Apropriações do Twitter pelo jornalismo de moda no Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Flores, Ana Marta Moreira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100667
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2012
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spelling Apropriações do Twitter pelo jornalismo de moda no BrasilJornalismoBrasilJornalismo de modaTwitter (Rede social on-line)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2012O presente trabalho investiga as apropriações das potencialidades do microblog Twitter pelo jornalismo especializado em moda no Brasil. Partimos de uma aproximação conceitual ao considerar jornalismo e moda em suas naturezas no cruzamento das ideias introduzidas por autores como Otto Groth, Luiz Beltrão, Gilles Lipovetsky e Lars Svendsen. Ainda apresentamos e discutimos algumas delimitações do que consideramos jornalismo especializado em moda, com o intuito de alinhar a observação aplicada na pesquisa empírica. Em seguida, delimitamos o cenário convergente do jornalismo contemporâneo para fnalmente apontar o microblog Twitter como expressão protagonista dessa conduta. O estudo analítico-descritivo combina técnicas de pesquisa e monitora oito perfs de veículos jornalísticos e profssionais especializados em moda durante o mês de janeiro de 2012. Propomos uma classifcação em categorias de análise por apropriação: (1) Notícia, (2) Diálogo; (3) Comentário e (4) Convergência; o objetivo é compreender e delinear os usos para o jornalismo de moda contemporâneo por meio dessas apropriações. Com o propósito de envolver as especifcidades do jornalismo especializado em moda e do microblog apresentamos um breve comparativo entre os perfs editoriais e pessoais, além de confrontar as mídias de origem dos perfs com a plataforma online. Os resultados obtidos evidenciam que o comportamento típico da cibercultura, em que a apropriação é um importante pilar, também se manifesta nos usos efetivos pelo jornalismo de moda brasileiro via Twitter. A adaptação das potencialidades do microblog sugere espectros de uso ajustáveis às fnalidades de cada veículo ou profssional do jornalismo, evidenciando que, em comum, a imprensa de moda segue sempre em busca do público.<br>Abstract : This study investigates the appropriations of Twitter's potentials to the fashion journalism in Brazil. We start from a conceptual approach considering journalism and fashion in their natures at the intersection of the ideas introduced by authors like Otto Groth, Luiz Beltrão, Gilles Lipovetsky and Lars Svendsen. We still present and discuss some boundaries of what we consider fashion journalism, in order to align the observation applied on the research. Then, we delimit the convergent scenario of contemporary journalism to fnally point the microblog Twitter as a protagonist expression of this behavior. The analytical-descriptive study combines research techniques and monitors eight profles of vehicles and journalistic professionals specialized in fashion during the month of January 2012. We propose a classifcation in the empirical research though analysis' categories of appropriation: (1) News, (2) Dialogue; (3) Commentary e (4) Convergence; the goal is to understand and delineate the uses for contemporary fashion journalism through these appropriations. In order to involve the specifcs of journalism specialized in fashion and the microblog we present a brief comparison between the editorial and personal profles, as well as confront the origin of media profles with the online platform. The results show that the typical behavior of cyberculture, in which appropriation is very important, is also manifested in the effective uses in Brazilian fashion journalism via Twitter. The potential of adaptation of microblogging spectra suggests the use is adjustable to the purpose of each vehicle or profession of journalism, highlighting that in common, the fashion press always goes in search of the public.Longhi, Raquel RitterUniversidade Federal de Santa CatarinaFlores, Ana Marta Moreira2013-06-25T21:26:14Z2013-06-25T21:26:14Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis222 p.| il., grafs.application/pdf313452http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100667porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-06-25T21:26:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/100667Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-06-25T21:26:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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