Análise da geração de viagens para postos de combustíveis: estudos de casos na cidade de Florianópolis/SC

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Silva, Mayara Orlandi da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205081
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2018.
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spelling Análise da geração de viagens para postos de combustíveis: estudos de casos na cidade de Florianópolis/SCEngenharia civilPostos de serviçosCombustíveisTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2018.Os postos de combustíveis ou postos revendedores de combustíveis (PRC) são empreendimentos de grande porte que provocam mudanças no tráfego de seu entorno, a medida que potencializam a geração de viagens de consumidores atraídos pelos diferentes serviços oferecidos. Com o objetivo de se analisar as viagens veiculares nos acessos aos postos revendedores de combustíveis, para se obter as taxas e modelos de geração de viagens, foi realizada uma pesquisa em 13 PRC na cidade de Florianópolis/SC, 6 situados no centro da cidade e outros 7 em importantes praias. O estudo contemplou a realização de entrevistas com as gerências; contagens volumétricas de tráfego nos principais acessos aos postos num período de 16 horas; e entrevistas com 800 clientes em 4 dos 13 postos pesquisados. Da análise dos resultados das contagens, foram obtidas as taxas de geração de viagens para automóveis, motocicletas e total de veículos, em função das variáveis: área bruta construída, número de bombas e posições de abastecimento e 10 modelos de regressão linear múltipla que indicaram uma relação estatisticamente significativa das variáveis explicativas: área construída, área de abastecimento, área da loja de conveniência e o preço do litro do combustível (gasolina), associados a uma variável dummy que representa a localização dos postos (centro ou praia). Com base na bibliografia realizou-se a comparação das taxas propostas na pesquisa com a realidade americana. Foi possível observar que as taxas determinadas na pesquisa são superiores a dos estudos existentes, quando calculadas em função das variáveis número de bombas e posições de abastecimento. A caracterização dos padrões de viagens e o traçado da área de influência foram efetuados com base nas informações extraídas dos questionários, cujas pesquisas com os clientes revelaram diferentes perfis. Clientes que abastecem em postos praia tendem a utilizar mais os serviços de conveniência do que clientes nos postos centro. As viagens primárias representaram em média 68,5% das viagens realizadas aos postos praia. Nos postos centro as viagens desviadas se destacam, com um percentual médio de 44,5%. Com o cálculo das isócronas e isócotas (em ambiente SIG) foi possível traçar as áreas de influência primária, secundária e terciária. Espera-se, com este trabalho, contribuir para estudos mais abrangentes da geração de viagens em postos de combustíveis, oferecendo aos planejadores de transporte importante ferramenta para avaliação de impacto deste tipo de empreendimento.Abstract : Fuel Stations or Fuel Retailing Stations (FRS) are large enterprises that cause alterations to traffic patterns in their surroundings as they boost the numbers of trips of consumers attracted by the different services they offer. In order to analyze vehicular trips in the accesses to fuel retailers and obtain rates and trip generation models, we conducted a survey of 13 FRSs in the city of Florianopolis/SC, 6 situated in the city center and 7 at important beaches. The research included interviews with management personnel and traffic volume counts over a 16-hour period at the main access points to the fuel stations. Furthermore, 800 consumers were interviewed at 4 of the 13 fuel stations surveyed. The analysis of the traffic count information provided the numbers of trips done by cars, motorcycles and the total of vehicles as a function of the following variables: gross floor area, number of fuel pumps and fueling positions. 10 multiple linear regression models were obtained that indicated a good correlation of explanatory variables: gross floor area, floor area of the fueling positions, gross floor area of the convenience store, and the fuel price per liter (Gasoline), associated to a dummy variable that represents fuel station location (city center or beaches). Based on the available bibliography, a comparison was made between the rates found in this research and those for the American scenario. It was possible to observe that the rates described in this research are higher than those reported in existing studies when calculated as functions of two variables: number of fuel pumps and fueling positions. The characterization of trip patterns and the delimitation of the area of influence were based on information gathered from questionnaire s which revealed different profiles among the clients. Clients who refueled at beach stations tended to use the convenience stores more than those at stations in the city center. On average primary trips represent 68.5% of beach station trips. For the city center stations, diverted trips stand out, with an average percentage of 44. 5%. The calculation of the isochrone and isodistance lines (within a GIS environment) made it possible to trace primary, secondary and tertiary areas of influence. This study proposes to contribute to broader studies on fuel station trip generation, offering transport planners important tools for evaluating the impact of this type of enterprise.Goldner, Lenise GrandoUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Mayara Orlandi da2020-03-31T13:26:55Z2020-03-31T13:26:55Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis248 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf360549https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205081porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T13:26:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/205081Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T13:26:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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