Processo de re-significação ética do trabalho na unidade de terapia intensiva frente ao paciente e familiar potencial doador de órgãos
Ano de defesa: | 2002 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Florianópolis, SC
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Palavras-chave em Português: | |
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Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. |
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Processo de re-significação ética do trabalho na unidade de terapia intensiva frente ao paciente e familiar potencial doador de órgãosEnfermagemBioéticaDoação de orgãos, tecidos, etc.Etica da enfermagemPessoal da area medicaAspectos psicologicosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.O estudo buscou compreender as percepções e concepções sobre a doação de órgãos manifestas no saber e fazer dos trabalhadores de saúde que atuam numa Unidade de Terapia Intensiva de um hospital escola do Rio Grande do Sul, no cuidado frente ao paciente e familiar potencial doador de órgãos. O processo de análise fundamentou-se no referencial teórico dos princípios da bioética- beneficência, autonomia e justiça. Destacou-se a necessidade de um melhor preparo técnico-científico e emocional do profissional para trabalhar com a dor, sofrimento e morte; a subjetividade do trabalhador pode manifestar-se por sentimentos e reações que são influenciadas e re-elaboradas de acordo com seus deveres pessoais e valores subjetivos complexos; o compromisso profissional e a busca de uma prática ética no contexto da assistência à família potencial doadora, do paciente e de toda a equipe, estão permeados pelo respeito aos princípios da bioética. Percebeu-se que o trabalho educativo reflexivo dialógico, focalizado nas experiências, valores e ações inerentes ao próprio trabalho, contribui para que esses trabalhadores possam prestar um cuidado qualitativamente diferenciado ao paciente e familiar potencial doador de órgãos. Neste campo assistencial em que a tecnociência mostra-se avançada e promissora, evidenciou-se um profissional da saúde de terapia intensiva enfrentando conflitos existenciais e alguns dilemas complexos, que dele exigem posicionamentos técnicos e éticos, ao mesmo tempo em que requerem das instituições a promoção de apoio psicológico e estratégias educativas permanentes.Florianópolis, SCRamos, Flavia Regina SouzaGonzales, Rosa Maria BraciniUniversidade Federal de Santa CatarinaHansel, Tânia Dubou2012-10-19T15:59:13Z2012-10-19T15:59:13Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf186397http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82539porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T18:48:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82539Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T18:48:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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