Narrativas de docentes universitários/professores de instrumento: construção de significados sobre cibercultura

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Borba, Marcelo Barros de lattes
Orientador(a): Louro-Hettwer, Ana Lúcia de Marques e lattes
Banca de defesa: Souza, Jusamara Vieira lattes, Oliveira, Marilda Oliveira de lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Santa Maria
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6959
Resumo: The purpose of this research on the line Education and Art of the Master Graduate Education Program, Federal University of Santa Maria, is to analyze the construction of meanings through inputs from the field of Cyberculture by university lecturers / teachers of instrument. At the same time, to discuss the teaching of music technological context in contemporary society, showing the ways the bachelor university teachers in Music, UFRGS and UFSM, relate information technology and communication to their teaching practices, in order to investigate the consequences of these new technologies in the construction of meanings that emerge from their teaching practices. Further, to discuss the theme under the light of qualitative approach aimed at a broader understanding of the data, including the collection of information, reports, interviews, depositions, oral history, taken them as a whole, as a methodological tool for research. From the meanings constructed by researchers and collaborators, it is possible to think on a network, access, knowledge, as perspective of new possibilities and places for social actors in the music conservatory. This research may help teachers as a reference tool about the possible implications of cyberculture on the daily music education at college level.
id UFSM-20_8d2aaa8fd5a74a6dfde2b3f14f3e19ed
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/6959
network_acronym_str UFSM-20
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling 2011-05-242011-05-242011-03-25BORBA, Marcelo Barros de. UNIVERSITY INSTRUMENT TEACHERS NARRATIVES: CONSTRUCTION OF MEANING THROUGH CYBERCULTURE. 2011. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6959The purpose of this research on the line Education and Art of the Master Graduate Education Program, Federal University of Santa Maria, is to analyze the construction of meanings through inputs from the field of Cyberculture by university lecturers / teachers of instrument. At the same time, to discuss the teaching of music technological context in contemporary society, showing the ways the bachelor university teachers in Music, UFRGS and UFSM, relate information technology and communication to their teaching practices, in order to investigate the consequences of these new technologies in the construction of meanings that emerge from their teaching practices. Further, to discuss the theme under the light of qualitative approach aimed at a broader understanding of the data, including the collection of information, reports, interviews, depositions, oral history, taken them as a whole, as a methodological tool for research. From the meanings constructed by researchers and collaborators, it is possible to think on a network, access, knowledge, as perspective of new possibilities and places for social actors in the music conservatory. This research may help teachers as a reference tool about the possible implications of cyberculture on the daily music education at college level.Esta investigação, desenvolvida na linha de pesquisa Educação e Artes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo analisar a construção de significados relacionados a cibercultura por docentes universitários/professores de instrumento, problematizar o ensino de música no contexto tecnológico contemporâneo, pontuar de que maneira os docente universitários dos cursos de bacharelado em música da UFSM e da UFRGS relacionam-se com as tecnologias de informação e comunicação em suas práticas docentes, investigando os reflexos desses novos meios tecnológicos na construção de significados da prática docente. Trabalha-se a abordagem qualitativa do tema objetivando um entendimento mais amplo dos dados. Por abranger a coleta de informações, relatos, entrevistas, depoimentos, a História Oral é tomada como ferramenta metodológica de investigação. A partir dos significados construídos cooperativamente entre pesquisador e colaboradores, é possível se pensar em rede, em acesso, em conhecimento, em novas possibilidades e lugares dos atores sociais no conservatório de música. Essa pesquisa poderá auxiliar professores de instrumento como uma referência a mais sobre as implicações da cibercultura no cotidiano do ensino superior de música.application/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFSMBREducaçãoEnsino superior de músicaCiberculturaCotidianoHistória oralHigher education in musicCybercultureDaily practiceOral historyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAONarrativas de docentes universitários/professores de instrumento: construção de significados sobre ciberculturaUniversity instrument teachers narratives: construction of meaning through cybercultureinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLouro-Hettwer, Ana Lúcia de Marques ehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728390P6Souza, Jusamara Vieirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781289H7Oliveira, Marilda Oliveira dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783298U1http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4278481E1Borba, Marcelo Barros de700800000006400500300300500b0bf11e9-0ae3-40b2-a43e-abb87de0f57dc0c1e8d7-471b-4ee8-8cfd-db6a651621416539b003-d8f5-4735-bc4b-31a04d42da807284118f-3b9d-4fe1-a36d-894ef2610170info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALBORBA, MARCELO BARROS.PDFapplication/pdf767719http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6959/1/BORBA%2c%20MARCELO%20BARROS.PDF18567c0572db35a88bce31617705e6aeMD51TEXTBORBA, MARCELO BARROS.PDF.txtBORBA, MARCELO BARROS.PDF.txtExtracted texttext/plain201304http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6959/2/BORBA%2c%20MARCELO%20BARROS.PDF.txt5399bedd6f6c92ec8f538d7e9750ea92MD52THUMBNAILBORBA, MARCELO BARROS.PDF.jpgBORBA, MARCELO BARROS.PDF.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7886http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6959/3/BORBA%2c%20MARCELO%20BARROS.PDF.jpgc5eb643967c807afaefced1f3d02573eMD531/69592017-07-30 19:51:03.048oai:repositorio.ufsm.br:1/6959Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufsm.br/PUBhttp://repositorio.ufsm.br/oai/requestopendoar:39132017-07-30T22:51:03Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.por.fl_str_mv Narrativas de docentes universitários/professores de instrumento: construção de significados sobre cibercultura
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv University instrument teachers narratives: construction of meaning through cyberculture
title Narrativas de docentes universitários/professores de instrumento: construção de significados sobre cibercultura
spellingShingle Narrativas de docentes universitários/professores de instrumento: construção de significados sobre cibercultura
Borba, Marcelo Barros de
Ensino superior de música
Cibercultura
Cotidiano
História oral
Higher education in music
Cyberculture
Daily practice
Oral history
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Narrativas de docentes universitários/professores de instrumento: construção de significados sobre cibercultura
title_full Narrativas de docentes universitários/professores de instrumento: construção de significados sobre cibercultura
title_fullStr Narrativas de docentes universitários/professores de instrumento: construção de significados sobre cibercultura
title_full_unstemmed Narrativas de docentes universitários/professores de instrumento: construção de significados sobre cibercultura
title_sort Narrativas de docentes universitários/professores de instrumento: construção de significados sobre cibercultura
author Borba, Marcelo Barros de
author_facet Borba, Marcelo Barros de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Louro-Hettwer, Ana Lúcia de Marques e
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728390P6
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Souza, Jusamara Vieira
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781289H7
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Oliveira, Marilda Oliveira de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783298U1
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4278481E1
dc.contributor.author.fl_str_mv Borba, Marcelo Barros de
contributor_str_mv Louro-Hettwer, Ana Lúcia de Marques e
Souza, Jusamara Vieira
Oliveira, Marilda Oliveira de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior de música
Cibercultura
Cotidiano
História oral
topic Ensino superior de música
Cibercultura
Cotidiano
História oral
Higher education in music
Cyberculture
Daily practice
Oral history
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Higher education in music
Cyberculture
Daily practice
Oral history
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The purpose of this research on the line Education and Art of the Master Graduate Education Program, Federal University of Santa Maria, is to analyze the construction of meanings through inputs from the field of Cyberculture by university lecturers / teachers of instrument. At the same time, to discuss the teaching of music technological context in contemporary society, showing the ways the bachelor university teachers in Music, UFRGS and UFSM, relate information technology and communication to their teaching practices, in order to investigate the consequences of these new technologies in the construction of meanings that emerge from their teaching practices. Further, to discuss the theme under the light of qualitative approach aimed at a broader understanding of the data, including the collection of information, reports, interviews, depositions, oral history, taken them as a whole, as a methodological tool for research. From the meanings constructed by researchers and collaborators, it is possible to think on a network, access, knowledge, as perspective of new possibilities and places for social actors in the music conservatory. This research may help teachers as a reference tool about the possible implications of cyberculture on the daily music education at college level.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-05-24
dc.date.available.fl_str_mv 2011-05-24
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-03-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BORBA, Marcelo Barros de. UNIVERSITY INSTRUMENT TEACHERS NARRATIVES: CONSTRUCTION OF MEANING THROUGH CYBERCULTURE. 2011. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6959
identifier_str_mv BORBA, Marcelo Barros de. UNIVERSITY INSTRUMENT TEACHERS NARRATIVES: CONSTRUCTION OF MEANING THROUGH CYBERCULTURE. 2011. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv 700800000006
dc.relation.confidence.fl_str_mv 400
500
300
300
500
dc.relation.authority.fl_str_mv b0bf11e9-0ae3-40b2-a43e-abb87de0f57d
c0c1e8d7-471b-4ee8-8cfd-db6a65162141
6539b003-d8f5-4735-bc4b-31a04d42da80
7284118f-3b9d-4fe1-a36d-894ef2610170
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6959/1/BORBA%2c%20MARCELO%20BARROS.PDF
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6959/2/BORBA%2c%20MARCELO%20BARROS.PDF.txt
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/6959/3/BORBA%2c%20MARCELO%20BARROS.PDF.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 18567c0572db35a88bce31617705e6ae
5399bedd6f6c92ec8f538d7e9750ea92
c5eb643967c807afaefced1f3d02573e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1794524295180845056