Ética profissional do bibliotecário atuante no segmento empresarial em Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Pizarro, Daniella Camara
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94528
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2010
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A pesquisa é do tipo qualitativa e a coleta de dados realizou-se por meio de um roteiro de entrevista semi-estruturado. O tratamento e a análise dos dados apoiaram-se na técnica de análise de discurso baseada no Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A partir dos discursos dos profissionais entrevistados, reunidos no DSC, detectaram-se três pontos relevantes sobre o coletivo estudado: o desconhecimento da conceituação de ética e ética profissional, assim como, da sua importância e a falta de domínio significativo do conteúdo do Código de Ética Profissional do Bibliotecário Brasileiro. O conceito de ética expresso confunde-se com o conceito de moral e ainda, esse coletivo tem noções de ética relacionadas com alteridade, caráter e comportamento. Assim como a ética geral, há uma falta de entendimento sobre o conceito de ética profissional, reforçado pelo desconhecimento do conteúdo do Código de Ética do Bibliotecário Brasileiro. Merece atenção também a influência que os pressupostos éticos empresariais exercem na conduta ética do bibliotecário que atua nesse ambiente. Fica claro que não há espaço para questionamento dos valores da empresa, sendo que a conduta ética empresarial prevalece. O bibliotecário foca sua atuação na correta oferta de informações que subsidiam estratégias e processos organizacionais e no sigilo informacional. A oferta e o repasse das informações são regulados de forma a obter competitividade e lucratividade para as empresas. Este estudo teve como pano de fundo o contexto da pós-modernidade, onde valores de uma racionalidade técnica e instrumental predominam no pensamento e no agir do homus economicus, propiciando um vazio ético e a falta de referências para nortear o agir humano.The main objective of this study was to understand the ethical and professional ethics representations that were present in the discourses of librarians who work in big and small enterprises in the state of Santa Catarina. Firstly, the main concepts of moral and ethics were discussed, as well as the contemporary approaches of ethics, the deontological ethics and the librarians. ethics, and the business environment and its ethical challenges. The theoretical and methodological substantiations focused on the concepts of the following areas: sociology of knowledge, social constructivism, and the social representations theory. The data for this qualitative research was obtained through a semi-structured interview guide. This data was analyzed based on the discourse analysis technique of the method called #Discourse of the Collective Subject# (DSC). It was possible to identify some important points present in the discourse of the professionals who were interviewed: the lack of knowledge regarding ethical concepts and professional ethics and its importance, as well as the lack of familiarity with the Professional Code of Ethics of the Brazilian Librarians. In this sense, the concepts of ethics and moral and their differences do not seem to be very clear for the librarians who took part in this research. Besides, their notions of ethics are often related to otherness, character and behavior. There is a lack of understanding regarding the concept of professional ethics, which is reinforced by the non-familiarity with the contents of the Ethic Code of the Brazilian Librarians. It is also worth mentioning the influence that the business ethical assumptions have on the ethical conduct of the librarian. It seems to be clear, then, that there is no room for questioning the enterprise.s values, since the business ethical conduct prevails. The librarian is focused on the correct transmission of information which subsidize organizational processes and on the information secrecy. The information dissemination is regulated in order to promote competitiveness and profitability for the enterprise. This research had as its background the post-modern context, in which values of technical and instrumental rationality are emphasized not only in thoughts, but also in the homus economicus. actions. This creates an ethical emptiness, that is, a lack of references and examples to guide human actions.Souza, Francisco das Chagas deUniversidade Federal de Santa CatarinaPizarro, Daniella Camara2012-10-25T11:29:42Z2012-10-25T11:29:42Z2012-10-25T11:29:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf285907http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94528porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T11:25:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94528Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T11:25:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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