Fidelização de clientes no mercado varejista de comunicação visual

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: Godoy, Ivandel Rogério
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84825
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
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spelling Fidelização de clientes no mercado varejista de comunicação visualEngenharia de produçãoComunicação visualMarketing de relacionamentoServiço ao clienteDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O objetivo deste trabalho é mostrar a importância do processo de fidelização de clientes nas organizações. A escolha do tema se justifica devido às atuais perspectivas de crescimento num mercado global, altamente competitivo, onde aquelas organizações que estiverem melhor preparadas - tanto em nível de recursos humanos, como em nível de tecnologia - estarão dominando o mercado futuro. A metodologia utilizada foi a de pesquisa exploratória, seguida de estudo de caso, através de um amplo referencial bibliográfico, e a pesquisa de campo, com a aplicação de questionários aos clientes da empresa Vinil Art. Buscou-se trabalhar um referencial teórico com autores clássicos do marketing. Os resultados do trabalho de campo com o banco de dados da empresa serviram para mostrar a realidade dos consumidores. Em um primeiro momento, verificou-se a importância do bom atendimento e de um bom "mix" de produtos a serem oferecidos aos clientes. Em um segundo momento, verificou-se a importância, para Vinil Art , de ter um banco de dados, onde possa conhecer melhor sua carteira de clientes. As conclusões que se buscaram neste estudo respondem, de maneira significativa, aos objetivos do trabalho, pois foi possível visualizar melhor o comportamento de consumo dos clientes e o crescimento profissional dos colaboradores e do proprietário da empresa Vinil Art. Ltda.Florianópolis, SCCosta, Jane Iara Pereira daUniversidade Federal de Santa CatarinaGodoy, Ivandel Rogério2012-10-20T12:51:05Z2012-10-20T12:51:05Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis106 f.| il., tabs.application/pdf223786http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84825porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T20:41:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84825Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T20:41:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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