A inserção no mercado de trabalho de jovens técnicos em informática de nível médio no extremo sul de Santa Catarina: Thisciana Fialho dos Santos ; orientadora, Patrícia Laura Torriglia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Santos, Thisciana Fialho dos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92483
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2009
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spelling A inserção no mercado de trabalho de jovens técnicos em informática de nível médio no extremo sul de Santa Catarina: Thisciana Fialho dos Santos ; orientadora, Patrícia Laura TorrigliaEducaçãoJovensEducaçãoEscolas tecnicasMercado de trabalhoCriciuma (SC)InformaticaEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2009O objetivo da presente pesquisa é o de compreender como jovens formados em escolas técnicas em nível médio ingressaram pela primeira vez no mercado de trabalho que atualmente se depara com altíssimo nível de desemprego. Esses jovens são alunos egressos formados nos anos de 2005 e 2006 em duas escolas técnicas, uma pública e outra privada, localizadas no município de Criciúma, extremo sul de Santa Catarina. O interesse foi analisar o processo de inserção dos estudantes egressos de dois Cursos Técnicos em Informática dessas duas escolas em nível médio nessa região de Criciúma. Nessa direção, indagamos se esses egressos estão atualmente desempregados ou empregados, quais as condições de seus empregos e se os cursos técnicos em nível médio foram garantias suficientes para a conquista de um emprego em nossa sociedade. A concepção teórico-metodológica foi o materialismo histórico, procurando compreender alguns aspectos da atual conjuntura da reestruturação do capital e as influências na formação e no emprego dos egressos destas duas escolas técnicas. O estudo de campo utilizou instrumentos da pesquisa qualitativa elaborando, em uma primeira etapa, questionários aos egressos e, posteriormente, entrevistas em profundidade com alguns estudantes. Também realizamos entrevistas com os Coordenadores Educacionais de ambas as escolas, análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos Técnicos de Informática em nível médio e dos currículos desses cursos. Alguns resultados obtidos mostraram limites na formação ao se procurar emprego, mais ao mesmo tempo, por mediações nos próprios cursos analisados muitos dos estudantes obtiveram seu primeiro emprego após sua formação. Cabe destacar que a especificidade dos cursos - Técnico em Informática - indicou como o avanço da tecnologia, processo inerente ao movimento do capital, não é portadora em-si da evolução do desemprego, e como os cursos técnicos em nível médio, em geral, com intuito de auxiliar os jovens a conquistarem o primeiro emprego na sua área de formação são ineficazes diante da crise estrutural do capital. Assim, as políticas chamadas neoliberais que acompanham este processo aparecem com profundas contradições que refletem o aumento na precarização do trabalho, na desestabilização e fragilização das relações da classe trabalhadora, diminuição do apoio na criação de empregos regulares, entre outros aspectos. Nesse contexto torna-se importante discutir o campo educacional, a formação e treinamento para o trabalho, e sua relação com o mercado e os processos de valorização do capital, em especial quando o processo de aprendizagem encontra-se subordinado exclusivamente a uma determinada formação técnica.The objective of this research is to understand how youngsters that have graduated in technical schools, middle level, who graduated in 2005 and 2006, in two technical schools, a public and a private one, located in Criciuma, furthest south of Santa Catarina, have entered for the first time the job market, which has been facing a very high unemployment rate. The purpose was to analyse the insertion of these students, who had graduated in two Informatics Technical Courses, in this region. It was investigated if nowadays they are unemployed, if they have a job, what their job conditions are and if the technical courses, middle level, were sufficient to assure them a job in our society. The methodological-theoretical concept was historic materialism, in order to understand some aspects of the present predicament of the restructure of the capital and its influence in their educational background, and job of the graduates of these two technical schools. In the field study, tools of qualitative research were used, first questionnaires and after interviews with some students. Some Educational Coordinators from both schools were also interviewed and a documental analysis of Pedagogiac Political Pojects of the Informatics Technical Courses in middle level and of their curricula was carried out. Some attained results pointed out some limits in Key words: Technical School/Mi educational background when looking for a job, even though some graduates got their first job after graduating.. The specificity of the courses - Technical in Informatics - pointed out how advances in technology, inherent process of capital flow, is not in itself the bearer of unemployment evolution, and as technical courses, middle level in general, with the intent of helping youngsters to get the first job in their major, are inefficient facing structural crisis of capital. Hence, the so-called neoliberal policies which follow this process appear with deep contradictions, which reflect the increase in job hazardous, in the destabilization and fragilization of relationships of the working class; decrease in support of provision of regular jobs, among other aspects. In this context it has become essential to discuss the educational field, background and training for work, and its relationship with the market and the processes of increasing capital, especially when the learning process is exclusively subordinated to a specific technical background.Torriglia, Patricia LauraUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Thisciana Fialho dos2012-10-24T09:18:47Z2012-10-24T09:18:47Z2012-10-24T09:18:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis162 f.| grafs., tabs.application/pdf276042http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92483porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T10:12:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92483Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T10:12:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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