O Referente errante: The Waste Land e sua Máquina de Teses

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Cechinel, André
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79827
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2011
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spelling O Referente errante: The Waste Land e sua Máquina de TesesLiteraturaLiteratura inglesaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2011Esta investigação debruça-se sobre as "Notes on The Waste Land Notas sobre The Waste Land), de T. S. Eliot, a fim de colocar em xeque sua suposta função explicativa. Em outras palavras, defende-se aqui a tese de que as notas de Eliot não operam como mapa interpretativo do poema; pelo contrário, valem-se de uma posição limítrofe para complicar todo gesto analítico, inclusive aquele por elas a princípio fundado. As "Notas sobre The Waste Land" ironizam o próprio dispositivo acadêmico que lhes serve de base para exercer seu pretenso papel esclarecedor. Para defender tal argumento, cada um dos cinco capítulos do presente trabalho parte de uma das notas do poeta e investiga o adiamento interpretativo resultante do choque entre os versos e a "autoanálise" ali proposta. Uma vez que as "Notes on The Waste Land" afastam-se do intuito elucidativo que lhes foi designado, cabe, portanto, associá-las ao mesmo procedimento crítico que fundou as noções de "paideuma" e "tradição". A rigor, parece-nos que estamos diante de mais uma das moedas falsas do modernismo.This study questions the explicative function of the "Notes on The Waste Land," by T. S. Eliot. The hypothesis is that Eliot's notes do not work as an interpretative map of the poem; rather, they take advantage of their borderline position to complicate every analytic attempt, including the one they apparently present. The "Notes on The Waste Land" parody the very academic network that allows them to play their alleged clarifying role. For the purpose of advancing this line of thought, each of the five chapters of the study starts from one of the poet's notes and investigates the interpretative postponement resulting from the clash between the verses and the "self-analysis" there offered. As the "Notes on The Waste Land" are far from fulfilling the function for which they were envisaged, it is important, therefore, to link them to the same literary procedure that introduced notions such as "paideuma" and "tradition". In fact, the thesis reveals the possibility that the notes themselves may be another modernist counterfeit coin.Medeiros, Sérgio Luiz RodriguesUniversidade Federal de Santa CatarinaCechinel, André2012-10-18T07:53:08Z2012-10-18T07:53:08Z2012-10-18T07:53:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf292155http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79827porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T16:06:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79827Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T16:06:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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