Desenvolvimento de uma escala de medida da adequação do consumo alimentar de escolares por meio da teoria da resposta ao item

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Engel, Raquel
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211675
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Florianópolis, 2019
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spelling Desenvolvimento de uma escala de medida da adequação do consumo alimentar de escolares por meio da teoria da resposta ao itemNutriçãoTeoria da Resposta do ÍtemEstudantesAlimentosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Florianópolis, 2019O objetivo desta tese foi desenvolver uma escala para medir a adequação do consumo alimentar de escolares, utilizando a Teoria da Resposta ao Item (TRI). A TRI é uma modelagem estatística pouco difundida na área da Nutrição. Esta modelagem apresenta como vantagem a avaliação concomitante de itens (questões/perguntas) e de indivíduos, sendo estes posicionados na mesma escala de medida. Os dados do consumo alimentar de 702 escolares de 7 a 16 anos de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, foram obtidos nos anos de 2007 e 2012, por meio do Questionário Alimentar do Dia Anterior - QUADA-3. As frequências diárias do consumo foram calculadas para 21 alimentos/bebidas representados em oito grupos, também denominados de itens, a saber: cereais, verduras/legumes, frutas, laticínios, carnes, feijão, alimentos gordurosos e alimentos açucarados. Esses grupos foram categorizados em três níveis em relação ao consumo: pior, melhor e ideal de acordo com a matriz de referência utilizada, Guia Alimentar para a População Brasileira. A dimensionalidade dos dados foi verificada por meio do modelo de resposta gradual de Samejima da TRI e da análise psicométrica dos itens. Findada essa etapa do processo de análises foi estabelecida a escala da adequação do consumo. Os resultados permitiram identificar quatro níveis na escala da adequação do consumo alimentar dos escolares, os quais foram denominados: muito baixo, baixo, médio e alto. Escolares classificados no nível muito baixo apresentaram o consumo pior para todos os itens, no nível baixo os escolares passaram a atingir o consumo melhor para os itens: alimentos gordurosos, laticínios, carnes/peixe e feijão. A partir do nível médio o consumo ideal de alimentos gordurosos, carnes/peixe, feijão e cereais foi alcançado. Somente escolares localizados no nível alto da escala da adequação do consumo alimentar passaram a apresentar o consumo ideal para todos os itens. Os itens que melhor discriminaram a adequação do consumo foram: feijão, verduras/legumes e carnes/peixes. Com base nos dados obtidos pelo QUADA-3 a escala desenvolvida permite medir e monitorar a adequação do consumo alimentar dos escolares, colaborando para desenvolvimento de ações de estímulo a práticas saudáveis de alimentação por meio da adoção de plano de metas para estratégias em saúde pública. Além disso, a escala desenvolvida possibilita que profissionais da área da saúde a utilizem no atendimento clínico e/ou ambulatorial e na pesquisa para avaliar e monitorar a adequação do consumo alimentar de escolares.Abstract: The aim of this thesis was to develop a scale to measure the adequacy of food intake by children and adolescents, employing the Item Response Theory (ITR). ITR is a statistic model still little applied in studies in the Nutrition field, which concomitantly evaluates items (questions) and individuals, both positioned in the same measure scale. Data of food intake of 702 students aged 7-17 years-old from Florianopolis, Santa Catarina, Brazil, were obtained in the years of 2007 and 2012 with the application of the Previous Day Food Questionnaire (QUADA-3). Daily frequencies of intake were calculated for 21 foods / drinks, distributed in eight groups, as follows: cereals, vegetables, fruits, dairy, meats, beans, fatty foods and sugary foods. These were categorized into three levels according to intake: worse, better and ideal, according to the reference matrix used of the Dietary Guidelines for the Brazilian Population. Data dimensionality was verified with the Samejima gradual response model and psychometric analysis of the items. At the end of this analysis process, the scale of adequacy of intake was established. Results allowed the identification of four levels in the scale of adequacy of intake, denominated very low, low, medium and high. Students classified in the very low level presented worst intake of every item; in the low level, students attain the better intake of fatty foods, dairy, meats and beans. From the medium level on, ideal intake of fatty foods, meats, beans and cereals is attained. Only the students in the high level of the scale attain high intake of all the items. The items which better discriminated adequacy of intake were: beans, vegetables and meats. Using the data obtained with the QUADA-3, the developed scale can measure and monitor students adequacy of food intake, contributing with the development of actions to stimulate healthy eating practices and attainment of goals planned in public health strategies. Additionally, the scale can be applied by health professionals during clinical and ambulatory practice, as well as in the research, to evaluate and monitor the adequacy of food intake by students.Di Pietro, Patrícia FariaFiates, Giovanna Medeiros RataichesckUniversidade Federal de Santa CatarinaEngel, Raquel2020-08-20T05:58:49Z2020-08-20T05:58:49Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis156 p.| ils., gráfs., tabs.application/pdf364225https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211675porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-20T05:58:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/211675Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestsandra.sobrera@ufsc.bropendoar:23732020-08-20T05:58:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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