Entre o saber e o não-saber: David Lynch e a experiência da montagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Amboni, Rodrigo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178994
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2017.
id UFSC_f57b46c83317c7ffef81b03ed9c113af
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/178994
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Entre o saber e o não-saber: David Lynch e a experiência da montagemLiteraturaCinema e literaturaCinema -MontagemDiretores e produtores de cinemaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2017.Seu último longa-metragem, Inland Empire, David Lynch afirma ter realizado sem um roteiro prévio. Durante os quase três anos de filmagens - em períodos intercalados - Lynch filmou fragmentos e cenas sem saber como esses pedaços se conectariam, confiando na intuição e na ideia inicial que fez surgir o desejo de realizar o filme. Partindo desses dados e das leituras de alguns de seus filmes (Eraserhead, Blue Velvet, Lost Highway, Mulholland Dr. e Inland Empire) esta dissertação propõe pensar a montagem para além de um procedimento técnico, ou seja, pensar a montagem como um gesto inerente ao ser humano que, para além da técnica, pode ser sentido como experiência. Essa possibilidade se dá através de um pensamento radical, um pensamento-montagem que interrompe os sentidos e que a todo instante circunda o abismo do impossível, o não-saber. Para realizar esse movimento espiral ao redor do abismo, eu me propus, através de fragmentos, a tecer conceitos que se remetem entre si e que perturbam a estabilidade do saber, causando fissuras no pensamento e deslocando-me para um centro escorregadio e esquivo, indo do conhecido em direção ao desconhecido. Misturadas a essa montagem de conceitos, coloquei em jogo também minhas experiências e as transformações dos meus pensamentos ao longo desse processo. Essa é uma maneira de me colocar à prova: somente em risco, no "paso a través de un peligro" que se dá a ex-periri.Soares, Luiz Felipe GuimarãesUniversidade Federal de Santa CatarinaAmboni, Rodrigo2017-09-05T04:13:37Z2017-09-05T04:13:37Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis161 p.| il.application/pdf348105https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178994porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-05T04:13:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/178994Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-09-05T04:13:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre o saber e o não-saber: David Lynch e a experiência da montagem
title Entre o saber e o não-saber: David Lynch e a experiência da montagem
spellingShingle Entre o saber e o não-saber: David Lynch e a experiência da montagem
Amboni, Rodrigo
Literatura
Cinema e literatura
Cinema -
Montagem
Diretores e produtores de cinema
title_short Entre o saber e o não-saber: David Lynch e a experiência da montagem
title_full Entre o saber e o não-saber: David Lynch e a experiência da montagem
title_fullStr Entre o saber e o não-saber: David Lynch e a experiência da montagem
title_full_unstemmed Entre o saber e o não-saber: David Lynch e a experiência da montagem
title_sort Entre o saber e o não-saber: David Lynch e a experiência da montagem
author Amboni, Rodrigo
author_facet Amboni, Rodrigo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Luiz Felipe Guimarães
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Amboni, Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Cinema e literatura
Cinema -
Montagem
Diretores e produtores de cinema
topic Literatura
Cinema e literatura
Cinema -
Montagem
Diretores e produtores de cinema
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-05T04:13:37Z
2017-09-05T04:13:37Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 348105
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178994
identifier_str_mv 348105
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 161 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187909647728640