A percepção sobre os veículos de comunicação organizacional em uma instituição federal de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Silva Junior, Carlos Benedito Alves da lattes
Orientador(a): Scherer, Flavia Luciane lattes
Banca de defesa: Gomes, Clandia Maffini lattes, Lisbôa Filho, Flavi Ferreira lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Santa Maria
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração
Departamento: Administração
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/4718
Resumo: The present study aims to determine the perception of undergraduate students on the communication channels of a Federal Institution of Higher Education. Within this perspective, there is the case of the Federal University of Maranhão (UFMA) that develops through its Office of Communication (ASCOM-UFMA) a range of actions and communication products targeted to their public and produced from different nuclei form the sector. Descriptively, it was decided to survey employing a two-step approach. First the method of measurement Familiarity-Receptivity as a way to assess how familiar and favorable is the image of the media IFES. In addition, the measurement of image content objects through semantic differential scale, analyzing dimensions of connotative meaning. The results show, in general, a good image of medias for public students, but also, specifically, serve as indicators for the development and / or maintenance of organizational communication strategies from each of the studied medias.
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spelling 2017-04-072017-04-072014-08-14SILVA JUNIOR, Carlos Benedito Alves da. The perception on the media in a federal intitution of higher education. 2014. 102 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/4718The present study aims to determine the perception of undergraduate students on the communication channels of a Federal Institution of Higher Education. Within this perspective, there is the case of the Federal University of Maranhão (UFMA) that develops through its Office of Communication (ASCOM-UFMA) a range of actions and communication products targeted to their public and produced from different nuclei form the sector. Descriptively, it was decided to survey employing a two-step approach. First the method of measurement Familiarity-Receptivity as a way to assess how familiar and favorable is the image of the media IFES. In addition, the measurement of image content objects through semantic differential scale, analyzing dimensions of connotative meaning. The results show, in general, a good image of medias for public students, but also, specifically, serve as indicators for the development and / or maintenance of organizational communication strategies from each of the studied medias.O presente estudo tem como objetivo verificar a percepção dos alunos de graduação sobre os canais de comunicação de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Dentro dessa perspectiva, tem-se o caso da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) que desenvolve por intermédio de sua Assessoria de Comunicação (ASCOM-UFMA) uma gama de ações e produtos comunicacionais direcionados para seus públicos e produzidos a partir de diferentes núcleos que compõem o setor. De modo descritivo, optou-se por um levantamento do tipo survey, empregando-se uma abordagem em duas etapas. Primeiramente o método de mensuração Familiaridade-Receptividade como forma de avaliar o quão familiar e favorável é a imagem dos veículos de comunicação da IFES. Complementarmente, a mensuração do conteúdo da imagem dos objetos por meio da escala de diferencial semântico, analisando dimensões de significado conotativo. Os resultados encontrados apontam, de modo geral, uma boa imagem dos veículos para o público de alunos, como também, especificamente, servem de indicadores para o desenvolvimento e/ou manutenção de estratégias de comunicação organizacional a partir de cada um dos veículos estudados.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUFSMBRAdministraçãoComunicação organizacionalImagem organizacionalEstratégias de comunicaçãoOrganizational communicationOrganizational imageCommunication strategiesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOA percepção sobre os veículos de comunicação organizacional em uma instituição federal de ensino superiorThe perception on the media in a federal intitution of higher educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisScherer, Flavia Lucianehttp://lattes.cnpq.br/4607383855380646Gomes, Clandia Maffinihttp://lattes.cnpq.br/2010827580929023Lisbôa Filho, Flavi Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/9962424591141586http://lattes.cnpq.br/0830273882288443Silva Junior, Carlos Benedito Alves da6002000000064003003003003004fde65b8-7d9e-4960-a80e-a957620ebe76f5281f88-26dd-4b89-971a-3aff19b1ac50aa9fffe9-f4c5-4af3-a7c7-c9973be3e627331a9364-03fe-4682-b9c9-ab916e70f71finfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALSILVA JUNIOR, CARLOS BENEDITO ALVES DA.pdfapplication/pdf1999417http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/4718/1/SILVA%20JUNIOR%2c%20CARLOS%20BENEDITO%20ALVES%20DA.pdf49d26e1d21f4b5c9cfbe98edf4ddd2c1MD51TEXTSILVA JUNIOR, CARLOS BENEDITO ALVES DA.pdf.txtSILVA JUNIOR, CARLOS BENEDITO ALVES DA.pdf.txtExtracted texttext/plain197164http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/4718/2/SILVA%20JUNIOR%2c%20CARLOS%20BENEDITO%20ALVES%20DA.pdf.txt709a2bf373b8413e33135e6787efc2c4MD52THUMBNAILSILVA JUNIOR, CARLOS BENEDITO ALVES DA.pdf.jpgSILVA JUNIOR, CARLOS BENEDITO ALVES DA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5108http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/4718/3/SILVA%20JUNIOR%2c%20CARLOS%20BENEDITO%20ALVES%20DA.pdf.jpg9fb21aa930b7f5937aaf112d1ca62829MD531/47182022-01-28 09:29:55.587oai:repositorio.ufsm.br:1/4718Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufsm.br/PUBhttp://repositorio.ufsm.br/oai/requestopendoar:39132022-01-28T12:29:55Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
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