Passagens abjetas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Moraes, Vanessa Daniele de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95704
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 201
id UFSC_786afd7163e2023d34713c3f64134389
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95704
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Passagens abjetasLiteraturaEscatologiaAntropologiaCinemaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 201Nosso percurso se inicia com A paixão segundo G.H., com a barata como algo escatológico (tanto no sentido do sujo como também do apocalíptico), trazendo as questões da animalidade e do inumano. Parte do conceito de abjeção em Julia Kristeva e trata do imundo em diferentes objetos, dando sustentação para o que virá a seguir: uma análise que estabelece relações entre a merda, a linguagem e a profanação. A escatologia avança da cloaca no filme de Glauber Rocha, passa pelos discos voadores de Rogério Sganzerla e pela pocilga de Pier Paolo Pasolini para desencadear na morte, como elemento último da abjeção. Assim constataremos a condição abjeta do homem em Noite e Neblina de Alain Resnais, quando percorremos os crematórios de um campo de concentração e encontramos aí algo que não cessa de nos olhar. A teoria benjaminiana contribui para reflexões acerca do resíduo, do passado, da montagem, da dialética e da catástrofe.Our path begins with The passion according G.H, with a cockroach as something scatologic (such as in the dirty as well as in the apocalyptic sense), and bearing with animality and inhuman questions. It starts from Julia Kristeva.s abject notion that handles filth in different objects, sustaining what comes next: this analysis sets up relations with shit, language and profanation. The scatologic notion goes from the cloaca in Glauber Rocha.s film, through both Rogério Sganzerla.s flying saucer and Pier Paolo Pasolini.s sty, and breaks out on death as the last element of abjection. In this manner, we check man.s abject condition in Night and Fog, a film by Alain Resnais, when we pass through the crematory of concentration camps and then we figure out something that doesn.t cease to gaze at us. The benjaminian theory contributes to reflections about remainders, past, montage, dialetics and catastrophe.Florianópolis, SCAndrade, Ana LuizaUniversidade Federal de Santa CatarinaMoraes, Vanessa Daniele de2012-10-26T05:10:34Z2012-10-26T05:10:34Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis189 p.| il.application/pdf294314http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95704porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T00:32:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95704Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T00:32:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Passagens abjetas
title Passagens abjetas
spellingShingle Passagens abjetas
Moraes, Vanessa Daniele de
Literatura
Escatologia
Antropologia
Cinema
title_short Passagens abjetas
title_full Passagens abjetas
title_fullStr Passagens abjetas
title_full_unstemmed Passagens abjetas
title_sort Passagens abjetas
author Moraes, Vanessa Daniele de
author_facet Moraes, Vanessa Daniele de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Ana Luiza
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Vanessa Daniele de
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Escatologia
Antropologia
Cinema
topic Literatura
Escatologia
Antropologia
Cinema
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 201
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2012-10-26T05:10:34Z
2012-10-26T05:10:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 294314
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95704
identifier_str_mv 294314
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 189 p.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187875640311808