - From birth to the composition of the ERRO´s poetic\"; the second category was the relationship between ERRO group and the urbanized city: \"The street is in our bodies\": from appropriation to the incorporation of the city by ERRO group\"; the third recognized ERRO as an art and politic collective: \"Antagonisms and fissures in the logic of the city: ERRO group´s performance and politics\". As a result, the interventions carried out in the street promoted a reconfiguration of the logic of the sensitive, bringing through the presence of the group acting in interaction with the public through performance art, a sense of resistance to the usual modes of occupation of the urban public space and a the ephemeral reconfiguration of the use of the street, perverting, albeit in a fleeting way, the logic of the occupation imposed by the system, bringing up the political subject to emerge in some of their works.Maheirie, KátiaGomes, Marcela de AndradeUniversidade Federal de Santa CatarinaPimentel, Raquel Guedes2019-07-25T12:14:38Z2019-07-25T12:14:38Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis184 p.| il.application/pdf360073https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198866porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T12:14:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/198866Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-25T12:14:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Cidade urbanizada, estética e o ERRO Grupo: a reconfiguração do sensível por meio das performances e do teatro de rua
title Cidade urbanizada, estética e o ERRO Grupo: a reconfiguração do sensível por meio das performances e do teatro de rua
spellingShingle Cidade urbanizada, estética e o ERRO Grupo: a reconfiguração do sensível por meio das performances e do teatro de rua
Pimentel, Raquel Guedes
Psicologia
Performance (Arte)
Teatro de rua
Estética
Espaços públicos
title_short Cidade urbanizada, estética e o ERRO Grupo: a reconfiguração do sensível por meio das performances e do teatro de rua
title_full Cidade urbanizada, estética e o ERRO Grupo: a reconfiguração do sensível por meio das performances e do teatro de rua
title_fullStr Cidade urbanizada, estética e o ERRO Grupo: a reconfiguração do sensível por meio das performances e do teatro de rua
title_full_unstemmed Cidade urbanizada, estética e o ERRO Grupo: a reconfiguração do sensível por meio das performances e do teatro de rua
title_sort Cidade urbanizada, estética e o ERRO Grupo: a reconfiguração do sensível por meio das performances e do teatro de rua
author Pimentel, Raquel Guedes
author_facet Pimentel, Raquel Guedes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maheirie, Kátia
Gomes, Marcela de Andrade
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimentel, Raquel Guedes
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Performance (Arte)
Teatro de rua
Estética
Espaços públicos
topic Psicologia
Performance (Arte)
Teatro de rua
Estética
Espaços públicos
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-07-25T12:14:38Z
2019-07-25T12:14:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 360073
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198866
identifier_str_mv 360073
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 184 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808653277976330240