Entrelaçando histórias de vida e sentimentos de pertencimento: reflexões da formação permanente de uma professora alfabetizadora

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Silva, Felipe Costa da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
Educação
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Educação
Centro de Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29678
Resumo: This work is linked to the Research Line "Teaching, Knowledge and Professional Development" of the Graduate Program in Education at the Federal University of Santa Maria, Master in Education. The main objective of this study is to understand how the life story of a teacher literacy teacher of the Public Education Network influences her pedagogical practice, taking into account her notes from the field of memory. The specific objectives will be: to know the life story and trajectory of a literacy teacher of the Public Education Network; between memories of the formative trajectory influenced the pedagogical practice of this teacher; perceive how her formative trajectory helped in the construction of her identity, committed to citizenship and social transformation. The methodology is based on a research with a qualitative approach, linked to the stories of life and the methodological practices of a teacher from one to literacy teacher in the public school system in the municipality of Santa Maria (RS). It is anchored in the understanding of life stories as a methodological process, presupposing approaches linked to teaching and the threads that lead this knowledge based on narratives, anxieties and considerations that hope is the understanding of a life history moved by teaching. The collaborator of this research is a literacy teacher/early years of the municipal and state network, in the municipality of Santa Maria/RS, with 25 (twenty-five) years of experience in public education.
id UFSM_9110ec89435dbe08891bb972855f4d63
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/29678
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Entrelaçando histórias de vida e sentimentos de pertencimento: reflexões da formação permanente de uma professora alfabetizadoraSummary intertwining life stories and feelings of belonging: reflections on the permanent education of a literacy teacherHistória de vidaFormação de professoresAlfabetizaçãoLife historyPermanent trainingTraining needsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis work is linked to the Research Line "Teaching, Knowledge and Professional Development" of the Graduate Program in Education at the Federal University of Santa Maria, Master in Education. The main objective of this study is to understand how the life story of a teacher literacy teacher of the Public Education Network influences her pedagogical practice, taking into account her notes from the field of memory. The specific objectives will be: to know the life story and trajectory of a literacy teacher of the Public Education Network; between memories of the formative trajectory influenced the pedagogical practice of this teacher; perceive how her formative trajectory helped in the construction of her identity, committed to citizenship and social transformation. The methodology is based on a research with a qualitative approach, linked to the stories of life and the methodological practices of a teacher from one to literacy teacher in the public school system in the municipality of Santa Maria (RS). It is anchored in the understanding of life stories as a methodological process, presupposing approaches linked to teaching and the threads that lead this knowledge based on narratives, anxieties and considerations that hope is the understanding of a life history moved by teaching. The collaborator of this research is a literacy teacher/early years of the municipal and state network, in the municipality of Santa Maria/RS, with 25 (twenty-five) years of experience in public education.Este trabalho está vinculado à Linha de Pesquisa “Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional" do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado em Educação. O objetivo principal deste estudo foi compreender como a história de vida de uma professora alfabetizadora da Rede Pública de Ensino influencia em sua prática pedagógica, levando em consideração suas narrativas provindas do campo da memória. Os objetivos específicos serão os seguintes: conhecer a história de vida e trajetória de uma professora alfabetizadora da Rede Pública de ensino; compreender como as relações entre memórias da trajetória formativa influenciaram na prática pedagógica dessa professora; perceber como sua trajetória formativa auxiliou na construção de sua identidade, comprometida com a cidadania e a transformação social. Diante das diversas demandas existentes, surgiu o interesse de realizar a pesquisa, que tem como problema: Considerando o campo da memória, como a história de vida de uma professora alfabetizadora da Rede Pública de Ensino influencia em sua prática pedagógica, comprometida com a transformação social? A metodologia fundamenta-se em uma pesquisa com abordagem de cunho qualitativo, vinculado às histórias de vida e às práticas metodológicas de uma professora alfabetizadora da rede pública de ensino, do município de Santa Maria (RS). Ancora-se no entendimento das histórias de vida enquanto processo metodológico, pressupondo abordagens ligadas à docência e aos fios que conduzem esses conhecimentos tendo como base as narrativas, os anseios e considerações, onde a esperança é o entendimento de uma história de vida movimentada pela docência. A colaboradora desta pesquisa é uma professora alfabetizadora/anos iniciais da rede municipal e estadual, do município de Santa Maria/RS, com 25 (vinte e cinco) anos de experiência no ensino público.Universidade Federal de Santa MariaBrasilEducaçãoUFSMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoCentro de EducaçãoAntunes, Helenise Sangoihttp://lattes.cnpq.br/6804330341401151Batalha, Denise ValdugaLeão, Débora Ortiz deSilva, Felipe Costa da2023-07-13T13:22:54Z2023-07-13T13:22:54Z2023-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29678porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2023-07-13T13:22:55Zoai:repositorio.ufsm.br:1/29678Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/PUBhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com||manancial@ufsm.bropendoar:2023-07-13T13:22:55Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Entrelaçando histórias de vida e sentimentos de pertencimento: reflexões da formação permanente de uma professora alfabetizadora
Summary intertwining life stories and feelings of belonging: reflections on the permanent education of a literacy teacher
title Entrelaçando histórias de vida e sentimentos de pertencimento: reflexões da formação permanente de uma professora alfabetizadora
spellingShingle Entrelaçando histórias de vida e sentimentos de pertencimento: reflexões da formação permanente de uma professora alfabetizadora
Silva, Felipe Costa da
História de vida
Formação de professores
Alfabetização
Life history
Permanent training
Training needs
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Entrelaçando histórias de vida e sentimentos de pertencimento: reflexões da formação permanente de uma professora alfabetizadora
title_full Entrelaçando histórias de vida e sentimentos de pertencimento: reflexões da formação permanente de uma professora alfabetizadora
title_fullStr Entrelaçando histórias de vida e sentimentos de pertencimento: reflexões da formação permanente de uma professora alfabetizadora
title_full_unstemmed Entrelaçando histórias de vida e sentimentos de pertencimento: reflexões da formação permanente de uma professora alfabetizadora
title_sort Entrelaçando histórias de vida e sentimentos de pertencimento: reflexões da formação permanente de uma professora alfabetizadora
author Silva, Felipe Costa da
author_facet Silva, Felipe Costa da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antunes, Helenise Sangoi
http://lattes.cnpq.br/6804330341401151
Batalha, Denise Valduga
Leão, Débora Ortiz de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Felipe Costa da
dc.subject.por.fl_str_mv História de vida
Formação de professores
Alfabetização
Life history
Permanent training
Training needs
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic História de vida
Formação de professores
Alfabetização
Life history
Permanent training
Training needs
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This work is linked to the Research Line "Teaching, Knowledge and Professional Development" of the Graduate Program in Education at the Federal University of Santa Maria, Master in Education. The main objective of this study is to understand how the life story of a teacher literacy teacher of the Public Education Network influences her pedagogical practice, taking into account her notes from the field of memory. The specific objectives will be: to know the life story and trajectory of a literacy teacher of the Public Education Network; between memories of the formative trajectory influenced the pedagogical practice of this teacher; perceive how her formative trajectory helped in the construction of her identity, committed to citizenship and social transformation. The methodology is based on a research with a qualitative approach, linked to the stories of life and the methodological practices of a teacher from one to literacy teacher in the public school system in the municipality of Santa Maria (RS). It is anchored in the understanding of life stories as a methodological process, presupposing approaches linked to teaching and the threads that lead this knowledge based on narratives, anxieties and considerations that hope is the understanding of a life history moved by teaching. The collaborator of this research is a literacy teacher/early years of the municipal and state network, in the municipality of Santa Maria/RS, with 25 (twenty-five) years of experience in public education.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-13T13:22:54Z
2023-07-13T13:22:54Z
2023-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29678
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
Educação
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Educação
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
Educação
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Educação
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com||manancial@ufsm.br
_version_ 1830834818497118208