Evasão-permanência em uma instituição total de ensino técnico: múltiplos olhares
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Florianópolis, SC
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91915 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_94d3bb2f841544987d2d0fdf123262e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91915 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
|
spelling |
Evasão-permanência em uma instituição total de ensino técnico: múltiplos olharesEngenharia de produçãoEnsino tecnicoAvaliaçãoEvasão escolarAvaliaçãoInternatosAvaliação institucionalPoliticas publicasTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.As transformações e exigências contemporâneas levam a sociedade a mostrar-se cada vez mais preocupada em ampliar as possibilidades de ensino, prova disso são as políticas de expansão do ensino técnico e programas promovidos pelo governo federal. No entanto, o último censo da educação traz um dado preocupante, o índice de evasão de 15,3% no ensino médio. Por isso, entende-se que além da ampliação do acesso, se faz necessário aperfeiçoar as condições de permanência nas escolas e criar mecanismos de combate à evasão escolar. Um tipo de estabelecimento de ensino muito pouco referido na literatura é o internato escolar, também denominado de instituição total de ensino devido suas características, ou seja: local onde um grande grupo de indivíduos separado da sociedade mais ampla, por um considerável período de tempo, leva uma vida fechada e formalmente administrada. A partir do exposto, e visando preencher essa lacuna, nesse trabalho, tem-se como objetivo analisar a evasão-permanência em uma instituição total de ensino por meio da Análise Institucional. Para tanto, toma-se como instituição interlocutora um estabelecimento de ensino público, laico e voltado para a educação técnica na área agrícola, localizado no interior do Rio Grande do Sul, que funciona em regime de internato. A coleta de dados, pautada pela combinação das abordagens qualitativa e quantitativa, se deu por meio da observação in loco no referido estabelecimento; da realização de entrevistas semi-estruturadas e da aplicação de questionários com os atores institucionais (alunos freqüentes e evadidos, servidores e pais de alunos freqüentes); da análise de documentos e de uma revisão bibliográfica pertinente. Os dados coletados foram tratados pela estatística descritiva e multivariada e, o uso da triangulação na validação da análise permitiu a geração de conhecimento e a compreensão da complexidade das relações existentes na instituição e suas implicações na evasão-permanência. Os resultados apontam que as causas da evasão-permanência neste estabelecimento de ensino são variadas, mas a maior parte delas está relacionada a questões de infra-estrutura institucional e relacionamento entre os alunos, o que deixa evidente a responsabilidade da instituição quanto à prevenção da evasão. Diferentemente dos achados na literatura, relativos à evasão em estabelecimentos de ensino tradicionais (que não funcionam em regime de internato), onde também se constata serem diversificadas as razões para abandonar a escola, mas predominam as relacionadas com fatores sócio-econômicos exógenos à mesma. Outras constatações importantes merecem registro, a primeira diz respeito à necessidade de um profissional com formação diferenciada para atuar em um estabelecimento com tais características. A segunda refere-se à importância da participação dos atores institucionais na pesquisa, por considerar serem estes os que detêm o maior conhecimento sobre os seus problemas.Florianópolis, SCBarcia, Ricardo MirandaLapolli, Edis MafraUniversidade Federal de Santa CatarinaScremin, Sandra Margarete Bastianello2012-10-24T03:51:14Z2012-10-24T03:51:14Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis207 f.| grafs., tabs.application/pdf249038http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91915porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T01:10:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91915Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T01:10:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Evasão-permanência em uma instituição total de ensino técnico: múltiplos olhares |
title |
Evasão-permanência em uma instituição total de ensino técnico: múltiplos olhares |
spellingShingle |
Evasão-permanência em uma instituição total de ensino técnico: múltiplos olhares Scremin, Sandra Margarete Bastianello Engenharia de produção Ensino tecnico Avaliação Evasão escolar Avaliação Internatos Avaliação institucional Politicas publicas |
title_short |
Evasão-permanência em uma instituição total de ensino técnico: múltiplos olhares |
title_full |
Evasão-permanência em uma instituição total de ensino técnico: múltiplos olhares |
title_fullStr |
Evasão-permanência em uma instituição total de ensino técnico: múltiplos olhares |
title_full_unstemmed |
Evasão-permanência em uma instituição total de ensino técnico: múltiplos olhares |
title_sort |
Evasão-permanência em uma instituição total de ensino técnico: múltiplos olhares |
author |
Scremin, Sandra Margarete Bastianello |
author_facet |
Scremin, Sandra Margarete Bastianello |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barcia, Ricardo Miranda Lapolli, Edis Mafra Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scremin, Sandra Margarete Bastianello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Ensino tecnico Avaliação Evasão escolar Avaliação Internatos Avaliação institucional Politicas publicas |
topic |
Engenharia de produção Ensino tecnico Avaliação Evasão escolar Avaliação Internatos Avaliação institucional Politicas publicas |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008 2012-10-24T03:51:14Z 2012-10-24T03:51:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
249038 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91915 |
identifier_str_mv |
249038 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
207 f.| grafs., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1785187852117606400 |