O ensino de matrizes: um desafio mediado para aprendizes cegos e aprendizes surdos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: SILVA, Gerciane Gercina da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: UNIDERP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190984
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar o papel das ferramentas materiais vistas como um elemento de mediação entre o conceito matemático de matrizes e os aprendizes cegos e os aprendizes surdos inseridos em sala de aula regular de ensino. Acreditando que não há impedimento para que esses aprendizes se desenvolvam como seus pares que podem ver e ouvir, desenvolvemos a ferramenta material MATRIZMAT que facilita o acesso as representações de matrizes, dando-se esse acesso por estímulos táteis, para os aprendizes cegos, e estímulos visuais, para os aprendizes surdos. Apoiados na metodologia do Design Experiments (COBB et al, 2003) planejamos uma sequência de atividades para discutirmos algumas noções ligadas ao conceito de matrizes. As análises fundamentadas nos trabalhos de Vygotsky (2002) também tiveram o aporte de pesquisadores contemporâneos como Oliveira (1999), Rego (2004) e Hazin e Meira (2004). Essas análises apontaram que a ferramenta material, planejada para oferecer os estímulos adequados às necessidades dos aprendizes, foi fundamental para que os aprendizes pudessem ter acesso a uma representação de matrizes. Outro ponto a ser destacado é o caráter manipulativo da ferramenta que facilitou a compreensão especialmente das noções de igualdade e a adição de matrizes.
id UFSC_e51addcfa8b2e9684e5f20f2c3d74ae9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190984
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling O ensino de matrizes: um desafio mediado para aprendizes cegos e aprendizes surdosMediaçãoMatrizesFerramenta MATRIZMATAprendizes CegosAprendizes SurdosEducação Matemática InclusivaEste estudo teve como objetivo investigar o papel das ferramentas materiais vistas como um elemento de mediação entre o conceito matemático de matrizes e os aprendizes cegos e os aprendizes surdos inseridos em sala de aula regular de ensino. Acreditando que não há impedimento para que esses aprendizes se desenvolvam como seus pares que podem ver e ouvir, desenvolvemos a ferramenta material MATRIZMAT que facilita o acesso as representações de matrizes, dando-se esse acesso por estímulos táteis, para os aprendizes cegos, e estímulos visuais, para os aprendizes surdos. Apoiados na metodologia do Design Experiments (COBB et al, 2003) planejamos uma sequência de atividades para discutirmos algumas noções ligadas ao conceito de matrizes. As análises fundamentadas nos trabalhos de Vygotsky (2002) também tiveram o aporte de pesquisadores contemporâneos como Oliveira (1999), Rego (2004) e Hazin e Meira (2004). Essas análises apontaram que a ferramenta material, planejada para oferecer os estímulos adequados às necessidades dos aprendizes, foi fundamental para que os aprendizes pudessem ter acesso a uma representação de matrizes. Outro ponto a ser destacado é o caráter manipulativo da ferramenta que facilitou a compreensão especialmente das noções de igualdade e a adição de matrizes.UNIDERP2018-11-01T05:24:39Z2018-11-01T05:24:39Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Gerciane Gercina da. O ensino de matrizes: um desafio mediado para aprendizes cegos e aprendizes surdos. 2012. 144 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática). Universidade Bandeirante de São Paulo. 2017. Orientadora: Dra. Solange Hassan Ahmad Ali Fernandeshttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190984porSILVA, Gerciane Gercina dareponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-26T15:37:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190984Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestsandra.sobrera@ufsc.bropendoar:23732019-02-26T15:37:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de matrizes: um desafio mediado para aprendizes cegos e aprendizes surdos
title O ensino de matrizes: um desafio mediado para aprendizes cegos e aprendizes surdos
spellingShingle O ensino de matrizes: um desafio mediado para aprendizes cegos e aprendizes surdos
SILVA, Gerciane Gercina da
Mediação
Matrizes
Ferramenta MATRIZMAT
Aprendizes Cegos
Aprendizes Surdos
Educação Matemática Inclusiva
title_short O ensino de matrizes: um desafio mediado para aprendizes cegos e aprendizes surdos
title_full O ensino de matrizes: um desafio mediado para aprendizes cegos e aprendizes surdos
title_fullStr O ensino de matrizes: um desafio mediado para aprendizes cegos e aprendizes surdos
title_full_unstemmed O ensino de matrizes: um desafio mediado para aprendizes cegos e aprendizes surdos
title_sort O ensino de matrizes: um desafio mediado para aprendizes cegos e aprendizes surdos
author SILVA, Gerciane Gercina da
author_facet SILVA, Gerciane Gercina da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Gerciane Gercina da
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação
Matrizes
Ferramenta MATRIZMAT
Aprendizes Cegos
Aprendizes Surdos
Educação Matemática Inclusiva
topic Mediação
Matrizes
Ferramenta MATRIZMAT
Aprendizes Cegos
Aprendizes Surdos
Educação Matemática Inclusiva
description Este estudo teve como objetivo investigar o papel das ferramentas materiais vistas como um elemento de mediação entre o conceito matemático de matrizes e os aprendizes cegos e os aprendizes surdos inseridos em sala de aula regular de ensino. Acreditando que não há impedimento para que esses aprendizes se desenvolvam como seus pares que podem ver e ouvir, desenvolvemos a ferramenta material MATRIZMAT que facilita o acesso as representações de matrizes, dando-se esse acesso por estímulos táteis, para os aprendizes cegos, e estímulos visuais, para os aprendizes surdos. Apoiados na metodologia do Design Experiments (COBB et al, 2003) planejamos uma sequência de atividades para discutirmos algumas noções ligadas ao conceito de matrizes. As análises fundamentadas nos trabalhos de Vygotsky (2002) também tiveram o aporte de pesquisadores contemporâneos como Oliveira (1999), Rego (2004) e Hazin e Meira (2004). Essas análises apontaram que a ferramenta material, planejada para oferecer os estímulos adequados às necessidades dos aprendizes, foi fundamental para que os aprendizes pudessem ter acesso a uma representação de matrizes. Outro ponto a ser destacado é o caráter manipulativo da ferramenta que facilitou a compreensão especialmente das noções de igualdade e a adição de matrizes.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2018-11-01T05:24:39Z
2018-11-01T05:24:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Gerciane Gercina da. O ensino de matrizes: um desafio mediado para aprendizes cegos e aprendizes surdos. 2012. 144 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática). Universidade Bandeirante de São Paulo. 2017. Orientadora: Dra. Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190984
identifier_str_mv SILVA, Gerciane Gercina da. O ensino de matrizes: um desafio mediado para aprendizes cegos e aprendizes surdos. 2012. 144 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática). Universidade Bandeirante de São Paulo. 2017. Orientadora: Dra. Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIDERP
publisher.none.fl_str_mv UNIDERP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv sandra.sobrera@ufsc.br
_version_ 1832281517181632512