Relações historicas entre igreja e estado : a formação do pensamento educacional catarinense

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1990
Autor(a) principal: Ramos, Nilton João
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75658
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias Humanas
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spelling Relações historicas entre igreja e estado : a formação do pensamento educacional catarinenseIgreja e estadoTesesSanta CatarinaSociologia educacionalEducação1850-1910Santa CatarinaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias HumanasO tema "as relações históricas entre a igreja e o estado" objetiva desvelar a postura do estado e da igreja, frente ao fenômeno da modernização da sociedade e da educação enquanto expressões culturais dos grupos hegemônicos na proposta e na concretização da prática educacional catarinense. A igreja, aprisionada numa visão conservadora, apresenta-se numa atitude defensiva contra os erros modernos, o estado, inspirado nas idéias "iluministas" quer fazer da "escola pública" focos de luz para transformar a sociedade, mas ambos acreditam na força moral da educação pela instrução como caminho legítimo para melhorar os homens, dando-lhes um destino moral. Epistemologicamente a pesquisa norteia-se pelo historicismo tendo como categoria fundamental a mentalidade vertente da historiografia contemporânea, que privilegia o que permanece e nega a visão evolutiva linear da história. A igreja católica passa por um esforço de renovação interna e o movimento "Ultramontano" que centraliza as decisões em Roma. Neste período o estado brasileiro passa a discutir as idéias da "ilustração brasileira". Embora estas visões tenham um universo diferente, contudo, ambas tentam ordenar a sociedade futura. Nesta pesquisa o discurso do poder público catarinense foi identificado nas leis educacionais "falhas" e relatórios dos presidentes da Província.Fiori, Neide AlmeidaUniversidade Federal de Santa CatarinaRamos, Nilton João2012-10-16T03:14:08Z2012-10-16T03:14:08Z19901990info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf83343http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75658porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-08T16:34:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/75658Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T16:34:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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