O que jovens em contexto de vulnerabilidade sócio-econômica de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul pensam sobre trabalho e futuro educacional e profissional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Sobrosa, Gênesis Marimar Rodrigues lattes
Orientador(a): Dias, Ana Cristina Garcia lattes
Banca de defesa: Vasconcellos, Silvio José Lemos lattes, Bardagi, Marúcia Patta lattes, Perrone, Claudia Maria lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Santa Maria
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Departamento: Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10312
Resumo: The transition from high school to university or to work is marked by uncertainties. When cultural and economic obstacles are present, a situation lived by young people from low-income communities, this transition is still more difficult. This dissertation is organized in two studies that explored the perspective of young high school students about work and the transition to the universe of work. More specifically, it aimed to identify how students perceptions and expectations about the world of work were related to their professional and educational life projects for the future. Participants were 200 students from both sexes that attended two public schools located at low income neighborhoods in the city of Santa Maria. Study 1 focused on participants ideas about work. Study 2 addressed students perceptions about their possibilities of entering the labor market. Participants answered a questionnaire with open and closed questions concerning ideas about work, occupational future and perceived barriers to enter the labor market. Data were analyzed by means of content analysis. Both studies showed that work is perceived as an important aspect of future life, being asociated with the ideas of self-sustained living and independence from the family of origin. Respondents also had the expectation of attaining self-realization trough work. Nonetheless, they also recognized that economic constraints may be a barrier to achieve their educational and career aspirations.
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Participants were 200 students from both sexes that attended two public schools located at low income neighborhoods in the city of Santa Maria. Study 1 focused on participants ideas about work. Study 2 addressed students perceptions about their possibilities of entering the labor market. Participants answered a questionnaire with open and closed questions concerning ideas about work, occupational future and perceived barriers to enter the labor market. Data were analyzed by means of content analysis. Both studies showed that work is perceived as an important aspect of future life, being asociated with the ideas of self-sustained living and independence from the family of origin. Respondents also had the expectation of attaining self-realization trough work. Nonetheless, they also recognized that economic constraints may be a barrier to achieve their educational and career aspirations.A transição do ensino médio para a universidade ou mercado de trabalho é permeada de incertezas. Quando estão presentes obstáculos culturais e econômicos, que podem ser vividos por jovens provenientes de comunidades de baixa renda, esta passagem pode ser permeada por dificuldades ainda maiores. Na tentativa de compreender este fenômeno, realizou-se dois estudos, explorando a perspectiva de jovens estudantes do ensino médio a respeito do trabalho e de sua inserção nesse universo. Mais especificamente pretende-se identificar como os estudantes percebem o mundo do trabalho e como suas percepções e expectativas se relacionam aos seus projetos de vida futuros profissionais e educacionais. A pesquisa tem como participantes 200 alunos de ambos os sexos provenientes de duas escolas públicas situadas em regiões e socioeconômica desfavorecida da cidade de Santa Maria. O Estudo 1 aborda as concepções dos participantes em relação ao trabalho. O Estudo 2 investiga a percepção dos jovens sobre suas possibilidades de inserção no mercado profissional. Os estudantes responderam a um questionário com questões abertas e fechadas que investigavam percepções relacionadas à trabalho, futuro profissional e dificuldades esperadas em sua inserção no mercado de trabalho. Para análise das informações utilizou-a análise de conteúdo categorial. Ambos os estudos indicam que o trabalho é percebido como um elemento importante para o futuro desses jovens, sendo principalmente associado ao sustendo próprio e obtenção da independência da família de origem. Os jovens indicam que esperam obter uma profissão no qual encontrem realização pessoal. Contudo, reconhecem que suas limitações financeiras podem trazer dificuldades para realizar o ingresso na atividade profissional almejada.Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federaisapplication/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaUFSMBRPsicologiaJovensTrabalhoFuturo profissionalYouthWorkProfessional futureCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAO que jovens em contexto de vulnerabilidade sócio-econômica de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul pensam sobre trabalho e futuro educacional e profissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDias, Ana Cristina Garciahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797256P2Vasconcellos, Silvio José Lemoshttp://lattes.cnpq.br/1853136773126959Bardagi, Marúcia Pattahttp://lattes.cnpq.br/3111463992984363Perrone, Claudia Mariahttp://lattes.cnpq.br/7269640006431486http://lattes.cnpq.br/9077869902040980Sobrosa, Gênesis Marimar Rodrigues700700000001400300300300300300b552eeb7-3495-4225-bd86-90771d63f92f747ec352-9b03-42a5-9ee3-ee08e31b05ef3500a533-927c-4d81-a9a6-c9697f05e7b643a4161c-6d34-4044-97d2-abe949ea8bc07f4edff1-339c-4cf6-999f-2d6d80602d0cinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALSOBROSA, GENESIS MARIMAR RODRIGUES.pdfapplication/pdf588397http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10312/1/SOBROSA%2c%20GENESIS%20MARIMAR%20RODRIGUES.pdf1bd062df53911816733687fd10b6712cMD51TEXTSOBROSA, GENESIS MARIMAR RODRIGUES.pdf.txtSOBROSA, GENESIS MARIMAR RODRIGUES.pdf.txtExtracted texttext/plain164504http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10312/2/SOBROSA%2c%20GENESIS%20MARIMAR%20RODRIGUES.pdf.txta87bfea819c41c6a200bb4ef9d0ac476MD52THUMBNAILSOBROSA, GENESIS MARIMAR RODRIGUES.pdf.jpgSOBROSA, GENESIS MARIMAR RODRIGUES.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5352http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10312/3/SOBROSA%2c%20GENESIS%20MARIMAR%20RODRIGUES.pdf.jpg63a960ad5ee5a1bc5f8a65dd11af9667MD531/103122022-01-11 09:46:26.72oai:repositorio.ufsm.br:1/10312Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-01-11T12:46:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
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