As Filhas do vento e o Céu de Suely: sujeitos femininos no cinema da retomada

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Lima, Sumaya Machado
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93832
Resumo: Tese - (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2010
id UFSC_9bbba58076222d37492737dfcce3c715
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93832
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling As Filhas do vento e o Céu de Suely: sujeitos femininos no cinema da retomadaLiteraturaCinema e literaturaRelações de gêneroExclusão socialCinema brasileiroTese - (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2010O objeto de estudo desta pesquisa são os filmes As filhas do vento (2005) de Joel Zito Araújo e O Céu de Suely (2006) de Karim Aïnouz. O ponto forte desta investigação está em ver/ler nas entrelinhas do texto visual, como se dá a representação do sujeito feminino em condição de exclusão social e como ocorrem as estratégias de (micro)poder relacionadas a esses sujeitos. Tendo o gênero como categoria de análise, teorias feministas estão no embasamento teórico da pesquisa. A partir das concepções sobre o sujeito feminino, isto é, o sujeito do feminismo e a conceituação de Tecnologia de Gênero de Teresa de Lauretis, analisam-se a representação de mulheres, assim como de lugares, de estratégias e formas de poder nas suas relações, na ideologia do gênero, nesses filmes brasileiros. Concentra-se a análise nas ações e nos discursos das protagonistas, mas também, no discurso sobre elas e as suas relações intersubjetivas. Para se delimitar o tema, a fim de estudálo de maneira mais profunda, optou-se por identificar a exclusão social, através do conceito de interseccionalidade de Kimberlé Crenshaw # também conhecida como #discriminação composta# e verificar como acontecem as discriminações cruzadas de gênero, de raça, profissional e cultural na diegese fílmica e no discurso de algumas personagens. A análise sobre exclusão social que, neste texto, está diretamente ligada às questões de discriminação e de poder, parte de conceitos de subalternidade, de Gayatari Spivak, e diáspora, de Stuart Hall, para terminar as considerações sobre as formas que as protagonistas enfrentam a subalternidade. Finalmente, o estudo apresenta entrevistas, feitas aos diretores dos filmes e às atrizes, cujos papéis eram centrais nas narrativas. As entrevistas ilustram ao mesmo tempo em que complementam as análises fílmicas.The objects of this research are the films Daughters of the Wind (2005) by Joel Zito Araújo and Suely in The Sky (2006) by Karim Aïnouz. The aim of this research is to analyze, through the visual texts, how socially excluded females are represented and how the strategies of (micro) power unfold between them and society. The analysis is based on feminist theories. Among them, the concept of the subject of feminism and the technology of gender by Teresa de Lauretis guides the analysis proposed on the female subject. This research analyzes the representation of women, as well as their position. It also analyzes the strategies and the forms of power within their relationships in the ideology of gender, proposed by these Brazilian films. In order to limit the theme and to study it intensively, this work intends to identify forms of social exclusion, considering the concept of intersectionality by Kimberlé Crenshaw. The research verifies how intersectionalities of gender, race, work and culture are crossed into the narrative film and among the discourses of some characters. The analysis about social exclusion, which is directly linked to questions about intersectionalities and power in this text, starts from the conception of subalternity by Gayatari Spivak and the conceptions about exile by Stuart Hall to think subalternities in the narrative films and ways that protagonists face it. Finally, this study presents interviews with directors and key actresses. The interviews illustrate and add to the analysis of the films.Schmidt, SimoneFonseca, Jair Tadeu daUniversidade Federal de Santa CatarinaLima, Sumaya Machado2012-10-25T03:49:56Z2012-10-25T03:49:56Z2012-10-25T03:49:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis275 p.| il.application/pdf292436http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93832porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T11:43:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/93832Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T11:43:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv As Filhas do vento e o Céu de Suely: sujeitos femininos no cinema da retomada
title As Filhas do vento e o Céu de Suely: sujeitos femininos no cinema da retomada
spellingShingle As Filhas do vento e o Céu de Suely: sujeitos femininos no cinema da retomada
Lima, Sumaya Machado
Literatura
Cinema e literatura
Relações de gênero
Exclusão social
Cinema brasileiro
title_short As Filhas do vento e o Céu de Suely: sujeitos femininos no cinema da retomada
title_full As Filhas do vento e o Céu de Suely: sujeitos femininos no cinema da retomada
title_fullStr As Filhas do vento e o Céu de Suely: sujeitos femininos no cinema da retomada
title_full_unstemmed As Filhas do vento e o Céu de Suely: sujeitos femininos no cinema da retomada
title_sort As Filhas do vento e o Céu de Suely: sujeitos femininos no cinema da retomada
author Lima, Sumaya Machado
author_facet Lima, Sumaya Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schmidt, Simone
Fonseca, Jair Tadeu da
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Sumaya Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Cinema e literatura
Relações de gênero
Exclusão social
Cinema brasileiro
topic Literatura
Cinema e literatura
Relações de gênero
Exclusão social
Cinema brasileiro
description Tese - (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2010
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-25T03:49:56Z
2012-10-25T03:49:56Z
2012-10-25T03:49:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 292436
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93832
identifier_str_mv 292436
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 275 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785188029116186624