Padronização de uma ferramenta para aferir atenção de estudantes em aulas expositivas: estudo piloto

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Perini, João Paulino
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231236
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Neurociências, Florianópolis, 2022.
id UFSC_8e4919af45f2365b9cf0af990b659221
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/231236
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Padronização de uma ferramenta para aferir atenção de estudantes em aulas expositivas: estudo pilotoNeurociênciasAtençãoMotivação na educaçãoSonolênciaEstudantesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Neurociências, Florianópolis, 2022.A atenção é a seleção de estímulos de maneira rápida e contínua por um período de tempo e, se relevantes, os estímulos serão priorizados para responder adequadamente a uma tarefa. O sistema nervoso está constantemente recebendo uma vasta quantidade de estímulos sensoriais e a capacidade de processamento dessas informações é limitada. Para a computação adequada dos estímulos, o sistema nervoso ?filtra? as informações relevantes em detrimento das que não são importantes para a execução de uma tarefa. Assistir uma aula expositiva é uma tarefa que demanda do indivíduo selecionar as informações importantes e desprezar estímulos distratores. Está bem caracterizado que a atenção em tarefas varia durante um período de tempo. O presente estudo teve como objetivo caracterizar o perfil atencional de alunos de graduação enquanto assistiam a uma vídeo aula expositiva de 20 minutos. Usando o paradigma de tempo de reação a estímulos, 26 voluntários assistiram a vídeo aula enquanto respondiam a estímulos visuais, com o objetivo de identificar os períodos de atenção e desatenção. Um teste foi usado para medir a retenção das informações do conteúdo da aula. Em geral, o grau de atenção e retenção das informações na aula foi alto, entretanto, atenção diminuiu na última parte da aula. Os dados comportamentais mostram que os tempos de reação variaram ao longo do vídeo, sugerindo que poderiam acompanhar o grau de atenção. A atenção durante aulas expositivas pode ser modulada pelo aumento da sonolência e desmotivação.Abstract: Attention is the selection of stimuli quickly and continuously over a period of time and, if relevant, the stimuli will be prioritized to respond appropriately to a task. The nervous system is constantly receiving a vast amount of sensory input and the ability to process this information is limited. For the proper computation of stimuli, the nervous system ?filters? relevant information to the detriment of information that is not important for the execution of a task. Attending an expository class is a task that requires the individual to select important information and disregard distracting stimuli. It is well characterized that attention to tasks varies over a period of time. This study aimed to characterize the attention profile of undergraduate students while watching a 20-minute lecture video. Using the stimulus reaction time paradigm, 26 volunteers watched a video class while responding to visual stimuli, with the aim of identifying periods of attention and inattention. A test was used to measure retention of information from the lesson content. In general, the degree of attention and retention of information in class was high, however, attention decreased in the last part of the class. Behavioral data show that reaction times varied throughout the video, suggesting they could track the degree of attention. Attention during lectures can be modulated by increased drowsiness and lack of motivation.Oliveira, Andrei Mayer deUniversidade Federal de Santa CatarinaPerini, João Paulino2022-02-14T13:35:34Z2022-02-14T13:35:34Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis74 p.| il., gráfs.application/pdf374256https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231236porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-14T13:35:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/231236Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-02-14T13:35:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Padronização de uma ferramenta para aferir atenção de estudantes em aulas expositivas: estudo piloto
title Padronização de uma ferramenta para aferir atenção de estudantes em aulas expositivas: estudo piloto
spellingShingle Padronização de uma ferramenta para aferir atenção de estudantes em aulas expositivas: estudo piloto
Perini, João Paulino
Neurociências
Atenção
Motivação na educação
Sonolência
Estudantes
title_short Padronização de uma ferramenta para aferir atenção de estudantes em aulas expositivas: estudo piloto
title_full Padronização de uma ferramenta para aferir atenção de estudantes em aulas expositivas: estudo piloto
title_fullStr Padronização de uma ferramenta para aferir atenção de estudantes em aulas expositivas: estudo piloto
title_full_unstemmed Padronização de uma ferramenta para aferir atenção de estudantes em aulas expositivas: estudo piloto
title_sort Padronização de uma ferramenta para aferir atenção de estudantes em aulas expositivas: estudo piloto
author Perini, João Paulino
author_facet Perini, João Paulino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Andrei Mayer de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Perini, João Paulino
dc.subject.por.fl_str_mv Neurociências
Atenção
Motivação na educação
Sonolência
Estudantes
topic Neurociências
Atenção
Motivação na educação
Sonolência
Estudantes
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Neurociências, Florianópolis, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-14T13:35:34Z
2022-02-14T13:35:34Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 374256
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231236
identifier_str_mv 374256
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 74 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187725091012608