Política científica no Brasil: análise das políticas de fomento à pesquisa do CNPq
Ano de defesa: | 2003 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Florianópolis, SC
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85078 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
id |
UFSC_8575e54ccd7af7a0bd0537a2dd66da93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85078 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
|
spelling |
Política científica no Brasil: análise das políticas de fomento à pesquisa do CNPqEducaçãoPolitica cientificaBrasilCiencia e estadoBrasilPesquisadoresBrasilBolsas de pesquisaSubsidios governamentaisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Hoje o domínio da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) tornou-se fundamental para a acumulação do capital e para a soberania dos blocos econômicos e países na chamada sociedade do conhecimento. Por isso, a definição e implementação de políticas de CT&I é fator primordial para a manutenção e conquista de poder econômico/político das nações e para a competitividade do setor produtivo. Em razão dessa materialidade, esta pesquisa objetiva analisar, em perspectiva histórica, a política de fomento à pesquisa e de formação de pesquisadores promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - principal órgão de fomento à pesquisa do Brasil - e a interferência/repercussão desta política no processo de qualificação e de formação de pesquisadores. Como metodologia de pesquisa utilizei a análise documental de leis, decretos, relatórios, atas, revistas, jornais e os documentos de política científica da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL) - Transformación Productiva com Equidad, da United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) - Relatório Delors, e o Livro Verde e o Livro Branco de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil. Destaco que historicamente houve contingenciamento de recursos impedindo a concretização e o aprofundamento do processo de busca do domínio da CT&I pelo país. No governo FHC, criaram-se os fundos setoriais, a lei de inovação e organizou-se o fomento à pesquisa por meio do Plano Plurianual de Governo (PPA) como forma de garantir estabilidade nos recursos, de induzir o fomento à pesquisa e a formação de pesquisadores e como meio de aumentar os investimentos do setor produtivo em CT&I. Porém, até agora com a implementação dessas políticas não se logrou melhores resultados, pois os recursos continuam sendo contigenciados e o setor produtivo não tem investido como o esperado na área. O CNPq, com a criação do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e dos Comitês Gestores dos fundos, passou a ser um órgão muito mais executor de políticas de caráter indutivo, embora a demanda espontânea continue sendo definida pelos Comitês Assessores (CAs) e Conselho Deliberativo (CD). Outra política deste órgão tem sido o aligeiramento do ciclo da formação de pesquisadores com a diminuição do prazo de concessão de bolsas, o privilegiamento do doutorado, da iniciação científica e a implementação do upgrade, bem como a diminuição do fomento ao mestrado. Essa política induz a mudanças nos programas de pós-graduação stricto sensu que necessitam adaptar o currículo, as dissertações e teses às condições em termos de prazo e muitas vezes às prioridades fomentadas.Florianópolis, SCBianchetti, LucídioUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Adriano de2012-10-20T15:09:38Z2012-10-20T15:09:38Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxii, 137 f.| tabs., grafs.application/pdf192075http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85078porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T01:41:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85078Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T01:41:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Política científica no Brasil: análise das políticas de fomento à pesquisa do CNPq |
title |
Política científica no Brasil: análise das políticas de fomento à pesquisa do CNPq |
spellingShingle |
Política científica no Brasil: análise das políticas de fomento à pesquisa do CNPq Oliveira, Adriano de Educação Politica cientifica Brasil Ciencia e estado Brasil Pesquisadores Brasil Bolsas de pesquisa Subsidios governamentais |
title_short |
Política científica no Brasil: análise das políticas de fomento à pesquisa do CNPq |
title_full |
Política científica no Brasil: análise das políticas de fomento à pesquisa do CNPq |
title_fullStr |
Política científica no Brasil: análise das políticas de fomento à pesquisa do CNPq |
title_full_unstemmed |
Política científica no Brasil: análise das políticas de fomento à pesquisa do CNPq |
title_sort |
Política científica no Brasil: análise das políticas de fomento à pesquisa do CNPq |
author |
Oliveira, Adriano de |
author_facet |
Oliveira, Adriano de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bianchetti, Lucídio Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Adriano de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Politica cientifica Brasil Ciencia e estado Brasil Pesquisadores Brasil Bolsas de pesquisa Subsidios governamentais |
topic |
Educação Politica cientifica Brasil Ciencia e estado Brasil Pesquisadores Brasil Bolsas de pesquisa Subsidios governamentais |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003 2012-10-20T15:09:38Z 2012-10-20T15:09:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
192075 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85078 |
identifier_str_mv |
192075 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85078 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xii, 137 f.| tabs., grafs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1785187801509134336 |