A ambiência comunicativa na sala de aula de língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2000
Autor(a) principal: Santos, Gilnei Magnus dos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78334
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
id UFSC_da22e457db999a98187d8a6e777c57da
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78334
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling A ambiência comunicativa na sala de aula de língua estrangeiraEstudo e ensinoLingua inglesaAmbiente de sala de aulaProfessores e alunosAnálise de interação em educaçãoComunicação na educaçãoEducaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.Neste estudo procura-se caracterizar a ambiência comunicativa na sala de aula de Língua Estrangeira (LE), destacando o papel da comunicação docente como preponderante na configuração desse ambiente. Este trabalho não busca sugerir opções metodológicas para o ensino de LE, mas, como um trabalho de cunho teórico, resultou em reflexões a respeito da comunicação em LE em contextos formais de ensino e do papel que a comunicação do professor exerce nesse contexto. O que se sugere nessa proposta de ambiência comunicativa é uma reinterpretação da abordagem comunicativa embutida em uma concepção de comunicação voltada para o entendimento, ou, em outras palavras, para um agir comunicativo. O perfil do professor comunicador surge, nesse contexto, como uma alternativa para uma ação didática fertilizadora de entendimentos.Florianópolis, SCLazari, Joana Sueli deUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Gilnei Magnus dos2012-10-17T12:54:48Z2012-10-17T12:54:48Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf173615http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78334porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T16:42:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78334Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T16:42:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A ambiência comunicativa na sala de aula de língua estrangeira
title A ambiência comunicativa na sala de aula de língua estrangeira
spellingShingle A ambiência comunicativa na sala de aula de língua estrangeira
Santos, Gilnei Magnus dos
Estudo e ensino
Lingua inglesa
Ambiente de sala de aula
Professores e alunos
Análise de interação em educação
Comunicação na educação
Educação
title_short A ambiência comunicativa na sala de aula de língua estrangeira
title_full A ambiência comunicativa na sala de aula de língua estrangeira
title_fullStr A ambiência comunicativa na sala de aula de língua estrangeira
title_full_unstemmed A ambiência comunicativa na sala de aula de língua estrangeira
title_sort A ambiência comunicativa na sala de aula de língua estrangeira
author Santos, Gilnei Magnus dos
author_facet Santos, Gilnei Magnus dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lazari, Joana Sueli de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Gilnei Magnus dos
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo e ensino
Lingua inglesa
Ambiente de sala de aula
Professores e alunos
Análise de interação em educação
Comunicação na educação
Educação
topic Estudo e ensino
Lingua inglesa
Ambiente de sala de aula
Professores e alunos
Análise de interação em educação
Comunicação na educação
Educação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000
2012-10-17T12:54:48Z
2012-10-17T12:54:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 173615
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78334
identifier_str_mv 173615
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187771600601088