Criança, infância e conhecimento matemático: um estudo a partir da teoria histórico-cutural

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Euzebio, Juliana da Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157342
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015
id UFSC_b6c502eac316a76fc43dad322312d403
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/157342
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Criança, infância e conhecimento matemático: um estudo a partir da teoria histórico-cuturalEducaçãoCriançaDesenvolvimentoInfânciaMatemáticaEstudo e ensino (Primário)AprendizagemMetodologiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015Esta dissertação de mestrado em Educação é parte integrante de uma pesquisa mais ampla, que busca investigar os princípios teórico-metodológicos da organização do ensino, com base na Teoria Histórico-Cultural, em andamento com os pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica, vinculado à Universidade de São Paulo. Também é decorrente das ações do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Educação e Escola, vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina. A pesquisa realizada buscou compreender as relações entre criança, infância e conhecimento matemático fundamentada na análise do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1998), tendo como base os aportes da Teoria Histórico-Cultural. Constitui-se em uma pesquisa bibliográfica, com características de monografia de base. Para atingir tal objetivo, realizou-se uma revisão da produção teórica acerca das relações entre criança, infância e conhecimento matemático, sob a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, sobre as bases históricas das políticas de Educação Infantil no Brasil e, particularmente, sobre a produção do referido documento. Partimos do entendimento da criança como um ser humano de pouca idade, portanto, um ser histórico e cultural; da infância como condição social de ser criança determinada pelas condições sociais e históricas que configuram a sociedade; da escola como espaço social privilegiado para a apropriação do legado cultural, de forma sistematizada, em cujo processo se produz a Educação como humanização. Apesar da importância da Matemática para a formação humana, particularmente a da criança, há um número exíguo de produções sobre as relações entre criança, infância e conhecimento matemático na perspectiva teórica proposta. Com base nesses princípios e na análise do RCNEI (1998), atual documento oficial de orientação curricular nacional para esse nível de escolarização, foi possível chegar aos seguintes resultados: há uma ruptura nos rumos que as Políticas Públicas para a Educação Infantil vinham delineando até o período da publicação do RCNEI (1998). O documento desconsidera a existência de experiências e propostas curriculares que valorizavam a criança como ser humano histórico e social, e a cultura como necessária para o desenvolvimento humano da criança. As ações didáticas do RCNEI (1998) evidenciam a formação da criança como  cidadã , o desenvolvimento de competências e a ênfase nas ações didáticas que privilegiam as situações do cotidiano e a resolução de situações-problema, objetivando a formação de um indivíduo adaptado a um projeto de sociedade tal como está organizada. Em contraposição, as contribuições da Teoria Histórico-Cultural, particularmente, aquelas referentes ao conceito de Atividade Orientadora de Ensino, ofereceram bases para compreender a necessidade urgente de, desde a Educação Infantil, se organizar o ensino com o objetivo de possibilitar a apropriação da cultura elaborada pela humanidade, sendo uma particularidade desta o conhecimento matemático. Também, permitiram compreender a necessidade de considerar as atividades principais da criança e o respeito às suas formas típicas de atividade (o tateio, a atividade com objetos, a comunicação entre as crianças, e entre elas e os adultos e o brincar) com o objetivo de promover a atividade de aprendizagem, o desenvolvimento e a formação humana na criança.<br>Abstract : This dissertation in education is part of a wider research that investigates the theoretical and methodological principles of organization of teaching, from the Historical-Cultural Theory, in progress by the researchers of the Studies and Research on Educational Activity Group (GEPAPE), linked to the University of São Paulo. It is also resulting from the actions of the Studies and Research on Childhood, Education and School Group (GEPIEE), linked to the Federal University of Santa Catarina. The research seeks to understand the relationship between child, childhood and mathematical knowledge from the analysis of the National Curriculum Benchmark for Early Childhood Education (RCNEI, 1998), based on the contributions of Historical-Cultural Theory. It consists a literature search, with  monografia de base features. To achieve this goal we carried out a review of the theoretical literature on the relationship between child, childhood and mathematical knowledge, from the perspective of Historical-Cultural Theory, on the historical foundations of early childhood education policies in Brazil and particularly on the production of that document. We start by understanding the child as a human being of young age, so a historical and cultural being; childhood as a social condition of being a child determined by the social and historical conditions that shape society; the school as a privileged social space for the appropriation of cultural heritage, in a systematic way, and in this process education in taken as humanization. Despite the importance of mathematics to the human development, particularly the child development, there are a small number of papers on the relationship between child, childhood and mathematical knowledge in this theoretical perspective. Based on these principles and the analysis of RCNEI (1998), current official document of national curriculum guidance for this level of education, it was possible to reach the following results: there is a break in the directions Public Policies for Early Childhood Education outlined to the period of publication of RCNEI (1998). The document ignores the existence of experiences and curriculum proposals that valued the child as historical and social human being and culture as necessary for human development of the child. The didactic actions of the RCNEI (1998) demonstrate the formation of the child as a "citizen", the development of skills and the emphasis on educational actions that favor the everyday situations and the resolution of problem-situations, aiming at the formation of an individual adapted to a project of society as it is organized. In contrast, the contributions of Historical-Cultural Theory, particularly those relating to the concept of Teaching Guidance Activity, offered us the basis to understand the urgent need, from early childhood education, to organize teaching in order to enable the acquisition of culture developed by humanity, being a peculiarity of this, the mathematical knowledge. These contributions of Historical-Cultural Theory also enabled us to understand the need to consider the child's main activities and the respect to their typical forms of activity (the groping, the activities with objects, the communication between children, and between them and the adults and the play) in order to promote the learning activity, the development and human development in children.Serrão, Maria Isabel BatistaUniversidade Federal de Santa CatarinaEuzebio, Juliana da Silva2015-12-29T03:04:35Z2015-12-29T03:04:35Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf336467https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157342porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-29T03:04:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/157342Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-12-29T03:04:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Criança, infância e conhecimento matemático: um estudo a partir da teoria histórico-cutural
title Criança, infância e conhecimento matemático: um estudo a partir da teoria histórico-cutural
spellingShingle Criança, infância e conhecimento matemático: um estudo a partir da teoria histórico-cutural
Euzebio, Juliana da Silva
Educação
Criança
Desenvolvimento
Infância
Matemática
Estudo e ensino (Primário)
Aprendizagem
Metodologia
title_short Criança, infância e conhecimento matemático: um estudo a partir da teoria histórico-cutural
title_full Criança, infância e conhecimento matemático: um estudo a partir da teoria histórico-cutural
title_fullStr Criança, infância e conhecimento matemático: um estudo a partir da teoria histórico-cutural
title_full_unstemmed Criança, infância e conhecimento matemático: um estudo a partir da teoria histórico-cutural
title_sort Criança, infância e conhecimento matemático: um estudo a partir da teoria histórico-cutural
author Euzebio, Juliana da Silva
author_facet Euzebio, Juliana da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serrão, Maria Isabel Batista
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Euzebio, Juliana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Criança
Desenvolvimento
Infância
Matemática
Estudo e ensino (Primário)
Aprendizagem
Metodologia
topic Educação
Criança
Desenvolvimento
Infância
Matemática
Estudo e ensino (Primário)
Aprendizagem
Metodologia
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-29T03:04:35Z
2015-12-29T03:04:35Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 336467
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157342
identifier_str_mv 336467
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187739216379904