Uma metodologia iterativa para determinação de zonas de atendimento de serviços emergenciais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: Costa, Deise Maria Bertholdi
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85958
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
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spelling Uma metodologia iterativa para determinação de zonas de atendimento de serviços emergenciaisEngenharia de produçãoServiço de ambulânciasEmergencias medicasServiços de utilidade publicaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Neste trabalho é proposta uma metodologia para determinação de zonas de atendimento para unidades de serviços emergenciais (ambulâncias), bem como identificar as suas localizações dentro das mesmas. Deseja-se que as áreas de atendimento sejam homogêneas segundo algum critério pré-estabelecido, que podem ser: tempo médio de espera para o início do atendimento ou tempo médio na fila de espera ou desvio padrão dos tempos de trabalho das unidades por dia ou por atendimento. São fornecidas novas configurações para o sistema, por meio de um processo de otimização (utilizando-se um método genético geral) associado a um processo de atendimento simulado. As respostas são avaliadas utilizando-se o Modelo Hipercubo de Filas. Aplicou-se a metodologia desenvolvida ao sistema SIATE (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência) da cidade de Curitiba-PR, sob a responsabilidade do Corpo de Bombeiros do Estado, o qual fornece este serviço à população da cidade. Pretende-se estabelecer novas configurações para o sistema de modo que se tenha melhora na qualidade de atendimento prestado ao usuário, ou seja, minimizando-se o tempo médio de espera para início do atendimento.Florianópolis, SCNovaes, Antonio Galvão NaclérioUniversidade Federal de Santa CatarinaCosta, Deise Maria Bertholdi2012-10-21T01:45:28Z2012-10-21T01:45:28Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisxii, 120 f.| tabs., grafs.application/pdf226481http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85958porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T18:56:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85958Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T18:56:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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