A crise do ensino juridico de graduação no Brasil contemporaneo : indo alem do senso comum

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1992
Autor(a) principal: Rodrigues, Horacio Wanderley
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76811
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias Juridicas
id UFSC_ceaa9a95cd1a6829753999c3931f7762
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/76811
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling A crise do ensino juridico de graduação no Brasil contemporaneo : indo alem do senso comumDireitoEstudo e ensinoTesesTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias JuridicasA tese busca compreender a crise no ensino jurídico brasileiro atual, dialeticamente, em sua totalidade e devir. Ao mesmo tempo procura oferecer algumas soluções possíveis para os problemas apresentados em seus vários níveis. A análise compreende principalmente a crise estrutural, que se desdobra em: (a) político-ideológica (liberalismo); e (b) epistemológica (inclui a crise do positivismo e seu discurso e a questão metódica). Engloba , ainda, a crise operacional, dividida em: (a) curricular, (b) didático pedagógica, e (c) administrativa. E, também, a crise funcional, que se refere: (a) à inadequação da formação de seus egressos ao mercado de trabalho, e (b) aos problemas de identidade e legitimidade dos operadores jurídicos. Para efetivar esse estudo, o trabalho foi estruturado em nove capítulos, a saber: I (De)formação jurídica para que(m)? (Da crise do mercado de trabalho às crises de identidade e legitimidade); II - A reforma que nunca aconteceu (questões legais e curriculares); III - A reprodução da (de)formação simbólica (questões didático-pedagógicas e administrativas); IV - Ensino jurídico para que(m)? (A crise do paradigma político-ideológico); V - O direito errado que se conhece e ensina (A crise do paradigma epistemológico); VI - Direito com que direito?) A crítica do Direito e seus pressupostos); VII Por que direito alternativo? (A insuficiência da crítica jurídica tradicional); VIII - É possível conhecer direito o direito? (A questão do método); IX - O discurso do ensino e o ensino do discurso (As crises da educação jurídica e as possibilidades de superação). Os resultados da pesquisa levam à conclusão de que a crise é múltipla, envolvendo elementos internos e externos. Portanto, há soluções diferenciadas para cada nível de problema apresentado. O Direito Alternativo, analisado a partir do que tem caracterizado como crítica do Direito. É privilegiado como possibilidade de novo paradigma epistemológico e político-ideológico, tendo em vista entender-se que o nível estrutural deve ser priorizado na busca de soluções.Aguiar, Olga Maria Boschi deUniversidade Federal de Santa CatarinaRodrigues, Horacio Wanderley2012-10-16T22:04:05Z2012-10-16T22:04:05Z19921992info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf87832http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76811porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T16:57:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/76811Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T16:57:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A crise do ensino juridico de graduação no Brasil contemporaneo : indo alem do senso comum
title A crise do ensino juridico de graduação no Brasil contemporaneo : indo alem do senso comum
spellingShingle A crise do ensino juridico de graduação no Brasil contemporaneo : indo alem do senso comum
Rodrigues, Horacio Wanderley
Direito
Estudo e ensino
Teses
title_short A crise do ensino juridico de graduação no Brasil contemporaneo : indo alem do senso comum
title_full A crise do ensino juridico de graduação no Brasil contemporaneo : indo alem do senso comum
title_fullStr A crise do ensino juridico de graduação no Brasil contemporaneo : indo alem do senso comum
title_full_unstemmed A crise do ensino juridico de graduação no Brasil contemporaneo : indo alem do senso comum
title_sort A crise do ensino juridico de graduação no Brasil contemporaneo : indo alem do senso comum
author Rodrigues, Horacio Wanderley
author_facet Rodrigues, Horacio Wanderley
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aguiar, Olga Maria Boschi de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Horacio Wanderley
dc.subject.por.fl_str_mv Direito
Estudo e ensino
Teses
topic Direito
Estudo e ensino
Teses
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias Juridicas
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992
1992
2012-10-16T22:04:05Z
2012-10-16T22:04:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 87832
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76811
identifier_str_mv 87832
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187763127058432