Encontros entre mundos, matemáticas e escolas: escritas e escutas com crianças brasileiras e timorenses

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2025
Autor(a) principal: Moreira, Agostinho
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/265051
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2025
id UFSC_c861904282018cd67edec855d5329305
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/265051
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Encontros entre mundos, matemáticas e escolas: escritas e escutas com crianças brasileiras e timorensesEducação científica e tecnológicaEducação matemáticaCartasEscolas públicasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2025Nesta pesquisa, a escrita e a escuta são utilizadas como ferramentas para promover outras vivências matemáticas, entre duas realidades escolares: a brasileira e a timorense. Para tanto, busca-se investigar quais mundos, escolas e práticas do ensino de matemática podem emergir do encontro, mediado por cartas e audiovisuais, entre estudantes de uma escola brasileira e de uma escola timorense? Ao se inspirar na cartografia para escrever e conduzir a pesquisa, o objetivo é cartografar sentidos, afetos e imagens das escolas e das matemáticas que emergiram dessas trocas por meio de uma abordagem centrada nas vivências dos estudantes e do pesquisador. Como conclusão, constata-se que, na Escola Básica Prof.a Herondina Medeiros Zeferino, localizada no Brasil, os estudantes percebem a matemática como uma ferramenta para a organização de tarefas diárias, especialmente na gestão do tempo e em cálculos financeiros básicos, enquanto que, na Escola Pública Malihau 02, situada no Timor-Leste, a matemática mostrou-se diretamente relacionada ao apoio familiar, desempenhando um papel essencial na administração financeira doméstica, no comércio local e na gestão de recursos. Isso demonstra que a matemática é um conhecimento poderoso, que forma modos e estilos de vida e de relações humanas. Ademais, está profundamente vinculada aos contextos socioculturais em que manifesta suas formas de ensino e de aprendizagem.Abstract: Encounters between worlds and mathematics, through writing and listening, is a research project that uses writing and listening as tools to promote other mathematical experiences, between two school realities: the Brazilian and the Timorese. The study investigates: what worlds, schools and practices of teaching mathematics can emerge from the encounter, mediated by letters and audiovisuals, between students from a Brazilian school and a Timorese school? The objective is to map the meanings, feelings, and images of schools and mathematics that emerged from these exchanges. The research adopts an approach centered on the experiences of the students and the researcher, drawing inspiration from cartography for writing and conducting the research. Finally, it can be said that, at the Herondina school in Brazil, students perceive mathematics as a tool for organizing daily tasks, especially in time management and basic financial calculations. At Malihau 02 school in East Timor, mathematics was shown to be directly related to family support, playing an essential role in household financial management, local trade and resource management. This shows that mathematics is a powerful knowledge that shapes ways and styles of life and human relationships. Furthermore, it is deeply linked to the sociocultural contexts in which its forms of teaching and learning are manifested.Flores, Cláudia ReginaWagner, Débora ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaMoreira, Agostinho2025-05-13T23:26:42Z2025-05-13T23:26:42Z2025info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis92 p.| il.application/pdf391676https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/265051porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2025-05-13T23:26:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/265051Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestsandra.sobrera@ufsc.bropendoar:23732025-05-13T23:26:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Encontros entre mundos, matemáticas e escolas: escritas e escutas com crianças brasileiras e timorenses
title Encontros entre mundos, matemáticas e escolas: escritas e escutas com crianças brasileiras e timorenses
spellingShingle Encontros entre mundos, matemáticas e escolas: escritas e escutas com crianças brasileiras e timorenses
Moreira, Agostinho
Educação científica e tecnológica
Educação matemática
Cartas
Escolas públicas
title_short Encontros entre mundos, matemáticas e escolas: escritas e escutas com crianças brasileiras e timorenses
title_full Encontros entre mundos, matemáticas e escolas: escritas e escutas com crianças brasileiras e timorenses
title_fullStr Encontros entre mundos, matemáticas e escolas: escritas e escutas com crianças brasileiras e timorenses
title_full_unstemmed Encontros entre mundos, matemáticas e escolas: escritas e escutas com crianças brasileiras e timorenses
title_sort Encontros entre mundos, matemáticas e escolas: escritas e escutas com crianças brasileiras e timorenses
author Moreira, Agostinho
author_facet Moreira, Agostinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Flores, Cláudia Regina
Wagner, Débora Regina
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Agostinho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Educação matemática
Cartas
Escolas públicas
topic Educação científica e tecnológica
Educação matemática
Cartas
Escolas públicas
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2025
publishDate 2025
dc.date.none.fl_str_mv 2025-05-13T23:26:42Z
2025-05-13T23:26:42Z
2025
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 391676
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/265051
identifier_str_mv 391676
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/265051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 92 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv sandra.sobrera@ufsc.br
_version_ 1833926634104684544