Relações historicas entre igreja e estado : a formação do pensamento educacional catarinense
Ano de defesa: | 1990 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75658 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias Humanas |
id |
UFSC_afcd57b9839af939960aed437c1f230e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/75658 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
|
spelling |
Relações historicas entre igreja e estado : a formação do pensamento educacional catarinenseIgreja e estadoTesesSanta CatarinaSociologia educacionalEducação1850-1910Santa CatarinaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias HumanasO tema "as relações históricas entre a igreja e o estado" objetiva desvelar a postura do estado e da igreja, frente ao fenômeno da modernização da sociedade e da educação enquanto expressões culturais dos grupos hegemônicos na proposta e na concretização da prática educacional catarinense. A igreja, aprisionada numa visão conservadora, apresenta-se numa atitude defensiva contra os erros modernos, o estado, inspirado nas idéias "iluministas" quer fazer da "escola pública" focos de luz para transformar a sociedade, mas ambos acreditam na força moral da educação pela instrução como caminho legítimo para melhorar os homens, dando-lhes um destino moral. Epistemologicamente a pesquisa norteia-se pelo historicismo tendo como categoria fundamental a mentalidade vertente da historiografia contemporânea, que privilegia o que permanece e nega a visão evolutiva linear da história. A igreja católica passa por um esforço de renovação interna e o movimento "Ultramontano" que centraliza as decisões em Roma. Neste período o estado brasileiro passa a discutir as idéias da "ilustração brasileira". Embora estas visões tenham um universo diferente, contudo, ambas tentam ordenar a sociedade futura. Nesta pesquisa o discurso do poder público catarinense foi identificado nas leis educacionais "falhas" e relatórios dos presidentes da Província.Fiori, Neide AlmeidaUniversidade Federal de Santa CatarinaRamos, Nilton João2012-10-16T03:14:08Z2012-10-16T03:14:08Z19901990info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf83343http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75658porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-08T16:34:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/75658Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T16:34:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações historicas entre igreja e estado : a formação do pensamento educacional catarinense |
title |
Relações historicas entre igreja e estado : a formação do pensamento educacional catarinense |
spellingShingle |
Relações historicas entre igreja e estado : a formação do pensamento educacional catarinense Ramos, Nilton João Igreja e estado Teses Santa Catarina Sociologia educacional Educação 1850-1910 Santa Catarina |
title_short |
Relações historicas entre igreja e estado : a formação do pensamento educacional catarinense |
title_full |
Relações historicas entre igreja e estado : a formação do pensamento educacional catarinense |
title_fullStr |
Relações historicas entre igreja e estado : a formação do pensamento educacional catarinense |
title_full_unstemmed |
Relações historicas entre igreja e estado : a formação do pensamento educacional catarinense |
title_sort |
Relações historicas entre igreja e estado : a formação do pensamento educacional catarinense |
author |
Ramos, Nilton João |
author_facet |
Ramos, Nilton João |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fiori, Neide Almeida Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Nilton João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Igreja e estado Teses Santa Catarina Sociologia educacional Educação 1850-1910 Santa Catarina |
topic |
Igreja e estado Teses Santa Catarina Sociologia educacional Educação 1850-1910 Santa Catarina |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias Humanas |
publishDate |
1990 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1990 1990 2012-10-16T03:14:08Z 2012-10-16T03:14:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
83343 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75658 |
identifier_str_mv |
83343 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75658 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813725696046923776 |