Desmame precoce: contribuição de uma prática educativa com trabalhadoras de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Julio, Lindaura dos Santos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84465
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2002.
id UFSC_e0f0c4d1ec7b9add5efed6b316d26292
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84465
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Desmame precoce: contribuição de uma prática educativa com trabalhadoras de enfermagemEnfermagemLactentes -DesmameLactentes -NutriçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2002.Apresento, nesta dissertação, os resultados de uma pesquisa relacionada aos aspectos que permeiam o processo educativo com trabalhadoras de enfermagem, o qual objetivou favorecer o cuidado em situações de desmame precoce por opção materna, em uma unidade de alojamento conjunto, na maternidade de um hospital universitário, em Florianópolis. Essa proposta educativa foi desenvolvida de maio a julho de 2001 e complementada em março de 2002; teve como fundamentação a pedagogia libertadora e problematizadora de Paulo Freire, norteada pela metodologia da problematização. Utiliza, portanto, os cinco passos do arco da problematização de Charles Maguarez, adaptados para este estudo como processo metodológico. Participaram, efetivamente, do processo educativo 25 trabalhadoras da maternidade do hospital universitário; dessas, vinte e uma trabalham no alojamento; três, na central de aleitamento materno; e uma atua no serviço de nutrição da maternidade. Para operacionalizar esse processo educativo, realizaram-se seis encontros, uma oficina e cinco grupos de discussão. Foram utilizados, para a coleta de dados, a observação, a observação participante e o material coletado nos grupos de discussão. Dessa relação dialógica que se estabeleceu entre a facilitadora do processo e as trabalhadoras de enfermagem, emergiram dois temas centrais. O primeiro está relacionado ao prejulgamento que dificulta o cuidado quando a mãe opta pelo desmame precoce. Assim, os debates suscitados a partir desse tema levaram as participantes a repensar sobre as questões éticas e sobre a educação continuada no trabalho de enfermagem. No segundo tema, tratou-se das reações da cliente versus as reações da trabalhadora de enfermagem como entrave para a realização do cuidado. A partir disso, realizou-se uma reflexão sobre os sentimentos da mãe-nutriz que opta pelo desmame precoce, e também sobre as crenças, valores e sentimentos das trabalhadoras, os quais influenciam no cuidado. Desse modo, a relação dialógico-dialética, que se estabeleceu entre os membros do grupo e que permeou todo o processo educativo, permitiu que a problematização da situação fosse ampliada por meio da discussão. Além disso, a conscientização das trabalhadoras de enfermagem contribuiu para a busca de soluções. Construíram-se, em vista disso, alternativas de atendimento com o objetivo de proporcionar um cuidado humanizado e com qualidade para a mãe-nutriz e para a sua família.Cartana, Maria do Horto FontouraUniversidade Federal de Santa CatarinaJulio, Lindaura dos Santos2012-10-20T09:34:42Z2012-10-20T09:34:42Z2012-10-20T09:34:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis91 f.| il.application/pdf273404http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84465porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T14:47:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84465Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T14:47:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desmame precoce: contribuição de uma prática educativa com trabalhadoras de enfermagem
title Desmame precoce: contribuição de uma prática educativa com trabalhadoras de enfermagem
spellingShingle Desmame precoce: contribuição de uma prática educativa com trabalhadoras de enfermagem
Julio, Lindaura dos Santos
Enfermagem
Lactentes -
Desmame
Lactentes -
Nutrição
title_short Desmame precoce: contribuição de uma prática educativa com trabalhadoras de enfermagem
title_full Desmame precoce: contribuição de uma prática educativa com trabalhadoras de enfermagem
title_fullStr Desmame precoce: contribuição de uma prática educativa com trabalhadoras de enfermagem
title_full_unstemmed Desmame precoce: contribuição de uma prática educativa com trabalhadoras de enfermagem
title_sort Desmame precoce: contribuição de uma prática educativa com trabalhadoras de enfermagem
author Julio, Lindaura dos Santos
author_facet Julio, Lindaura dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cartana, Maria do Horto Fontoura
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Julio, Lindaura dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Lactentes -
Desmame
Lactentes -
Nutrição
topic Enfermagem
Lactentes -
Desmame
Lactentes -
Nutrição
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2002.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-20T09:34:42Z
2012-10-20T09:34:42Z
2012-10-20T09:34:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 273404
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84465
identifier_str_mv 273404
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 91 f.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187929606324224