O nível de seviço no transporte de automóveis zero quilômetro na FIAT Automóveis

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2001
Autor(a) principal: Oliveira, Vicente de Paulo Alves de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80067
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_ada4cc967b95c3301afd5ff0244c4783
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/80067
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling O nível de seviço no transporte de automóveis zero quilômetro na FIAT AutomóveisEngenharia de produçãoAutomóveis FiatSatisfação do consumidorLogisticaTransportesServiçosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O presente trabalho analisa e avalia os critérios para determinar o nível de serviço em transporte de automóveis zero quilômetro da Fiat Automóveis. Para esse fim, fez parte deste estudo a análise dos dados dos controles estatísticos realizados pela transportadora/Operador Logístico e também dos controles realizados pela montadora quanto ao serviço prestado. Foi estudada também a percepção das concessionárias em relação à satisfação quanto ao nível do serviço de transporte que lhe é oferecido. Nessa fase foi aplicado o questionário, conforme a estrutura original da escala SERVQUAL, metodologia para a medição da qualidade em serviço, desenvolvida por V. Zeithaml, A. Parasuraman e L. Berry, e considerada válida na análise bibliográfica realizada. Os resultados indicaram uma parcial adequação quanto à determinação do nível de serviço pelo transportador, uma vez que as principais verificações feitas por ele nas concessionárias são uma pesquisa semestral por via postal e um ciclo de visitas mensais às concessionárias do Estado de São Paulo. No Relatório de Controle Geral, fornecido pela transportadora, não constam os resultados de tais verificações. Além disso, os controles realizados pela Fiat Automóveis atendem a aspectos mais internos em relação aos serviços do Operador Logístico. O nível de serviços prestado às concessionárias é uma dedução quanto à adequação do serviço do mesmo Operador. A aplicação da escala SERVQUAL mostrou-se adequada quanto à verificação da satisfação das concessionárias, uma vez que o teste t confirmou a existência das Lacunas 1 e 5. Além disso, confirmou a conclusão original dos criadores da escala, ao constatar que a dimensão Confiabilidade é a mais importante da escala. No caso da dimensão menos importante, esta pesquisa encontrou a Empatia, o que contraria as conclusões da escala original, que aponta a dimensão (aspectos) Tangíveis. The current work analyses and evaluates the criteria to determine the level of service in the transportation of new vehicles of Fiat. For this purpose, part of this study were the analysis of the data of the statistics controls accomplished by the transport company/logistic service provider and also the controls accomplished by the assembler related to the rendered service. It was also studied the dealers perception in relation to the satisfaction connected to the level of the transport company service offered. In this phase a questionnaire was applied, according to the original structure of the SERVQUAL scale, a methodology for measuring service quality, developed by V. Zeithaml, A. Parasuraman and L. Berry, considered valid in the bibliographical analysis done. The results indicated a partial adaptation related to the determination of the service level by the transport company, since the main verifications done by it in the concessionaires are a bi-annual research through mail and a cicle of monthly visits to dealers of São Paulo State. In the general report control, given by the transport company, the results of these checkings aren't shown. Moreover, the controls accomplished by Fiat attend more their own internal system in relation to the services of the logistic service provider. The level of services done to dealers is a deduction of the provider's service adaptation. The application of the SERVQUAL scale was shown appropriate when checking the dealers satisfaction, since the t test confirmed the presence of the gaps 1 and 5. Moreover, it confirmed the original conclusion of the creators of the scale (Zeithaml, Parasuraman and Berry), when verifying that the dimension Reliability is the most important in the scale. In the case of the less important dimension, this research found the Empathy, which contradicts the conclusions of the original scale, that aims the dimension Tangibles.Florianópolis, SCTaboada Rodriguez, Carlos ManuelUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Vicente de Paulo Alves de2012-10-18T10:08:15Z2012-10-18T10:08:15Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisXVIII, 159 f.| il., tabs., grafs.application/pdf187233http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80067porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T00:30:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/80067Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T00:30:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O nível de seviço no transporte de automóveis zero quilômetro na FIAT Automóveis
title O nível de seviço no transporte de automóveis zero quilômetro na FIAT Automóveis
spellingShingle O nível de seviço no transporte de automóveis zero quilômetro na FIAT Automóveis
Oliveira, Vicente de Paulo Alves de
Engenharia de produção
Automóveis Fiat
Satisfação do consumidor
Logistica
Transportes
Serviços
title_short O nível de seviço no transporte de automóveis zero quilômetro na FIAT Automóveis
title_full O nível de seviço no transporte de automóveis zero quilômetro na FIAT Automóveis
title_fullStr O nível de seviço no transporte de automóveis zero quilômetro na FIAT Automóveis
title_full_unstemmed O nível de seviço no transporte de automóveis zero quilômetro na FIAT Automóveis
title_sort O nível de seviço no transporte de automóveis zero quilômetro na FIAT Automóveis
author Oliveira, Vicente de Paulo Alves de
author_facet Oliveira, Vicente de Paulo Alves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Taboada Rodriguez, Carlos Manuel
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Vicente de Paulo Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Automóveis Fiat
Satisfação do consumidor
Logistica
Transportes
Serviços
topic Engenharia de produção
Automóveis Fiat
Satisfação do consumidor
Logistica
Transportes
Serviços
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001
2012-10-18T10:08:15Z
2012-10-18T10:08:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 187233
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80067
identifier_str_mv 187233
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv XVIII, 159 f.| il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187963675607040