Processos de subjetivação e narrativa autobiográfica de uma professora de artes visuais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Paz, Thaís Raquel da Silva lattes
Orientador(a): Oliveira, Marilda Oliveira de lattes
Banca de defesa: Loponte, Luciana Gruppelli lattes, Louro-hettwer, Ana Lúcia de Marques e lattes, Pereira, Marcos Villela lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Santa Maria
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7068
Resumo: The present research presents the subjectification processes which arise from the self-biographic narrative of a visual arts teacher. Based on Hernández and Rifà (2011)‟s referential, I have tried not to talk about me‟ but to talk from myself‟ in order to produce narratives which involve incompleteness and a provisory nature, because they are always open to new connections, perceptions and inventions. Thus, the narratives that constitute the research are not understood as visual arts teachers‟ descriptions with a confession nature or with the intention of clarifying who we really are in relation to teaching. It is not about discovering, apprehending the totality, but it is about gathering what we have already heard, read, and said about this context, aiming at keeping making ourselves‟. The authors Foucault, Deleuze, Guattari and Rolnik led me through a distant way of the idea of universal features in human existence, by pointing to a constant production of the profession, full of fixed lines and representational in several moments, but that also consists of unstable lines and is open to new courses.
id UFSM-20_039a32412a707aa305561a336501c79b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/7068
network_acronym_str UFSM-20
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling 2014-05-152014-05-152013-02-20PAZ, Thaís Raquel da Silva. Subjectification processes and a visual arts teacher"s self-biography. 2013. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7068The present research presents the subjectification processes which arise from the self-biographic narrative of a visual arts teacher. Based on Hernández and Rifà (2011)‟s referential, I have tried not to talk about me‟ but to talk from myself‟ in order to produce narratives which involve incompleteness and a provisory nature, because they are always open to new connections, perceptions and inventions. Thus, the narratives that constitute the research are not understood as visual arts teachers‟ descriptions with a confession nature or with the intention of clarifying who we really are in relation to teaching. It is not about discovering, apprehending the totality, but it is about gathering what we have already heard, read, and said about this context, aiming at keeping making ourselves‟. The authors Foucault, Deleuze, Guattari and Rolnik led me through a distant way of the idea of universal features in human existence, by pointing to a constant production of the profession, full of fixed lines and representational in several moments, but that also consists of unstable lines and is open to new courses.Esta pesquisa apresenta os processos de subjetivação que emergem da narrativa autobiográfica de uma professora de artes visuais. A partir do referencial de Hernández e Rifà (2011), experimentei falar não de mim, mas a partir de mim, de modo a produzir narrativas que compreendem a incompletude e o caráter provisório, pois estão sempre abertas a novas conexões, percepções e invenções. Desta forma, as narrativas que constituem a pesquisa não são entendidas como descrições dos professores de artes visuais, com um caráter de confissão ou com a intenção de esclarecer quem realmente somos na docência. Trata-se não de descobrir, apreender a totalidade, mas de reunir o que já ouvimos, lemos e dissemos sobre este contexto no intuito de seguirmos nos fazendo. Os autores Foucault, Deleuze, Guattari e Rolnik impulsionaram-me para um caminho distante da ideia de características universais na existência humana, apontando para uma produção constante da profissão, abarrotada de linhas fixas, e em muitos momentos representacionais, mas que também se compõe com linhas inconstantes e abertas a novos percursos.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFSMBREducaçãoNarrativa autobiográficaArtes visuaisDocênciaProcessos de subjetivaçãoSelf-biographic narrativeVisual artsTeachingSubjectification processesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOProcessos de subjetivação e narrativa autobiográfica de uma professora de artes visuaisSubjectification processes and a visual arts teacher's self-biographyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOliveira, Marilda Oliveira dehttp://lattes.cnpq.br/7835230852202032Loponte, Luciana Gruppellihttp://lattes.cnpq.br/8279463652781521Louro-hettwer, Ana Lúcia de Marques ehttp://lattes.cnpq.br/8744911424416533Pereira, Marcos Villelahttp://lattes.cnpq.br/2910880978387325http://lattes.cnpq.br/0713832408264350Paz, Thaís Raquel da Silva700800000006400500300300500300567fa4c7-e562-456d-88f0-79d3d23e0c33a82286c3-d7f5-43cd-a2e7-f4a6ff34c150ea2d24b6-f43c-49a5-99e9-0713a23d6f037f85dba2-e7a1-4357-b28b-935749d438f6743baaa2-f4f8-4b6c-9f69-93d514971792info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALPAZ, THAIS RAQUEL DA SILVA.pdfapplication/pdf1325747http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7068/1/PAZ%2c%20THAIS%20RAQUEL%20DA%20SILVA.pdf9fdda0570df0320a883cffddb4e7131aMD51TEXTPAZ, THAIS RAQUEL DA SILVA.pdf.txtPAZ, THAIS RAQUEL DA SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain165749http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7068/2/PAZ%2c%20THAIS%20RAQUEL%20DA%20SILVA.pdf.txt9b18f8cb114cafa34b98e57d2665659eMD52THUMBNAILPAZ, THAIS RAQUEL DA SILVA.pdf.jpgPAZ, THAIS RAQUEL DA SILVA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5564http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7068/3/PAZ%2c%20THAIS%20RAQUEL%20DA%20SILVA.pdf.jpg1c1a38dbfabac10538f8e3d13659c013MD531/70682023-06-20 16:39:09.795oai:repositorio.ufsm.br:1/7068Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufsm.br/PUBhttp://repositorio.ufsm.br/oai/requestopendoar:39132023-06-20T19:39:09Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.por.fl_str_mv Processos de subjetivação e narrativa autobiográfica de uma professora de artes visuais
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Subjectification processes and a visual arts teacher's self-biography
title Processos de subjetivação e narrativa autobiográfica de uma professora de artes visuais
spellingShingle Processos de subjetivação e narrativa autobiográfica de uma professora de artes visuais
Paz, Thaís Raquel da Silva
Narrativa autobiográfica
Artes visuais
Docência
Processos de subjetivação
Self-biographic narrative
Visual arts
Teaching
Subjectification processes
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Processos de subjetivação e narrativa autobiográfica de uma professora de artes visuais
title_full Processos de subjetivação e narrativa autobiográfica de uma professora de artes visuais
title_fullStr Processos de subjetivação e narrativa autobiográfica de uma professora de artes visuais
title_full_unstemmed Processos de subjetivação e narrativa autobiográfica de uma professora de artes visuais
title_sort Processos de subjetivação e narrativa autobiográfica de uma professora de artes visuais
author Paz, Thaís Raquel da Silva
author_facet Paz, Thaís Raquel da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Marilda Oliveira de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7835230852202032
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Loponte, Luciana Gruppelli
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8279463652781521
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Louro-hettwer, Ana Lúcia de Marques e
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8744911424416533
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Pereira, Marcos Villela
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2910880978387325
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0713832408264350
dc.contributor.author.fl_str_mv Paz, Thaís Raquel da Silva
contributor_str_mv Oliveira, Marilda Oliveira de
Loponte, Luciana Gruppelli
Louro-hettwer, Ana Lúcia de Marques e
Pereira, Marcos Villela
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativa autobiográfica
Artes visuais
Docência
Processos de subjetivação
topic Narrativa autobiográfica
Artes visuais
Docência
Processos de subjetivação
Self-biographic narrative
Visual arts
Teaching
Subjectification processes
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Self-biographic narrative
Visual arts
Teaching
Subjectification processes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The present research presents the subjectification processes which arise from the self-biographic narrative of a visual arts teacher. Based on Hernández and Rifà (2011)‟s referential, I have tried not to talk about me‟ but to talk from myself‟ in order to produce narratives which involve incompleteness and a provisory nature, because they are always open to new connections, perceptions and inventions. Thus, the narratives that constitute the research are not understood as visual arts teachers‟ descriptions with a confession nature or with the intention of clarifying who we really are in relation to teaching. It is not about discovering, apprehending the totality, but it is about gathering what we have already heard, read, and said about this context, aiming at keeping making ourselves‟. The authors Foucault, Deleuze, Guattari and Rolnik led me through a distant way of the idea of universal features in human existence, by pointing to a constant production of the profession, full of fixed lines and representational in several moments, but that also consists of unstable lines and is open to new courses.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-02-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-15
dc.date.available.fl_str_mv 2014-05-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PAZ, Thaís Raquel da Silva. Subjectification processes and a visual arts teacher"s self-biography. 2013. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7068
identifier_str_mv PAZ, Thaís Raquel da Silva. Subjectification processes and a visual arts teacher"s self-biography. 2013. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv 700800000006
dc.relation.confidence.fl_str_mv 400
500
300
300
500
300
dc.relation.authority.fl_str_mv 567fa4c7-e562-456d-88f0-79d3d23e0c33
a82286c3-d7f5-43cd-a2e7-f4a6ff34c150
ea2d24b6-f43c-49a5-99e9-0713a23d6f03
7f85dba2-e7a1-4357-b28b-935749d438f6
743baaa2-f4f8-4b6c-9f69-93d514971792
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7068/1/PAZ%2c%20THAIS%20RAQUEL%20DA%20SILVA.pdf
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7068/2/PAZ%2c%20THAIS%20RAQUEL%20DA%20SILVA.pdf.txt
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7068/3/PAZ%2c%20THAIS%20RAQUEL%20DA%20SILVA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9fdda0570df0320a883cffddb4e7131a
9b18f8cb114cafa34b98e57d2665659e
1c1a38dbfabac10538f8e3d13659c013
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801223955869073408