"Nasci errado e estou certo": a presença da Eugenia no processo de institucionalização do serviço social brasileiro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Oliveira, Robson de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214968
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Florianópolis, 2019
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spelling "Nasci errado e estou certo": a presença da Eugenia no processo de institucionalização do serviço social brasileiroServiço socialEugeniaAssistência socialAssistentes sociaisTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Florianópolis, 2019Esta tese se inscreve no conjunto de pesquisas que analisam os fundamentos históricos do Serviço Social brasileiro. Sua questão central é a presença da racionalidade eugênica no interior do processo de institucionalização do Serviço Social brasileiro. Para isso, compõe uma análise orientada pelo método genealógico foucaultiano, para evidenciar as condições de possibilidades ofertadas pela sociedade brasileira, para a constituição de um social que permitiu a emergência de um tipo de profissão com o caráter interventivo como o Serviço Social. O período circunscrito vai do final do século XIX ao início do século XX. Nesta tese, investigamos certas práticas sociais influenciadas pela medicina social e direito, que ambicionavam a adequação dos considerados como disgênicos na sociedade. É nesse compósito que se privilegia, no âmbito da tese, a vinculação entre eugenia e medicina social e a maneira como essa articulação contribuiu para a institucionalização do Serviço Social no país. Essa tese está organizada em quatro capítulos e considerações finais. No primeiro capítulo se realiza uma exposição de elementos centrais do método genealógico e de certos conceitos desenvolvidos por Michel Foucault, que serviram à pesquisa. No segundo capítulo, a eugenia é apresentada como uma racionalidade que influenciou diferentes países, áreas do conhecimento e profissões, entre o final do século XIX e início do século XX. Apresenta-se, ainda, a maneira como a eugenia conseguiu agregar diferentes atores sociais em torno de preconceitos raciais e de classe parametrizados por um discurso científico através do exemplo da psiquiatria e da Liga Brasileira de Higiene Mental. O terceiro capítulo trata do processo de urbanização e industrialização, para explicar: a forma como a medicina social se constituiu no Brasil; a ação dos sanitaristas e higienistas na época e, ainda, a forma como esse processo de modernização requisitou um profissional como o Assistente Social. O quarto capítulo assume as camadas heterogêneas apresentadas para discorrer sobre: a institucionalização do Serviço Social, por via da intervenção no espaço privado dos pobres; a ação direta sobre as mulheres no espaço fabril e doméstico; a ?sociedade do trabalho? como um componente elucidativo das ações perpetradas pela Igreja Católica a partir do século XIX; trabalhos de conclusão de curso no Serviço Social e, por fim, o trabalho de uma assistente social no Laboratório de Biologia Infantil no início da década de 1940, orientado pelas propostas eugênicas. Desse modo, buscou-se demonstrar como a eugenia produziu o ?social? que marca a institucionalização do Serviço Social brasileiro.Abstract: This thesis is part of a set of research that analyzes the historical foundations of Brazilian Social Work. Thus, the central issue is the presence of eugenic rationality within the process of institutionalization of the Brazilian Social Service. He carried out an analysis guided by the foucaultian genealogical method to demonstrate the conditions of possibilities offered by Brazilian society for the constitution of a social conception that would allow the emergence of a type of interventive profession such as Social Work. The circumscribed period goes from the end of the 19th century to the beginning of the 20th century. In this thesis we investigated certain social practices that were influenced by social medicine and law, areas that sought the adaptation of those considered as dysgenic in society. In this composite, privilege, within the scope of the thesis, the link between eugenics and social medicine and the way in which the articulation between both contributed to the attainment of Social Work in the country. This thesis is divided into an introduction, four central chapters and final considerations. In the first chapter, an exposition is made of the fundamental elements of the genealogical method and of certain concepts developed by Michel Foucault that served for the investigation. In the second chapter, eugenics is presented as a rationality that influenced different countries, areas of knowledge and professions between the end of the 19th century and the beginning of the 20th century. In addition there are clues and evidences about the way in which eugenics managed to add different social actors around racial and class prejudices parameterized by a scientific discourse through the example of psychiatry and the Brazilian League of Mental Hygiene. The third chapter deals with the process of urbanization and industrialization to explain the way in which social medicine was constituted in Brazil, the action of sanitarians and hygienists at the time and the process of modernization demanded by a professional like the Social Worker. The fourth chapter assumes certain levels of heterogeneous analysis presented in chapter one to discuss the institutionalization of Social Work through intervention in the private space of the poor; of direct action on women in the industrial and domestic space; the \"labor society\" as an enlightening component of the actions perpetrated by the Catholic Church since the 19th century; finalthesis in the Social Work and, finally, the report of a social worker in the Children's Biology Laboratory at the beginning of the 1940s, guided by the eugenic proposals. This way, we tried to demonstrate how eugenics produced the \"social\" that marks the institutionalization of brazilian Social work.Sampaio, Simone SobralUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Robson de2020-10-21T21:11:47Z2020-10-21T21:11:47Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis300 p.| il.application/pdf362018https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214968porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:11:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214968Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:11:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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