O ensino de matrizes: um desafio mediado para aprendizes cegos e aprendizes surdos
Ano de defesa: | 2012 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
UNIDERP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190984 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo investigar o papel das ferramentas materiais vistas como um elemento de mediação entre o conceito matemático de matrizes e os aprendizes cegos e os aprendizes surdos inseridos em sala de aula regular de ensino. Acreditando que não há impedimento para que esses aprendizes se desenvolvam como seus pares que podem ver e ouvir, desenvolvemos a ferramenta material MATRIZMAT que facilita o acesso as representações de matrizes, dando-se esse acesso por estímulos táteis, para os aprendizes cegos, e estímulos visuais, para os aprendizes surdos. Apoiados na metodologia do Design Experiments (COBB et al, 2003) planejamos uma sequência de atividades para discutirmos algumas noções ligadas ao conceito de matrizes. As análises fundamentadas nos trabalhos de Vygotsky (2002) também tiveram o aporte de pesquisadores contemporâneos como Oliveira (1999), Rego (2004) e Hazin e Meira (2004). Essas análises apontaram que a ferramenta material, planejada para oferecer os estímulos adequados às necessidades dos aprendizes, foi fundamental para que os aprendizes pudessem ter acesso a uma representação de matrizes. Outro ponto a ser destacado é o caráter manipulativo da ferramenta que facilitou a compreensão especialmente das noções de igualdade e a adição de matrizes. |
id |
UFSC_e51addcfa8b2e9684e5f20f2c3d74ae9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190984 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de matrizes: um desafio mediado para aprendizes cegos e aprendizes surdosMediaçãoMatrizesFerramenta MATRIZMATAprendizes CegosAprendizes SurdosEducação Matemática InclusivaEste estudo teve como objetivo investigar o papel das ferramentas materiais vistas como um elemento de mediação entre o conceito matemático de matrizes e os aprendizes cegos e os aprendizes surdos inseridos em sala de aula regular de ensino. Acreditando que não há impedimento para que esses aprendizes se desenvolvam como seus pares que podem ver e ouvir, desenvolvemos a ferramenta material MATRIZMAT que facilita o acesso as representações de matrizes, dando-se esse acesso por estímulos táteis, para os aprendizes cegos, e estímulos visuais, para os aprendizes surdos. Apoiados na metodologia do Design Experiments (COBB et al, 2003) planejamos uma sequência de atividades para discutirmos algumas noções ligadas ao conceito de matrizes. As análises fundamentadas nos trabalhos de Vygotsky (2002) também tiveram o aporte de pesquisadores contemporâneos como Oliveira (1999), Rego (2004) e Hazin e Meira (2004). Essas análises apontaram que a ferramenta material, planejada para oferecer os estímulos adequados às necessidades dos aprendizes, foi fundamental para que os aprendizes pudessem ter acesso a uma representação de matrizes. Outro ponto a ser destacado é o caráter manipulativo da ferramenta que facilitou a compreensão especialmente das noções de igualdade e a adição de matrizes.UNIDERP2018-11-01T05:24:39Z2018-11-01T05:24:39Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Gerciane Gercina da. O ensino de matrizes: um desafio mediado para aprendizes cegos e aprendizes surdos. 2012. 144 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática). Universidade Bandeirante de São Paulo. 2017. Orientadora: Dra. Solange Hassan Ahmad Ali Fernandeshttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190984porSILVA, Gerciane Gercina dareponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-26T15:37:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190984Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestsandra.sobrera@ufsc.bropendoar:23732019-02-26T15:37:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de matrizes: um desafio mediado para aprendizes cegos e aprendizes surdos |
title |
O ensino de matrizes: um desafio mediado para aprendizes cegos e aprendizes surdos |
spellingShingle |
O ensino de matrizes: um desafio mediado para aprendizes cegos e aprendizes surdos SILVA, Gerciane Gercina da Mediação Matrizes Ferramenta MATRIZMAT Aprendizes Cegos Aprendizes Surdos Educação Matemática Inclusiva |
title_short |
O ensino de matrizes: um desafio mediado para aprendizes cegos e aprendizes surdos |
title_full |
O ensino de matrizes: um desafio mediado para aprendizes cegos e aprendizes surdos |
title_fullStr |
O ensino de matrizes: um desafio mediado para aprendizes cegos e aprendizes surdos |
title_full_unstemmed |
O ensino de matrizes: um desafio mediado para aprendizes cegos e aprendizes surdos |
title_sort |
O ensino de matrizes: um desafio mediado para aprendizes cegos e aprendizes surdos |
author |
SILVA, Gerciane Gercina da |
author_facet |
SILVA, Gerciane Gercina da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Gerciane Gercina da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mediação Matrizes Ferramenta MATRIZMAT Aprendizes Cegos Aprendizes Surdos Educação Matemática Inclusiva |
topic |
Mediação Matrizes Ferramenta MATRIZMAT Aprendizes Cegos Aprendizes Surdos Educação Matemática Inclusiva |
description |
Este estudo teve como objetivo investigar o papel das ferramentas materiais vistas como um elemento de mediação entre o conceito matemático de matrizes e os aprendizes cegos e os aprendizes surdos inseridos em sala de aula regular de ensino. Acreditando que não há impedimento para que esses aprendizes se desenvolvam como seus pares que podem ver e ouvir, desenvolvemos a ferramenta material MATRIZMAT que facilita o acesso as representações de matrizes, dando-se esse acesso por estímulos táteis, para os aprendizes cegos, e estímulos visuais, para os aprendizes surdos. Apoiados na metodologia do Design Experiments (COBB et al, 2003) planejamos uma sequência de atividades para discutirmos algumas noções ligadas ao conceito de matrizes. As análises fundamentadas nos trabalhos de Vygotsky (2002) também tiveram o aporte de pesquisadores contemporâneos como Oliveira (1999), Rego (2004) e Hazin e Meira (2004). Essas análises apontaram que a ferramenta material, planejada para oferecer os estímulos adequados às necessidades dos aprendizes, foi fundamental para que os aprendizes pudessem ter acesso a uma representação de matrizes. Outro ponto a ser destacado é o caráter manipulativo da ferramenta que facilitou a compreensão especialmente das noções de igualdade e a adição de matrizes. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2018-11-01T05:24:39Z 2018-11-01T05:24:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Gerciane Gercina da. O ensino de matrizes: um desafio mediado para aprendizes cegos e aprendizes surdos. 2012. 144 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática). Universidade Bandeirante de São Paulo. 2017. Orientadora: Dra. Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190984 |
identifier_str_mv |
SILVA, Gerciane Gercina da. O ensino de matrizes: um desafio mediado para aprendizes cegos e aprendizes surdos. 2012. 144 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática). Universidade Bandeirante de São Paulo. 2017. Orientadora: Dra. Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190984 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIDERP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIDERP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
sandra.sobrera@ufsc.br |
_version_ |
1832281517181632512 |