Jovens e orientadoras em contextos sócio-educativos: significações de uma relação pedagógica
Ano de defesa: | 2006 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Florianópolis, SC
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88775 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
id |
UFSC_c7914b5864d2c8e69b06f48c2c45cd28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88775 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
|
spelling |
Jovens e orientadoras em contextos sócio-educativos: significações de uma relação pedagógicaEducaçãoJovensInfraçõesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.O presente trabalho procurou analisar o Programa de Medidas Sócio-educativas da Prefeitura Municipal de Florianópolis-SC (PMSE-PMF), explorando tanto os significados atribuídos pelos jovens autores de ato infracional atendidos pelo referido Programa, quanto os significados das orientadoras a respeito do seu trabalho. Dessa maneira, tentou-se compreender como é que se configura a relação pedagógica entre os sujeitos envolvidos, bem como o caráter sócio-educativo do Programa. A pesquisa possui um caráter qualitativo, pois seu foco principal é o campo das significações dos jovens e das suas orientadoras, procurando explorar a relação entre a subjetividade desenvolvida pelos sujeitos e seu contexto. A interpretação dos resultados obtidos exigiu por parte do pesquisador um esforço para compreender o contexto social, econômico, político e cultural da realidade brasileira e, especificamente, da cidade de Florianópolis, que apresenta uma série de características que fazem dela um caso especial e particular. Com este estudo pretendeu-se trazer para o Programa de Pós-graduação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE-CED-UFSC), uma discussão a respeito da maneira como estão sendo efetivadas as políticas de atendimento à Infância e à Juventude, especificamente na aplicação das Medidas Sócio-educativas para jovens autores de ato infracional.Florianópolis, SCDurand, Olga Celestina da SilvaUniversidade Federal de Santa CatarinaAbarca, Claudio Andres Arenas2012-10-22T13:36:16Z2012-10-22T13:36:16Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf233577http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88775porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T10:42:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88775Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T10:42:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jovens e orientadoras em contextos sócio-educativos: significações de uma relação pedagógica |
title |
Jovens e orientadoras em contextos sócio-educativos: significações de uma relação pedagógica |
spellingShingle |
Jovens e orientadoras em contextos sócio-educativos: significações de uma relação pedagógica Abarca, Claudio Andres Arenas Educação Jovens Infrações |
title_short |
Jovens e orientadoras em contextos sócio-educativos: significações de uma relação pedagógica |
title_full |
Jovens e orientadoras em contextos sócio-educativos: significações de uma relação pedagógica |
title_fullStr |
Jovens e orientadoras em contextos sócio-educativos: significações de uma relação pedagógica |
title_full_unstemmed |
Jovens e orientadoras em contextos sócio-educativos: significações de uma relação pedagógica |
title_sort |
Jovens e orientadoras em contextos sócio-educativos: significações de uma relação pedagógica |
author |
Abarca, Claudio Andres Arenas |
author_facet |
Abarca, Claudio Andres Arenas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Durand, Olga Celestina da Silva Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abarca, Claudio Andres Arenas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Jovens Infrações |
topic |
Educação Jovens Infrações |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006 2012-10-22T13:36:16Z 2012-10-22T13:36:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
233577 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88775 |
identifier_str_mv |
233577 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88775 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1785187805473800192 |