A crise do ensino juridico de graduação no Brasil contemporaneo : indo alem do senso comum
Ano de defesa: | 1992 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76811 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias Juridicas |
id |
UFSC_ceaa9a95cd1a6829753999c3931f7762 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/76811 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
|
spelling |
A crise do ensino juridico de graduação no Brasil contemporaneo : indo alem do senso comumDireitoEstudo e ensinoTesesTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias JuridicasA tese busca compreender a crise no ensino jurídico brasileiro atual, dialeticamente, em sua totalidade e devir. Ao mesmo tempo procura oferecer algumas soluções possíveis para os problemas apresentados em seus vários níveis. A análise compreende principalmente a crise estrutural, que se desdobra em: (a) político-ideológica (liberalismo); e (b) epistemológica (inclui a crise do positivismo e seu discurso e a questão metódica). Engloba , ainda, a crise operacional, dividida em: (a) curricular, (b) didático pedagógica, e (c) administrativa. E, também, a crise funcional, que se refere: (a) à inadequação da formação de seus egressos ao mercado de trabalho, e (b) aos problemas de identidade e legitimidade dos operadores jurídicos. Para efetivar esse estudo, o trabalho foi estruturado em nove capítulos, a saber: I (De)formação jurídica para que(m)? (Da crise do mercado de trabalho às crises de identidade e legitimidade); II - A reforma que nunca aconteceu (questões legais e curriculares); III - A reprodução da (de)formação simbólica (questões didático-pedagógicas e administrativas); IV - Ensino jurídico para que(m)? (A crise do paradigma político-ideológico); V - O direito errado que se conhece e ensina (A crise do paradigma epistemológico); VI - Direito com que direito?) A crítica do Direito e seus pressupostos); VII Por que direito alternativo? (A insuficiência da crítica jurídica tradicional); VIII - É possível conhecer direito o direito? (A questão do método); IX - O discurso do ensino e o ensino do discurso (As crises da educação jurídica e as possibilidades de superação). Os resultados da pesquisa levam à conclusão de que a crise é múltipla, envolvendo elementos internos e externos. Portanto, há soluções diferenciadas para cada nível de problema apresentado. O Direito Alternativo, analisado a partir do que tem caracterizado como crítica do Direito. É privilegiado como possibilidade de novo paradigma epistemológico e político-ideológico, tendo em vista entender-se que o nível estrutural deve ser priorizado na busca de soluções.Aguiar, Olga Maria Boschi deUniversidade Federal de Santa CatarinaRodrigues, Horacio Wanderley2012-10-16T22:04:05Z2012-10-16T22:04:05Z19921992info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf87832http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76811porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T16:57:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/76811Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T16:57:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A crise do ensino juridico de graduação no Brasil contemporaneo : indo alem do senso comum |
title |
A crise do ensino juridico de graduação no Brasil contemporaneo : indo alem do senso comum |
spellingShingle |
A crise do ensino juridico de graduação no Brasil contemporaneo : indo alem do senso comum Rodrigues, Horacio Wanderley Direito Estudo e ensino Teses |
title_short |
A crise do ensino juridico de graduação no Brasil contemporaneo : indo alem do senso comum |
title_full |
A crise do ensino juridico de graduação no Brasil contemporaneo : indo alem do senso comum |
title_fullStr |
A crise do ensino juridico de graduação no Brasil contemporaneo : indo alem do senso comum |
title_full_unstemmed |
A crise do ensino juridico de graduação no Brasil contemporaneo : indo alem do senso comum |
title_sort |
A crise do ensino juridico de graduação no Brasil contemporaneo : indo alem do senso comum |
author |
Rodrigues, Horacio Wanderley |
author_facet |
Rodrigues, Horacio Wanderley |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aguiar, Olga Maria Boschi de Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Horacio Wanderley |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direito Estudo e ensino Teses |
topic |
Direito Estudo e ensino Teses |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias Juridicas |
publishDate |
1992 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1992 1992 2012-10-16T22:04:05Z 2012-10-16T22:04:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
87832 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76811 |
identifier_str_mv |
87832 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76811 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1785187763127058432 |