Práticas culturais adotadas por uma empresa familiar visionária para perpetuar a ideologia central estudo de caso da expresso medianeira
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Santa Maria
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Administração
|
Departamento: |
Administração
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/4527 |
Resumo: | From studies of Collins and Porras (1995) which show that visionary businesses possess a fundamental central ideology for its perpetuation, the main objective of this work was to analyze the practices of human development and communication of a visionary business, in order to identify cultural elements used to strengthen the central ideology. Thus, the following specific objectives were determined: to examine basic values responsible for the permanent character of the organization in analysis, to verify how values are institutionalized, to investigate the communication system and to analyze the practices of human development of the business. The method adopted was a case study, applied at Expresso Medianeira, a family business, in a collective transport segment, located in Santa Maria, Rio Grande do Sul. With the employment of interviews, document analysis and non-participant observation; it was possible to evidence that the cultural elements permeate the day-to-day of the organization. The heroes, rites, rituals, ceremonies and stories are symbolic dimensions which strengthen the values declared by the business and lived by its members. These cultural elements manifest through the practices of communication and human development which are strategically utilized by Expresso Medianeira, such as events, processes of socialization, performance evaluation, and reward and penalty. |
id |
UFSM-20_4729eee0249c1573035f8f80c851ff02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/4527 |
network_acronym_str |
UFSM-20 |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
2017-04-102017-04-102008-07-22HUPPES, Daniela. Cultural practices adopted by a visionary business to perpetuate the central ideology expresso medianeira : case study. 2008. 109 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/4527From studies of Collins and Porras (1995) which show that visionary businesses possess a fundamental central ideology for its perpetuation, the main objective of this work was to analyze the practices of human development and communication of a visionary business, in order to identify cultural elements used to strengthen the central ideology. Thus, the following specific objectives were determined: to examine basic values responsible for the permanent character of the organization in analysis, to verify how values are institutionalized, to investigate the communication system and to analyze the practices of human development of the business. The method adopted was a case study, applied at Expresso Medianeira, a family business, in a collective transport segment, located in Santa Maria, Rio Grande do Sul. With the employment of interviews, document analysis and non-participant observation; it was possible to evidence that the cultural elements permeate the day-to-day of the organization. The heroes, rites, rituals, ceremonies and stories are symbolic dimensions which strengthen the values declared by the business and lived by its members. These cultural elements manifest through the practices of communication and human development which are strategically utilized by Expresso Medianeira, such as events, processes of socialization, performance evaluation, and reward and penalty.A partir dos estudos de Collins e Porras (1995) que mostram que as empresas visionárias possuem uma ideologia central fundamental para sua perpetuação, essa pesquisa buscou analisar as práticas de desenvolvimento humano e de comunicação de uma empresa visionária, a fim de identificar que elementos culturais são utilizados para reforçar sua ideologia central. Para tanto, foram traçados os seguintes objetivos específicos: examinar os valores básicos responsáveis pelo caráter permanente da empresa em análise, verificar como os valores são institucionalizados, investigar o sistema de comunicação e analisar as práticas de desenvolvimento humano adotadas. O método adotado foi o estudo de caso, aplicado na Expresso Medianeira, uma empresa familiar, do ramo de transporte coletivo urbano, localizada em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Com o emprego de entrevistas, análise de documentos e observação não participante foi possível constatar que os elementos culturais permeiam o dia-a-dia da organização. Os heróis, ritos, rituais, cerimônias e estórias são dimensões simbólicas que reforçam os valores declarados pela empresa e vivenciados pelos seus membros. Esses elementos culturais se manifestam através das práticas de comunicação e de desenvolvimento humano que são estrategicamente utilizadas pela Expresso Medianeira, como os eventos, os processos de socialização, de avaliação de desempenho e de recompensas e punições.application/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUFSMBRAdministraçãoEmpresa familiar visionáriaIdeologia centralElementos culturaisPráticas de desenvolvimento humanoVisionary family businessCentral ideologyCultural elementsHuman development practicesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOPráticas culturais adotadas por uma empresa familiar visionária para perpetuar a ideologia central estudo de caso da expresso medianeiraCultural practices adopted by a visionary business to perpetuate the central ideology expresso medianeira : case studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFossá, Maria Ivete Trevisanhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704310P1Garay, Angela Beatriz Schefferhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727384D8Rodrigues, Claudia Medianeira Cruzhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708992D6http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4518413T9Huppes, Daniela600200000006400500300300300beee8d32-5532-4998-a23f-6d90207385662950af0a-f176-40f9-a544-73def3f3c53f21ef7b4f-c328-4927-8992-4a235b3d5b1635c1a256-7bc2-4ab1-b629-1e485777092einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALDANIELAHUPPES.pdfapplication/pdf611376http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/4527/1/DANIELAHUPPES.pdf3c7d7f1067aa560c1a2c5e39428f9f72MD51TEXTDANIELAHUPPES.pdf.txtDANIELAHUPPES.pdf.txtExtracted texttext/plain270215http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/4527/2/DANIELAHUPPES.pdf.txt62cbad093effa970988200a8f5b8d867MD52THUMBNAILDANIELAHUPPES.pdf.jpgDANIELAHUPPES.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4825http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/4527/3/DANIELAHUPPES.pdf.jpg676068a2b7491ec66fa422744d4e630bMD531/45272017-07-25 11:09:56.282oai:repositorio.ufsm.br:1/4527Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufsm.br/PUBhttp://repositorio.ufsm.br/oai/requestopendoar:39132017-07-25T14:09:56Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Práticas culturais adotadas por uma empresa familiar visionária para perpetuar a ideologia central estudo de caso da expresso medianeira |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Cultural practices adopted by a visionary business to perpetuate the central ideology expresso medianeira : case study |
title |
Práticas culturais adotadas por uma empresa familiar visionária para perpetuar a ideologia central estudo de caso da expresso medianeira |
spellingShingle |
Práticas culturais adotadas por uma empresa familiar visionária para perpetuar a ideologia central estudo de caso da expresso medianeira Huppes, Daniela Empresa familiar visionária Ideologia central Elementos culturais Práticas de desenvolvimento humano Visionary family business Central ideology Cultural elements Human development practices CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
Práticas culturais adotadas por uma empresa familiar visionária para perpetuar a ideologia central estudo de caso da expresso medianeira |
title_full |
Práticas culturais adotadas por uma empresa familiar visionária para perpetuar a ideologia central estudo de caso da expresso medianeira |
title_fullStr |
Práticas culturais adotadas por uma empresa familiar visionária para perpetuar a ideologia central estudo de caso da expresso medianeira |
title_full_unstemmed |
Práticas culturais adotadas por uma empresa familiar visionária para perpetuar a ideologia central estudo de caso da expresso medianeira |
title_sort |
Práticas culturais adotadas por uma empresa familiar visionária para perpetuar a ideologia central estudo de caso da expresso medianeira |
author |
Huppes, Daniela |
author_facet |
Huppes, Daniela |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fossá, Maria Ivete Trevisan |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704310P1 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Garay, Angela Beatriz Scheffer |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727384D8 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Rodrigues, Claudia Medianeira Cruz |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708992D6 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4518413T9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Huppes, Daniela |
contributor_str_mv |
Fossá, Maria Ivete Trevisan Garay, Angela Beatriz Scheffer Rodrigues, Claudia Medianeira Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empresa familiar visionária Ideologia central Elementos culturais Práticas de desenvolvimento humano |
topic |
Empresa familiar visionária Ideologia central Elementos culturais Práticas de desenvolvimento humano Visionary family business Central ideology Cultural elements Human development practices CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Visionary family business Central ideology Cultural elements Human development practices |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
From studies of Collins and Porras (1995) which show that visionary businesses possess a fundamental central ideology for its perpetuation, the main objective of this work was to analyze the practices of human development and communication of a visionary business, in order to identify cultural elements used to strengthen the central ideology. Thus, the following specific objectives were determined: to examine basic values responsible for the permanent character of the organization in analysis, to verify how values are institutionalized, to investigate the communication system and to analyze the practices of human development of the business. The method adopted was a case study, applied at Expresso Medianeira, a family business, in a collective transport segment, located in Santa Maria, Rio Grande do Sul. With the employment of interviews, document analysis and non-participant observation; it was possible to evidence that the cultural elements permeate the day-to-day of the organization. The heroes, rites, rituals, ceremonies and stories are symbolic dimensions which strengthen the values declared by the business and lived by its members. These cultural elements manifest through the practices of communication and human development which are strategically utilized by Expresso Medianeira, such as events, processes of socialization, performance evaluation, and reward and penalty. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-07-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-04-10 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-04-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
HUPPES, Daniela. Cultural practices adopted by a visionary business to perpetuate the central ideology expresso medianeira : case study. 2008. 109 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/4527 |
identifier_str_mv |
HUPPES, Daniela. Cultural practices adopted by a visionary business to perpetuate the central ideology expresso medianeira : case study. 2008. 109 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008. |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/4527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
600200000006 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
400 500 300 300 300 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
beee8d32-5532-4998-a23f-6d9020738566 2950af0a-f176-40f9-a544-73def3f3c53f 21ef7b4f-c328-4927-8992-4a235b3d5b16 35c1a256-7bc2-4ab1-b629-1e485777092e |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/4527/1/DANIELAHUPPES.pdf http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/4527/2/DANIELAHUPPES.pdf.txt http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/4527/3/DANIELAHUPPES.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3c7d7f1067aa560c1a2c5e39428f9f72 62cbad093effa970988200a8f5b8d867 676068a2b7491ec66fa422744d4e630b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1794524347277246464 |