Operadores argumentativos e efeitos discursivos em textos de terceiro grau

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2000
Autor(a) principal: Lübke, Helena Cristina
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78531
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüistica.
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spelling Operadores argumentativos e efeitos discursivos em textos de terceiro grauLinguisticaProdução de textosEnsino superiorDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüistica.O presente trabalho constitui-se de reflexões e considerações que resultaram do corpus levantado em uma turma da 8ª fase do Curso de Letras Licenciatura (1998) do CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JARAGUÁ DO SUL - UNERJ - município de Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Privilegiando o texto/discurso produzido pelo aluno e sustentado em teorias atuais, o estudo proporciona a constatação de possíveis causas do fracasso escolar, à medida que sugere nova postura pedagógica a partir da nova compreensão dos elementos envolvidos na produção dos textos. Optou-se por uma clientela estudantil de nível universitário a fim de corroborar um processo de ensino-aprendizagem que acredite na competência lingüística dos alunos, e não só aponte inadequações em relação à performance lingüística dos sujeitos envolvidos nesse processo. Sem nenhum intuito de desmerecer a importância do estudo gramatical sistematizado, da variedade lingüística considerada culta/padrão em relação às Conjunções, esta pesquisa alerta os docentes sobre a necessidade de uma nova postura pedagógica para tornar efetivo o aprendizado de uma prática mais apropriada às finalidades discursivas, levando-se em conta desde o Ensino Fundamental até o Ensino Universitário. Se de um lado para a Gramática Normativa as conjunções são fundamentalmente elementos de relação, esses mesmos elementos a Semântica Argumentativa chama de Operadores Argumentativos, os quais têm grande importância na construção do sentido de um texto; tais palavras são as responsáveis por aspectos da argumentatividade da língua - no caso, do texto.Florianópolis, SCJunkes, Terezinha KuhnUniversidade Federal de Santa CatarinaLübke, Helena Cristina2012-10-17T15:36:45Z2012-10-17T15:36:45Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf201565http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78531porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T16:06:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78531Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T16:06:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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