Valor e paranóia em Bernardo Carvalho

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Firmino, Caroline
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87977
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura.
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spelling Valor e paranóia em Bernardo CarvalhoLiteraturaFicçãoCivilização modernaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura.Este trabalho procura mapear as estratégias capazes de constituir uma identidade sem fundo e sempre movente na obra do escritor-crítico Bernardo Carvalho, cuja maior peculiaridade advém exatamente dessa posição dinâmica das personagens, com uma legitimidade marcada pela exata força da sua ambigüidade inerente. Isso está associado à dupla função do escritor # em um só tempo, legislador e objeto da crítica # já que se trata de um romancista que é também um crítico de arte. São tomadas, para tanto, as escritas, ficcionais e crítico-teóricas, publicadas entre os anos de 1996 a 2001, procurando sempre promover um diálogo entre ambas, no intuito de ver como o escritor-crítico articula suas propostas estéticas (veiculadas em sua obra ficcional) com seu discurso crítico-teórico (veiculadas na leitura de suas escolhas). A partir de sua forma de escrita ficcional, procurou-se articular três princípios estéticos que perpassam aquela dupla função do escritor: o fait divers, como figura de uma notícia, tal como apresentado por Roland Barthes, a paranóia , tal como, inicialmente, pensada em Lacan e elaborada como paranóia-crítica por Salvador Dali e, de um modo mais amplo, a refuncionalização do gênero policial, como fenômeno da romanesca do final do século XX.Florianópolis, SCScramim, Susana Celia LeandroUniversidade Federal de Santa CatarinaFirmino, Caroline2012-10-22T04:19:05Z2012-10-22T04:19:05Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf205790http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87977porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T18:13:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87977Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T18:13:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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