Aprendizagem colaborativa na formação docente o PIBID/UFSM em foco
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Santa Maria
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10655 |
Resumo: | The Program Institutional Scholarships Initiation to Teaching (Brazil / 2009) is intended for academic degrees of conducting inserts in basic education, and aims to improve teacher training. The PIBID the Federal University of Santa Maria includes nineteen (19) sub-projects related to undergraduate education, while Institutional initiative connected to the Dean of Graduate, which provides a virtual learning environment - Moodle / Prograd for this and other programs use to store courseware. This work aims to study the issue, with regard to communication and interaction of the participants of this project. As a general goal want to search the collaborative learning among the participants of PIBID / UFSM using the Virtual Learning Environment Moodle / Prograd. In this academic study initiation scholarship to teaching, supervising teachers and area coordinators teachers of four (4) sub-projects. We used case study with a qualitative approach to analyze the responses and as a tool for data collection, non-participant observation and questionnaires were used. Research shows that the use of this environment enhances the communication and interaction of those involved as well as practical encourages collaborative learning and may eventually envision a collaborative network using Moodle and thus give more visibility to the work carried out and facilitate exchanges of information and knowledge between participants PIBID UFSM and other education institutions. |
id |
UFSM_626fd8f2d2a71a998786c0ef09640863 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/10655 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-03-072016-03-072015-07-17SILVA, Juliane Paprosqui Marchi da. COLLABORATIVE LEARNING IN TEACHER TRAINING - The PIBID / UFSM FOCUS. 2015. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10655The Program Institutional Scholarships Initiation to Teaching (Brazil / 2009) is intended for academic degrees of conducting inserts in basic education, and aims to improve teacher training. The PIBID the Federal University of Santa Maria includes nineteen (19) sub-projects related to undergraduate education, while Institutional initiative connected to the Dean of Graduate, which provides a virtual learning environment - Moodle / Prograd for this and other programs use to store courseware. This work aims to study the issue, with regard to communication and interaction of the participants of this project. As a general goal want to search the collaborative learning among the participants of PIBID / UFSM using the Virtual Learning Environment Moodle / Prograd. In this academic study initiation scholarship to teaching, supervising teachers and area coordinators teachers of four (4) sub-projects. We used case study with a qualitative approach to analyze the responses and as a tool for data collection, non-participant observation and questionnaires were used. Research shows that the use of this environment enhances the communication and interaction of those involved as well as practical encourages collaborative learning and may eventually envision a collaborative network using Moodle and thus give more visibility to the work carried out and facilitate exchanges of information and knowledge between participants PIBID UFSM and other education institutions.O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil/2009) é destinado a acadêmicos das licenciaturas, realizando inserções na Educação Básica e visando a melhorar a formação docente. O PIBID da Universidade Federal de Santa Maria contempla 19 (dezenove) subprojetos ligados às licenciaturas. Enquanto projeto Institucional está vinculado à Pró-Reitoria de Graduação, que disponibiliza um ambiente virtual de aprendizagem Moodle/Prograd, para esse e outros programas utilizarem como repositório de material didático. Este trabalho objetiva estudar a problemática, no que diz respeito à comunicação e à interação dos participantes deste projeto. Como objetivo geral, busca pesquisar a aprendizagem colaborativa entre os participantes do PIBID/UFSM, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle/Prograd. Participaram deste estudo, acadêmicos de iniciação a docência, professores, supervisores e professores coordenadores de 4 (quatro) subprojetos. Utilizou-se o método estudo de caso, com abordagem qualitativa para análise das respostas e, como instrumento de coletas de dados, foram utilizados questionários e observação não participante. A investigação aponta que a utilização deste ambiente potencializa a comunicação e interação dos envolvidos, bem como estimula práticas de aprendizagem colaborativa, podendo, futuramente, vislumbrar uma rede colaborativa, utilizando o Moodle e, com isto, dar mais visibilidades aos trabalhos realizados e possibilitar trocas de informações e conhecimentos entre os participantes PIBID da UFSM e outras Instituições de Ensino.application/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em RedeUFSMBREducaçãoComunicação e interaçãoAprendizagem colaborativaPIBIDRede colaborativaMoodleCommunication and interactionCollaborative learningPIBIDCollaborative networkMoodleCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAprendizagem colaborativa na formação docente o PIBID/UFSM em focoCollaborative learning in teacher training - the PIBID / UFSM focusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSantos, Leila Maria Araújohttp://lattes.cnpq.br/0427736982554233Fajardo, Ricardohttp://lattes.cnpq.br/4796609278630063Brancher, Vantoir Robertohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704276H9http://lattes.cnpq.br/4553161791704500Silva, Juliane Paprosqui Marchi da7008000000064003003005005008f1cbc54-4f01-445c-a4cf-3f5fbfd1b97168cb8f96-3d66-489a-aa21-82930eca5e3cbe7cdd61-1b77-4943-a889-bb8dd0f2febff141a7af-96fe-45de-a7cc-1734b51ad946info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALSILVA, JULIANE PAPROSQUI MARCHI DA.pdfapplication/pdf3500984http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10655/1/SILVA%2c%20JULIANE%20PAPROSQUI%20MARCHI%20DA.pdf933cd3ebb799c0f87e695e7e5ac8f87eMD51TEXTSILVA, JULIANE PAPROSQUI MARCHI DA.pdf.txtSILVA, JULIANE PAPROSQUI MARCHI DA.pdf.txtExtracted texttext/plain238266http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10655/2/SILVA%2c%20JULIANE%20PAPROSQUI%20MARCHI%20DA.pdf.txt8dbcbc4777021dcf80783d371241a0b8MD52THUMBNAILSILVA, JULIANE PAPROSQUI MARCHI DA.pdf.jpgSILVA, JULIANE PAPROSQUI MARCHI DA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5094http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10655/3/SILVA%2c%20JULIANE%20PAPROSQUI%20MARCHI%20DA.pdf.jpg5493cfb70f01ae2cb8edb4ce670395c8MD531/106552022-04-06 12:42:06.03oai:repositorio.ufsm.br:1/10655Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-04-06T15:42:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Aprendizagem colaborativa na formação docente o PIBID/UFSM em foco |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Collaborative learning in teacher training - the PIBID / UFSM focus |
title |
Aprendizagem colaborativa na formação docente o PIBID/UFSM em foco |
spellingShingle |
Aprendizagem colaborativa na formação docente o PIBID/UFSM em foco Silva, Juliane Paprosqui Marchi da Comunicação e interação Aprendizagem colaborativa PIBID Rede colaborativa Moodle Communication and interaction Collaborative learning PIBID Collaborative network Moodle CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Aprendizagem colaborativa na formação docente o PIBID/UFSM em foco |
title_full |
Aprendizagem colaborativa na formação docente o PIBID/UFSM em foco |
title_fullStr |
Aprendizagem colaborativa na formação docente o PIBID/UFSM em foco |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem colaborativa na formação docente o PIBID/UFSM em foco |
title_sort |
Aprendizagem colaborativa na formação docente o PIBID/UFSM em foco |
author |
Silva, Juliane Paprosqui Marchi da |
author_facet |
Silva, Juliane Paprosqui Marchi da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Leila Maria Araújo |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0427736982554233 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Fajardo, Ricardo |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4796609278630063 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Brancher, Vantoir Roberto |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704276H9 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4553161791704500 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Juliane Paprosqui Marchi da |
contributor_str_mv |
Santos, Leila Maria Araújo Fajardo, Ricardo Brancher, Vantoir Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação e interação Aprendizagem colaborativa PIBID Rede colaborativa Moodle |
topic |
Comunicação e interação Aprendizagem colaborativa PIBID Rede colaborativa Moodle Communication and interaction Collaborative learning PIBID Collaborative network Moodle CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Communication and interaction Collaborative learning PIBID Collaborative network Moodle |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The Program Institutional Scholarships Initiation to Teaching (Brazil / 2009) is intended for academic degrees of conducting inserts in basic education, and aims to improve teacher training. The PIBID the Federal University of Santa Maria includes nineteen (19) sub-projects related to undergraduate education, while Institutional initiative connected to the Dean of Graduate, which provides a virtual learning environment - Moodle / Prograd for this and other programs use to store courseware. This work aims to study the issue, with regard to communication and interaction of the participants of this project. As a general goal want to search the collaborative learning among the participants of PIBID / UFSM using the Virtual Learning Environment Moodle / Prograd. In this academic study initiation scholarship to teaching, supervising teachers and area coordinators teachers of four (4) sub-projects. We used case study with a qualitative approach to analyze the responses and as a tool for data collection, non-participant observation and questionnaires were used. Research shows that the use of this environment enhances the communication and interaction of those involved as well as practical encourages collaborative learning and may eventually envision a collaborative network using Moodle and thus give more visibility to the work carried out and facilitate exchanges of information and knowledge between participants PIBID UFSM and other education institutions. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-07-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-07 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-03-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Juliane Paprosqui Marchi da. COLLABORATIVE LEARNING IN TEACHER TRAINING - The PIBID / UFSM FOCUS. 2015. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10655 |
identifier_str_mv |
SILVA, Juliane Paprosqui Marchi da. COLLABORATIVE LEARNING IN TEACHER TRAINING - The PIBID / UFSM FOCUS. 2015. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015. |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10655 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
700800000006 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
400 300 300 500 500 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
8f1cbc54-4f01-445c-a4cf-3f5fbfd1b971 68cb8f96-3d66-489a-aa21-82930eca5e3c be7cdd61-1b77-4943-a889-bb8dd0f2febf f141a7af-96fe-45de-a7cc-1734b51ad946 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10655/1/SILVA%2c%20JULIANE%20PAPROSQUI%20MARCHI%20DA.pdf http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10655/2/SILVA%2c%20JULIANE%20PAPROSQUI%20MARCHI%20DA.pdf.txt http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10655/3/SILVA%2c%20JULIANE%20PAPROSQUI%20MARCHI%20DA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
933cd3ebb799c0f87e695e7e5ac8f87e 8dbcbc4777021dcf80783d371241a0b8 5493cfb70f01ae2cb8edb4ce670395c8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1801485422812987392 |