Marketing de relacionamento na área hospitalar sob a ótica da gestão do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Soares, Everton Léo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93532
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2010
id UFSC_8c02a126691df75262e196b4b0f1776e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93532
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Marketing de relacionamento na área hospitalar sob a ótica da gestão do conhecimentoEngenharia e gestão do conhecimentoGestão do conhecimentoMarketing de relacionamentoServiços ao clienteHospitaisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2010Sob a ótica da gestão do conhecimento, as diretrizes para a implantação do marketing de relacionamento na área hospitalar poderão auxiliar os profissionais e as instituições de saúde de todo o Brasil a compreenderem os passos necessários a um projeto de aproximação com seus pacientes, objetivando melhorar a relação ao mesmo tempo em se cria uma memória permanente. Estudos desta natureza permitem uma melhor visualização do que é necessário para que as organizações possam empreender projetos de marketing de relacionamento baseados na gestão do conhecimento, com maior velocidade e de forma mais assertiva. O objetivo geral deste trabalho é propor diretrizes para implantação do marketing de relacionamento na área hospitalar, tendo como suporte a gestão do conhecimento. Os objetivos específicos são: identificar, na área hospitalar, a cultura e a adoção de procedimentos voltados à gestão eficiente dos serviços ao cliente; e verificar, também na área hospitalar, a existência de uma visão acerca da gestão do conhecimento. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa exploratória. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental, com levantamento através de entrevista semiestruturada. A população alvo é composta pelos hospitais privados da Região Sul e Sudeste do Brasil; e a amostra por dois hospitais localizados em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul, e um em Santa Catarina. Constata-se que no segmento da saúde, como em outros, é possível utilizar a gestão do conhecimento em áreas ou ações específicas, como é o caso de um projeto de marketing de relacionamento. A validade deste trabalho está na possibilidade de identificar ações de marketing de relacionamento praticadas por cinco notórios hospitais nacionais, e de observar de que forma a gestão do conhecimento está inserida para o sucesso destes projetos. Com relação ao objetivo geral dessa pesquisa, pode-se concluir que todas as diretrizes apresentadas seriam vazias sem a aplicação total dos conceitos da gestão do conhecimento, pois a transformação de conhecimentos tácitos em explícitos permite que os membros da organização hospitalar assimilem informações preciosas sobre a relação com os pacientes.Lapolli, Edis MafraUniversidade Federal de Santa CatarinaSoares, Everton Léo2012-10-24T23:47:03Z2012-10-24T23:47:03Z2012-10-24T23:47:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf280083http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93532porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T18:18:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/93532Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T18:18:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Marketing de relacionamento na área hospitalar sob a ótica da gestão do conhecimento
title Marketing de relacionamento na área hospitalar sob a ótica da gestão do conhecimento
spellingShingle Marketing de relacionamento na área hospitalar sob a ótica da gestão do conhecimento
Soares, Everton Léo
Engenharia e gestão do conhecimento
Gestão do conhecimento
Marketing de relacionamento
Serviços ao cliente
Hospitais
title_short Marketing de relacionamento na área hospitalar sob a ótica da gestão do conhecimento
title_full Marketing de relacionamento na área hospitalar sob a ótica da gestão do conhecimento
title_fullStr Marketing de relacionamento na área hospitalar sob a ótica da gestão do conhecimento
title_full_unstemmed Marketing de relacionamento na área hospitalar sob a ótica da gestão do conhecimento
title_sort Marketing de relacionamento na área hospitalar sob a ótica da gestão do conhecimento
author Soares, Everton Léo
author_facet Soares, Everton Léo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lapolli, Edis Mafra
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Everton Léo
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Gestão do conhecimento
Marketing de relacionamento
Serviços ao cliente
Hospitais
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Gestão do conhecimento
Marketing de relacionamento
Serviços ao cliente
Hospitais
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2010
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-24T23:47:03Z
2012-10-24T23:47:03Z
2012-10-24T23:47:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 280083
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93532
identifier_str_mv 280083
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187716478009344