Pesquisa de tendências: um modelo de referência para pesquisa prospectiva
Ano de defesa: | 2008 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Florianópolis, SC
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91379 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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Pesquisa de tendências: um modelo de referência para pesquisa prospectivaEngenharia de produçãoPesquisaInovações tecnológicasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este trabalho tem por objetivo pesquisar técnicas de prospecção e analisar práticas de pesquisa que auxiliem no monitoramento e no entendimento de tendências, propondo a estruturação de um modelo para a pesquisa de tendências voltado a orientar as organizações no seu processo de inovação. Esta pesquisa tem sua principal justificativa no fato das organizações buscarem constantemente estabelecer vantagens competitivas que são alcançadas com a antecipação aos concorrentes, verificando avanços tecnológicos, mudanças sociais, econômicas e políticas, lançando então, produtos inovadores. Desta forma, esta pesquisa caracteriza-se como exploratória, baseando-se na bibliografia para o estudo de temas como prospecção, estudos do futuro e pesquisa de tendências, identificando ferramentas, suas potencialidades e condicionantes. Foram analisados também processos de pesquisa de tendências descritos na literatura onde foram identificados parâmetros para sua avaliação: ciclos, definindo tendências de longo prazo ou macrotendências e tendências de curto prazo associadas a modismos; fontes de coleta de dados em virtude da abrangência da pesquisa; ferramentas e processos de coleta de dados; contribuição para o desenvolvimento de produtos; e aplicação dos resultados. A partir destas análises foi proposto um modelo de referência para a pesquisa de tendências que é apresentado em 4 etapas: 1. planejamento da pesquisa; 2. identificação das influências; 3. coleta e análise dos dados; e 4. síntese dos resultados. Esta proposta foi avaliada junto a especialistas da área de desenvolvimento de produtos, e os resultados dessa avaliação apontaram uma boa aceitação do modelo para a identificação de tendências e também como ferramenta que auxilia o processo de inovação, indicando oportunidades para novos produtos.Florianópolis, SCForcellini, Fernando AntonioUniversidade Federal de Santa CatarinaBack, Suzana2012-10-23T22:12:54Z2012-10-23T22:12:54Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis99 f.| il., tabs., grafs.application/pdf248675http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91379porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T01:32:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91379Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T01:32:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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