Fronteiras do existir: mulheres negras e o teatro em confronto à branquitude em Florianópolis e Berlim

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2025
Autor(a) principal: Santos, Tolegí Dias dos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/267249
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2025.
id UFSC_97f833be3a8f3d198b01d52abc96b74c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/267249
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Fronteiras do existir: mulheres negras e o teatro em confronto à branquitude em Florianópolis e BerlimHistóriaEstudos feministasNegrasBrancosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2025.Esta pesquisa investiga as práticas teatrais de mulheres negras analisando como os coletivos NEGA, em Florianópolis e Magdalena Anastácia, em Berlim utilizam a arte como estratégia de enfrentamento à branquitude. Partindo da interseção entre raça e gênero, o estudo examina como essas produções desafiam estruturas de opressão e constroem espaços de existência negra ampliando possibilidades de representação. A metodologia adotada é a história oral, fundamentada na epistemologia feminista, com entrevistas realizadas com integrantes dos coletivos, permitindo a construção de narrativas próprias e a análise de suas trajetórias artísticas. O referencial teórico dialoga com abordagens pós- coloniais e decoloniais, mobilizando autores como Stuart Hall, Paul Gilroy, Beatriz Nascimento e Cida Bento, para investigar as dinâmicas de poder racial e cultural presentes nessas práticas teatrais. Os resultados indicam que, mais do que um espaço de contestação, o teatro se configura como um meio de experimentação estética e de reinvenção de subjetividades, no qual as artistas negras elaboram novas narrativas e reivindicam centralidade na cena cultural. A pesquisa evidencia que a performance teatral tensiona as representações hegemônicas da branquitude e se afirmar como um importante instrumento pedagógico, tanto para a desarticulação da branquitude quanto para a construção de novas narrativas e o fortalecimento do protagonismo das mulheres negras.Abstract: This research investigates the theatrical practices of Black women, analyzing how the NEGA collective in Florianópolis and the Magdalena Anastácia collective in Berlin use art as a strategy to confront whiteness. Grounded in the intersection of race and gender, the study examines how these productions challenge structures of oppression and create spaces for Black existence, expanding possibilities for representation. The methodology adopted is oral history, anchored in feminist epistemology, with interviews conducted with members of the collectives, allowing for the construction of self-narratives and the analysis of their artistic trajectories. The theoretical framework engages with postcolonial and decolonial approaches, drawing on scholars such as Stuart Hall, Paul Gilroy, Beatriz Nascimento, and Cida Bento to investigate the racial and cultural power dynamics embedded in these theatrical practices. The results indicate that, beyond being a space of contestation, theater emerges as a medium of aesthetic experimentation and the reinvention of subjectivities, where Black artists construct new narratives and claim centrality in the cultural scene. The research highlights that theatrical performance not only challenges hegemonic representations of whiteness but also establishes itself as a critical pedagogical tool, both for the deconstruction of whiteness and for the construction of new narratives that strengthen the agency and protagonism of Black women.Wolff, Cristina ScheibeUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Tolegí Dias dos2025-08-05T23:29:36Z2025-08-05T23:29:36Z2025info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis550 p.| il.application/pdf393072https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/267249porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2025-08-05T23:29:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/267249Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestsandra.sobrera@ufsc.bropendoar:23732025-08-05T23:29:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Fronteiras do existir: mulheres negras e o teatro em confronto à branquitude em Florianópolis e Berlim
title Fronteiras do existir: mulheres negras e o teatro em confronto à branquitude em Florianópolis e Berlim
spellingShingle Fronteiras do existir: mulheres negras e o teatro em confronto à branquitude em Florianópolis e Berlim
Santos, Tolegí Dias dos
História
Estudos feministas
Negras
Brancos
title_short Fronteiras do existir: mulheres negras e o teatro em confronto à branquitude em Florianópolis e Berlim
title_full Fronteiras do existir: mulheres negras e o teatro em confronto à branquitude em Florianópolis e Berlim
title_fullStr Fronteiras do existir: mulheres negras e o teatro em confronto à branquitude em Florianópolis e Berlim
title_full_unstemmed Fronteiras do existir: mulheres negras e o teatro em confronto à branquitude em Florianópolis e Berlim
title_sort Fronteiras do existir: mulheres negras e o teatro em confronto à branquitude em Florianópolis e Berlim
author Santos, Tolegí Dias dos
author_facet Santos, Tolegí Dias dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wolff, Cristina Scheibe
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Tolegí Dias dos
dc.subject.por.fl_str_mv História
Estudos feministas
Negras
Brancos
topic História
Estudos feministas
Negras
Brancos
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2025.
publishDate 2025
dc.date.none.fl_str_mv 2025-08-05T23:29:36Z
2025-08-05T23:29:36Z
2025
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 393072
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/267249
identifier_str_mv 393072
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/267249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 550 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv sandra.sobrera@ufsc.br
_version_ 1846235079435616256