A configuração da disciplina de língua portuguesa em regiões de imigração: o caso da cidade de Blumenau

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Silveira, Ana Paula Kuczmynda da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122573
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2013.
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spelling A configuração da disciplina de língua portuguesa em regiões de imigração: o caso da cidade de BlumenauLinguísticaLingua portuguesaEstudo e ensinoBlumenau (SC)Cultura escolarTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2013.Esta tese de doutoramento constitui uma pesquisa documental de cunho qualitativo, vinculada à área de Linguística Aplicada, a qual teve como objetivo geral analisar a constituição sócio-histórica da disciplina de Língua Portuguesa no contexto do Ensino Secundário da cidade de Blumenau (em Santa Catarina), desde o momento da fundação da cidade, na década de 1850, até o final da década de 1950, quando observamos a consolidação dos movimentos de nacionalização do ensino no contexto estudado. Ressaltamos que Blumenau foi, em sua origem, uma colônia de imigração, constituída principalmente, em seus primeiros tempos, por imigrantes germânicos, que nela vieram a compor uma comunidade teuto-brasileira com características bastante específicas, as quais marcaram o espaço e a cultura escolar. A pesquisa abrangeu dois grandes cronotopos: de 1850 a 1890 e de 1890 a 1980. Esse último cronotopo foi dividido, ao longo da nossa análise, em quatro períodos, a saber: de 1890 a 1900; de 1900 a 1920; de 1920 a 1940 e de 1940 a 1959. Para realizar este estudo tomamos como ancoragem teórica: (1) os estudos do Círculo de Bakhtin sobre a arquitetônica do ato responsável, do sujeito e do discurso, e sobre língua, enunciado e texto; (2) os estudos a respeito da cultura escrita e da cultura escolar: (3) os estudos de letramento(s); (4) os estudos relativos à história da educação e à historiografia da disciplina de Língua Portuguesa. Nossa metodologia de pesquisa envolveu analisar discursos da escola e sobre a escola relativos aos cronotopos já apontados, cuja delimitação não se efetivou a priori, mas sim constituiu um resultado da pesquisa. Desenvolvemos o estudo articulando o trabalho com fontes escritas - documentais e bibliográficas, primárias e secundárias, - que remetiam de alguma forma ao contexto estudado e o problema de pesquisa. Principalmente analisamos dados relativos à configuração da disciplina de Língua Portuguesa no contexto de duas escolas blumenauenses, o Colégio São Paulo (posteriormente, Colégio Franciscano Santo Antônio) e a Escola Nova Alemã de Blumenau (posteriormente, Colégio Pedro II), as quais foram as primeiras a realizar a oferta de ensino secundário na cidade e praticamente (à exceção do Colégio Sagrada Família, o qual até 1945 esteve atrelado ao Colégio Franciscano Santo Antônio) as únicas a ofertá-lo dentro do recorte da pesquisa. Ao longo do estudo, analisamos a maneira como se constituíram, nos primeiros anos após a imigração, os eventos e práticas de letramento que caracterizaram a sociedade blumenauense. Igualmente, refletimos sobre os valores e crenças desses imigrantes em relação à escola e ao aprendizado e uso da língua portuguesa e da língua alemã, bem como analisamos como essas práticas de letramento, esses valores e crenças e o próprio projeto de sociedade que esses imigrantes delinearam influenciaram, ao longo do tempo, a constituição da disciplina de Língua Portuguesa na cidade de Blumenau. Além disso, observamos como a adoção de políticas educacionais de cunho oficial (em nível federal, estadual, municipal), principalmente aquelas vinculadas aos movimentos de nacionalização e à popularização dos livros didáticos, nortearam a configuração da disciplina de Língua Portuguesa, influenciando seus rumos. Por fim, discutimos aproximações e afastamentos que podem ser observados entre a configuração da disciplina de Língua Portuguesa na cidade de Blumenau e aquela que se observa principalmente na região sudeste do Brasil e que nos acostumados a entender como a história "oficial" dessa disciplina no Brasil, procurando levantar e discutir possíveis causas que justifiquem esses movimentos de aproximação ou de afastamento, dentre as quais ressaltamos os movimentos de nacionalização do ensino, principalmente o segundo movimento de nacionalização; a proliferação dos livros didáticos na esfera escolar e o fortalecimento, no Brasil, do movimento escolanovista.<br>Abstract : This doctoral thesis is a qualitative documental research, linked to Applied Linguistics research area, which aimed at analyzing the socio-historical constitution of the school subject Portuguese Language in the context of Secondary School in the city of Blumenau (in Santa Catarina), since the city foundation, in the 1850`s, until the end of the 1950?s when we observe the consolidation the education nationalization movements in the studied context. We underline that Blumenau, in its origin, was a colonization colony, mainly constituted, in its first moments, by German immigrants, who composed a German-Brazilian community with very specific characteristics, which marked school space and culture. The research involved two large chronotopes: from 1850 to 1890 and from 1890 to 1980. This last chronotope was divided, during our analysis, in four different periods: from 1890 to 1900; from 1900 to 1920; from 1920 to 1940 and from 1940 to 1959. The study was anchored: (1) in the studies of Bakhtin`s Circle about the architectural of the responsible act, of the subject and of discourse, and about language, utterance and text; (2) the studies about written culture and school culture; (3) literacy studies; (4) the studies concerning education history and the historiography of Portuguese Language school subject. Our research methodology involved analyzing discourses from school and about school regarding the already mentioned chronotopes, which delimitation did not happen previously to the research, but constituted one of its results. We developed the study articulating the work with written sources - primary and secondary, of documental and bibliographic nature - which concerned, in some extent, the studied context and the research problem. Mainly, we analyzed data regarding the configuration of Portuguese Language school subject in the context of two schools in Blumenau, Colégio São Paulo (Colégio Franciscano Santo Antônio later) and Escola Nova Alemã de Blumenau (Colégio Pedro II later), which were the first ones to offer secondary education in the city and almost the only ones which offered it (with the exception of Colégio Sagrada Família, which, until 1945, was connected to Colégio Franciscano Santo Antônio) in the research outline. During the study, we analyzed the way literacy events and literacy practices that characterized Blumenau`s society were constituted in the first years after immigration. Also, we reflected about values and beliefs of these immigrants in relation to school and in relation to the learning and use of Portuguese and German languages, as well as we analyzed how these literacy practices, these values and beliefs and even the society project designed by these immigrants influenced, through the time, the constitution of Portuguese Language school subject in the city of Blumenau. Furthermore, we observed how the adoption of educational policies of official nature (in federal, state, and municipal level), mainly the ones connected to nationalization movements and to the popularization of didactic books, guided the configuration of Portuguese Language school subject, influencing its directions. Finally, we discussed approaches and distances which may be observed between the configuration of this school subject in the city of Blumenau and the its configuration in the southeast of Brazil, which we are used to understand as the "official" history of this school subject in Brazil, trying to point out and discuss possible causes which may justify these movements of approaching and distancing, among which we underline the education nationalization movements, mainly the second nationalization movement; the proliferation of didactic books in school sphere and the strengthen of the New School movement in Brazil.Rodrigues, Rosângela HammesUniversidade Federal de Santa CatarinaSilveira, Ana Paula Kuczmynda da2014-08-06T17:05:51Z2014-08-06T17:05:51Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis731 p.| il.application/pdf326625https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122573porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-06T17:05:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/122573Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T17:05:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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