O produto Sustaincup para festivais de músicas como marca de sustentabilidade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Paixão, Cláudia Resem
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168112
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2016.
id UFSC_8760f126c8631475331a34eb23a673df
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168112
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling O produto Sustaincup para festivais de músicas como marca de sustentabilidadeDesignGestão de designMarca de produtosAspectos ambientaisFestivais de musicaAspectos ambientaisSustentabilidadeDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2016.O presente estudo caracteriza um relatório de pesquisa sobre a oferta de produtos, como canecas, copos ou outros recipientes, para o consumo de bebidas em eventos de grande porte, especialmente, festivais de música. São consideradas as possibilidades desses produtos como recursos funcionais e marcas de sustentabilidade socioambiental. Primeiramente, a pesquisa realizada foi caracterizada como estudo exploratório, visando à identificação e à seleção de fontes de pesquisa. Em seguida, houve estudos teóricos, descrição das informações encontradas e interpretação do material pesquisado, de acordo com a teoria estudada. Portanto, no geral, a pesquisa realizada é caracterizada como descritiva , porque descreve e considera criticamente a oferta dos produtos estudados, especialmente, com relação à utilização ou ao aprimoramento dos mesmos, como marcas de sustentabilidade socioambiental. Assim, foi realizado um estudo que envolve gestão e produção na área de Design, considerando-se as propriedades funcionais e estético-simbólicas de um tipo de produto denominado de Sustaincup, com relação às necessidades de desenvolvimento efetivamente sustentável e de boa comunicação das ações que visam a responsabilidade socioambiental nos negócios. Enfim, em decorrência de buscas realizadas na rede Internet, houve a identificação, seleção e descrição crítica de diferentes ofertas de produtos que, seguindo a categorização desta pesquisa, foram reconhecidos como do tipo Sustaincup. Os resultados apresentados oferecem informações para orientar as decisões de designers, gestores e promotores de eventos, entre outros interessados na produção, aquisição e utilização de produtos como canecas, copos ou outros recipientes para bebidas. Apesar das dificuldades descritas, considera-se que o aprimoramento de projetos e processos possibilita que os produtos do tipo Sustaincup atuem como recurso funcional eficiente e marca de responsabilidade socioambiental em eventos de grande porte, como os festivais de música.<br>Abstract : The present study characterizes a research report that describes the supply of products such as mugs, cups or containers, for the consumption of drinks at major events, especially music festivals. It is considered the products supply possibilities as functional resources, social and environmental sustainable brand. First, the survey was characterized as an exploratory study, aiming at the identification and selection of research sources. Then there were theoretical studies, description of the information found and interpretation of researched material, according to the theory studied. So overall, the survey is characterized as "descriptive" because it describes and critically considers the offer of the products studied, especially in respect to the use or improvement thereof, as marks of social and environmental sustainability. Thus, a study was conducted involving management and production in the Design area, considering the functional and aestheticsymbolic properties of a type of product called Sustaincup, regarding to its effectively sustainable development needs and good communication of the actions aimed at environmental responsibility in business. Nevertheless, as a result of searches conducted on the Internet, there was the identification, selection and critical description of different product offerings that, following the categorization of this research have been recognized as the type Sustaincup. The results presented provide information to guide designers decisions, managers and promoters, and others interested in the production, acquisition and use of products mugs, cups or containers for drinks. Despite the difficulties described, it is considered that the improvement projects and processes enables Sustaincup brand products act as efficient functional resource and environmental responsibility mark in major events such as music festivals.Sousa, Richard Perassi Luiz deUniversidade Federal de Santa CatarinaPaixão, Cláudia Resem2016-09-20T04:54:11Z2016-09-20T04:54:11Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis110 p.| il.application/pdf340716https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168112porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-20T04:54:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168112Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-20T04:54:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O produto Sustaincup para festivais de músicas como marca de sustentabilidade
title O produto Sustaincup para festivais de músicas como marca de sustentabilidade
spellingShingle O produto Sustaincup para festivais de músicas como marca de sustentabilidade
Paixão, Cláudia Resem
Design
Gestão de design
Marca de produtos
Aspectos ambientais
Festivais de musica
Aspectos ambientais
Sustentabilidade
title_short O produto Sustaincup para festivais de músicas como marca de sustentabilidade
title_full O produto Sustaincup para festivais de músicas como marca de sustentabilidade
title_fullStr O produto Sustaincup para festivais de músicas como marca de sustentabilidade
title_full_unstemmed O produto Sustaincup para festivais de músicas como marca de sustentabilidade
title_sort O produto Sustaincup para festivais de músicas como marca de sustentabilidade
author Paixão, Cláudia Resem
author_facet Paixão, Cláudia Resem
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Richard Perassi Luiz de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Paixão, Cláudia Resem
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Gestão de design
Marca de produtos
Aspectos ambientais
Festivais de musica
Aspectos ambientais
Sustentabilidade
topic Design
Gestão de design
Marca de produtos
Aspectos ambientais
Festivais de musica
Aspectos ambientais
Sustentabilidade
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-20T04:54:11Z
2016-09-20T04:54:11Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 340716
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168112
identifier_str_mv 340716
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 110 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785188017794711552