Um modelo de perfil de educando baseado em sistemas educacionais aplicado ao contexto de sistemas de recomendação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Bernardino, Giana da Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191117
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2017.
id UFSC_a2c6dccea250be01665287532806d8f7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/191117
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Um modelo de perfil de educando baseado em sistemas educacionais aplicado ao contexto de sistemas de recomendaçãoTecnologias da informação e comunicaçãoSistemas de recomendação (filtragem de informações)Sistemas de ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2017.Os sistemas utilizados na educação têm evoluído, sendo que, os antigos sistemas educacionais passaram a dar espaço a sistemas complexos que fazem o uso de uma grande quantidade de materiais organizados e disponíveis em diversos tipos de mídia. Com isso, um novo panorama de ensino surgiu alterando os métodos tradicionais de aprendizagem, apresentando novos cenários aos educandos e aprimorando as práticas nos sistemas online. Juntamente com esta evolução, o volume de dados armazenados e disponíveis nos sistemas cresceu promovendo uma sobrecarga de informações. Atualmente, muitos sistemas online apresentam excesso de informações, conteúdos e atividades disponíveis aos educandos, dificultando a seleção e escolha destes. Oferecer tais conteúdos, de forma assertiva e adequada ao perfil do educando é uma tarefa complexa. É neste cenário que os sistemas de recomendação se adequam. A utilização deste tipo de sistema no âmbito dos sistemas educacionais permite que os conteúdos ofertados sejam adequados as necessidades e perfis dos educandos. Diante do exposto e conduzido pela abordagem metodológica Design Science Research, este trabalho apresenta um modelo de perfil do educando a partir de suas preferências e interações em sistemas educacionais online, com o objetivo de permitir a recomendação de conteúdos nestes sistemas. Para demonstração da viabilidade e avaliação do modelo proposto, foram desenvolvidos quatro cenários de estudo com informações provenientes de uma instituição de ensino. Nestes cenários, foram aplicados processos de recomendações utilizando as abordagens de filtragem colaborativa e a baseada em conteúdo. A partir da avaliação destes cenários os resultados demonstram a viabilidade do modelo produzindo recomendações que visam auxiliar o processo de aprendizagem nos sistemas educacionais.Abstract : The systems used in education have evolved from old educational systems been replaced by complex systems using large amount of materials organized and made available in different types of media. From that, new teaching approaches have emerged by changing traditional learning methods, presenting new scenarios to students and improving practices in online systems. Along with this evolution the growing availability of contents has promoting an overload of data. Many online systems currently have too much information, content and activities available to students making difficult any choice. Offering assertively and appropriately such content taking into account the profile of the students is a complex task. In this kind of scenarios recommender systems are suitable. The use of this type of system within the educational systems allows the contents offered to be adapted to the needs and profiles of the students. Taking this into account and guided by methodological approach Design Science Research, this work presents an student profile model based on their preferences and interactions in online educational systems, with the purpose of allow the recommendation of contents. To demonstrate the feasibility and evaluation of the proposed model four study scenarios were developed with information from a teaching institution. In these scenarios recommendations were carried out using collaborative filtering and content based approaches. From the evaluation of these scenarios the results demonstrate the viability of the model producing recommendations that aim to aid the teaching learning process in the educational systems.Gonçalves, Alexandre LeopoldoLemos, Robson RdriguesUniversidade Federal de Santa CatarinaBernardino, Giana da Silva2018-11-07T03:03:59Z2018-11-07T03:03:59Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis151 p.| il.application/pdf355740https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191117porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-07T03:04:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/191117Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-11-07T03:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Um modelo de perfil de educando baseado em sistemas educacionais aplicado ao contexto de sistemas de recomendação
title Um modelo de perfil de educando baseado em sistemas educacionais aplicado ao contexto de sistemas de recomendação
spellingShingle Um modelo de perfil de educando baseado em sistemas educacionais aplicado ao contexto de sistemas de recomendação
Bernardino, Giana da Silva
Tecnologias da informação e comunicação
Sistemas de recomendação (filtragem de informações)
Sistemas de ensino
title_short Um modelo de perfil de educando baseado em sistemas educacionais aplicado ao contexto de sistemas de recomendação
title_full Um modelo de perfil de educando baseado em sistemas educacionais aplicado ao contexto de sistemas de recomendação
title_fullStr Um modelo de perfil de educando baseado em sistemas educacionais aplicado ao contexto de sistemas de recomendação
title_full_unstemmed Um modelo de perfil de educando baseado em sistemas educacionais aplicado ao contexto de sistemas de recomendação
title_sort Um modelo de perfil de educando baseado em sistemas educacionais aplicado ao contexto de sistemas de recomendação
author Bernardino, Giana da Silva
author_facet Bernardino, Giana da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Alexandre Leopoldo
Lemos, Robson Rdrigues
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardino, Giana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da informação e comunicação
Sistemas de recomendação (filtragem de informações)
Sistemas de ensino
topic Tecnologias da informação e comunicação
Sistemas de recomendação (filtragem de informações)
Sistemas de ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-11-07T03:03:59Z
2018-11-07T03:03:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 355740
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191117
identifier_str_mv 355740
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 151 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187875647651840