"Nada é verdadeiro, tudo é permitido": magia, ontologia e pensamento mágico entre os praticantes de Magia do Caos no sul e sudeste do Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Boutin, Felipe Boin
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214356
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2019.
id UFSC_c32f5fef62d4098d4525516f3ae75a98
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/214356
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling "Nada é verdadeiro, tudo é permitido": magia, ontologia e pensamento mágico entre os praticantes de Magia do Caos no sul e sudeste do BrasilAntropologiaAntropologia socialMagiaOntologiaPensamento mágicoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2019.Essa dissertação aborda a Magia do Caos, uma manifestação contemporânea do ocultismo e da tradição esotérica ocidental. A Magia do Caos (caoismo) surge no século XX como uma dissidência dentro do cenário ocultista, uma vez que enfatiza a relevância da experiência mágica individual, em contraposição às tradições advindas das antigas ordens secretas. O objetivo dessa pesquisa é, tomando as concepções e práticas presentes na Magia do Caos como eixo descritivo, voltar à análise da magia pensando-a como um aspecto da consciência que articula distintos modos de ser, pensar e habitar no mundo, e mostrando como isso incorpora uma outra ontologia. Os rituais realizados pelos caoistas, como se autodenominam os praticantes de Magia do Caos, são feitos, em sua maioria, em âmbito individual. Devido à própria configuração do campo e à impossibilidade de acompanhar esses rituais, optei por realizar um estudo da experiência mágica e investigar a Magia do Caos de dentro. Para isso, ingressei na Jornada do CAOS, um treinamento que visa ensinar as concepções e técnicas centrais do caoismo. ssa postura metodológica proporcionou um cenário mais adequado para uma análise da magia como um artifício do pensamento, que é a tese que apresento no decorrer dessa dissertação. Em conjunto, através de pesquisas de campo, realizei entrevistas semiestruturadas com os membros do Vortex, com foco nos que residem nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, fato que tornou possível investigar com mais afinco os temas e problemas levantados na pesquisa. O Vortex é uma comunidade online de caoistas que foi fundada a partir dos criadores do Vortex Caoscast, um podcast onde são discutidas questões sobre o tema. Almejei desenvolver uma experiência de pensamento e utilizar os conceitos dos caoistas como categorias para pensar acerca da magia e de como essa está atrelada a uma compreensão específica de mundo. Os caoistas possuem como princípio fundamental a noção de que existem múltiplas formas de se perceber e de se relacionar com o mundo. Seus rituais visam a desorganização das estruturas de crença pessoais e a reorganização voluntária das percepções dos indivíduos. Para eles, a existência de outras realidades e a suspensão de dicotomias entre representação de mundo e realidade, entre humanos e não humanos, entre o corpo e a mente, aparecem como propriedades do mundo e do pensamento mágico.<br>Abstract : This dissertation addresses Chaos Magic, a contemporary manifestation of the occult and Western esoteric tradition. Chaos Magic (chaoism) arises in the twentieth century, presenting itself as a dissidence within the occult scene, since it emphasizes the relevance of the individual magical experience, as opposed to the traditions from the old secret societies. The aim of this research, taking the conceptions and practices present in Chaos Magic, is to return to the analysis of the magical thought as an aspect of consciousness that articulates different ways of being, thinking and inhabiting the world, and showing how this incorporates another ontology. The rituals performed by the chaoists, as the Chaos Magic practitioners call themselves, are mostly done individually. Due to the configuration of the field itself and the impossibility of following these rituals, I chose to study the magical experience and investigate the Chaos Magic from within. For that, I joined in Jornada do CAOS, a training that aims to teach the central conceptions and techniques of chaoism. In addition to enabling the insertion into the field, this methodological stance provided a more appropriate scenario for an analysis of magic as a device of thoughts, which is the thesis that I present in the course of this dissertation. Through field research, I conducted semi-structured interviews with the Vortex members, focusing on those residing in the South and Southeast regions of Brazil, which made it possible to investigate the topics and problems raised in this research more closely. Vortex is an online community of chaoists that was founded by the creators of Vortex Caoscast, a podcast where the theme is discussed. Aiming to develop an experience of thought I used the concepts of the chaoists as categories to think about magic and how it is tied to a specific understanding of the world. Chaoists have as their fundamental principle the notion that there are multiple ways of perceiving and relating to the world. Their rituals aim the disorganization of structures of personal belief and the voluntary reorganization of individuals' perceptions. For them, the existence of other realities and the suspension of dichotomies between the representation of the world and reality, between human and nonhuman, between body and mind, appear as properties of the world and of magical thinking.Teixeira-Pinto, MárnioUniversidade Federal de Santa CatarinaBoutin, Felipe Boin2020-10-21T21:04:21Z2020-10-21T21:04:21Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis180 p.| il.application/pdf362105https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214356porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:04:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214356Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:04:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv "Nada é verdadeiro, tudo é permitido": magia, ontologia e pensamento mágico entre os praticantes de Magia do Caos no sul e sudeste do Brasil
title "Nada é verdadeiro, tudo é permitido": magia, ontologia e pensamento mágico entre os praticantes de Magia do Caos no sul e sudeste do Brasil
spellingShingle "Nada é verdadeiro, tudo é permitido": magia, ontologia e pensamento mágico entre os praticantes de Magia do Caos no sul e sudeste do Brasil
Boutin, Felipe Boin
Antropologia
Antropologia social
Magia
Ontologia
Pensamento mágico
title_short "Nada é verdadeiro, tudo é permitido": magia, ontologia e pensamento mágico entre os praticantes de Magia do Caos no sul e sudeste do Brasil
title_full "Nada é verdadeiro, tudo é permitido": magia, ontologia e pensamento mágico entre os praticantes de Magia do Caos no sul e sudeste do Brasil
title_fullStr "Nada é verdadeiro, tudo é permitido": magia, ontologia e pensamento mágico entre os praticantes de Magia do Caos no sul e sudeste do Brasil
title_full_unstemmed "Nada é verdadeiro, tudo é permitido": magia, ontologia e pensamento mágico entre os praticantes de Magia do Caos no sul e sudeste do Brasil
title_sort "Nada é verdadeiro, tudo é permitido": magia, ontologia e pensamento mágico entre os praticantes de Magia do Caos no sul e sudeste do Brasil
author Boutin, Felipe Boin
author_facet Boutin, Felipe Boin
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira-Pinto, Márnio
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Boutin, Felipe Boin
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia
Antropologia social
Magia
Ontologia
Pensamento mágico
topic Antropologia
Antropologia social
Magia
Ontologia
Pensamento mágico
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-21T21:04:21Z
2020-10-21T21:04:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 362105
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214356
identifier_str_mv 362105
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 180 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785188027443707904