Estudo de caso: Moodle e pedagogia da alternância nos cursos de especialização do Pronera em Residência Agrária

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Rech, Aline Pereira de Arruda
Orientador(a): Medeiros, Liziany Müller lattes
Banca de defesa: Brum, Tônia Magali Moraes lattes, Bandeira, Andrieli Hedlund lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Santa Maria
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
ICT
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10658
Resumo: The use of information and communication technologies are an innovation in educational practices, one example is the virtual teaching and learning environments (AVEA), Moodle. However for using Moodle AVEA be a facilitator practices in teaching and learning teachers must adapt to this reality with technological fluency. The research sought to investigate the use of Moodle as an aid in pedagogy of alternation in the Specialization Course in Peasant Family Farming and Countryside Education II of the Federal University of Santa Maria - Brazil, and produce video tutorials as a methodological tool to assist in the use of Moodle AVEA Land in residence courses in Brazil included the call of CNPQ / MDA-INCRA No. 26/2012. The survey was conducted with qualitative approach. Initially questionnaires were applied to the subjects. They were also produced videos tutorials for training in the use of Moodle. The conclusion is the need for more training for teachers as an incentive for the use of AVEA and the inclusion of a tutor to support students in the development of activities. The training with the help of the video tutorials, demonstrated effectiveness, as some universities interested in entering information to the AVEA and did so fully using all environment tools.
id UFSM_99a7176e6d9afed45afb271023d78344
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/10658
network_acronym_str UFSM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
repository_id_str
spelling 2016-03-112016-03-112015-08-10RECH, Aline Pereira de Arruda. Estudo de caso: Moodle e pedagogia da alternância nos cursos de especialização do Pronera em Residência Agrária. 2015. 66 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10658The use of information and communication technologies are an innovation in educational practices, one example is the virtual teaching and learning environments (AVEA), Moodle. However for using Moodle AVEA be a facilitator practices in teaching and learning teachers must adapt to this reality with technological fluency. The research sought to investigate the use of Moodle as an aid in pedagogy of alternation in the Specialization Course in Peasant Family Farming and Countryside Education II of the Federal University of Santa Maria - Brazil, and produce video tutorials as a methodological tool to assist in the use of Moodle AVEA Land in residence courses in Brazil included the call of CNPQ / MDA-INCRA No. 26/2012. The survey was conducted with qualitative approach. Initially questionnaires were applied to the subjects. They were also produced videos tutorials for training in the use of Moodle. The conclusion is the need for more training for teachers as an incentive for the use of AVEA and the inclusion of a tutor to support students in the development of activities. The training with the help of the video tutorials, demonstrated effectiveness, as some universities interested in entering information to the AVEA and did so fully using all environment tools.O uso das tecnologias de informação e comunicação são uma inovação nas práticas educativas, um exemplo são os ambientes virtuais de ensino-aprendizagem (AVEA), Moodle. Entretanto para o uso do AVEA Moodle ser uma pratica facilitadora no ensino aprendizagem os docentes precisam adequar-se a essa realidades tendo fluência tecnológica. A pesquisa buscou investigar o uso do Moodle como auxiliar na pedagogia da alternância no Curso de Especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo II da Universidade Federal de Santa Maria Brasil, e produzir vídeos tutoriais como ferramenta metodológica para auxiliar no uso do AVEA Moodle nos cursos de Residência Agrária no Brasil contemplados da chamada do CNPQ/MDA-INCRA Nº 26/2012. A pesquisa foi realizada com enfoque qualitativo. Inicialmente foram aplicados questionários com os sujeitos da pesquisa. Também foram produzidos vídeos tutorias para capacitação no uso do Moodle. Conclui-se a necessidade de mais capacitações aos docentes como estímulo para a utilização do AVEA e a inserção de um tutor para apoio aos discentes no desenvolvimento das atividades. As capacitações com o auxilio dos vídeos tutoriais, demonstraram efetividade, pois algumas universidades tiveram interesse em inserir informações ao AVEA e o fizeram de forma completa utilizando todas as ferramentas do ambiente.application/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em RedeUFSMBREducaçãoTICsAVEAMoodleVídeos tutoriaisICTAVEAMoodleTutorials videosCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEstudo de caso: Moodle e pedagogia da alternância nos cursos de especialização do Pronera em Residência Agráriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMedeiros, Liziany Müllerhttp://lattes.cnpq.br/1486004582806497Brum, Tônia Magali Moraeshttp://lattes.cnpq.br/6670578627131711Bandeira, Andrieli Hedlundhttp://lattes.cnpq.br/3943512409575289Rech, Aline Pereira de Arruda700800000006400300300500300284b41ac-7450-4d13-b4d6-d7eba12e165aacb2b16b-4a5f-486d-baf5-f1a1384b5c3f5085215b-776c-452e-992a-c3a4890afdac5661dd66-5b3a-4311-8f43-ea917d652ad8info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALRECH, ALINE PEREIRA DE ARRUDA.pdfapplication/pdf2459772http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10658/1/RECH%2c%20ALINE%20PEREIRA%20DE%20ARRUDA.pdf1ce4fd9148172e530f0940be148810a7MD51TEXTRECH, ALINE PEREIRA DE ARRUDA.pdf.txtRECH, ALINE PEREIRA DE ARRUDA.pdf.txtExtracted texttext/plain116286http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10658/2/RECH%2c%20ALINE%20PEREIRA%20DE%20ARRUDA.pdf.txt1605dd1ee3151378cd0cd17bfc315d40MD52THUMBNAILRECH, ALINE PEREIRA DE ARRUDA.pdf.jpgRECH, ALINE PEREIRA DE ARRUDA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5226http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10658/3/RECH%2c%20ALINE%20PEREIRA%20DE%20ARRUDA.pdf.jpgbc835f288f5a01c74bf507ebdb208112MD531/106582022-01-20 15:37:18.691oai:repositorio.ufsm.br:1/10658Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-01-20T18:37:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.por.fl_str_mv Estudo de caso: Moodle e pedagogia da alternância nos cursos de especialização do Pronera em Residência Agrária
title Estudo de caso: Moodle e pedagogia da alternância nos cursos de especialização do Pronera em Residência Agrária
spellingShingle Estudo de caso: Moodle e pedagogia da alternância nos cursos de especialização do Pronera em Residência Agrária
Rech, Aline Pereira de Arruda
TICs
AVEA
Moodle
Vídeos tutoriais
ICT
AVEA
Moodle
Tutorials videos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Estudo de caso: Moodle e pedagogia da alternância nos cursos de especialização do Pronera em Residência Agrária
title_full Estudo de caso: Moodle e pedagogia da alternância nos cursos de especialização do Pronera em Residência Agrária
title_fullStr Estudo de caso: Moodle e pedagogia da alternância nos cursos de especialização do Pronera em Residência Agrária
title_full_unstemmed Estudo de caso: Moodle e pedagogia da alternância nos cursos de especialização do Pronera em Residência Agrária
title_sort Estudo de caso: Moodle e pedagogia da alternância nos cursos de especialização do Pronera em Residência Agrária
author Rech, Aline Pereira de Arruda
author_facet Rech, Aline Pereira de Arruda
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros, Liziany Müller
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1486004582806497
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Brum, Tônia Magali Moraes
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6670578627131711
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Bandeira, Andrieli Hedlund
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3943512409575289
dc.contributor.author.fl_str_mv Rech, Aline Pereira de Arruda
contributor_str_mv Medeiros, Liziany Müller
Brum, Tônia Magali Moraes
Bandeira, Andrieli Hedlund
dc.subject.por.fl_str_mv TICs
AVEA
Moodle
Vídeos tutoriais
topic TICs
AVEA
Moodle
Vídeos tutoriais
ICT
AVEA
Moodle
Tutorials videos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv ICT
AVEA
Moodle
Tutorials videos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The use of information and communication technologies are an innovation in educational practices, one example is the virtual teaching and learning environments (AVEA), Moodle. However for using Moodle AVEA be a facilitator practices in teaching and learning teachers must adapt to this reality with technological fluency. The research sought to investigate the use of Moodle as an aid in pedagogy of alternation in the Specialization Course in Peasant Family Farming and Countryside Education II of the Federal University of Santa Maria - Brazil, and produce video tutorials as a methodological tool to assist in the use of Moodle AVEA Land in residence courses in Brazil included the call of CNPQ / MDA-INCRA No. 26/2012. The survey was conducted with qualitative approach. Initially questionnaires were applied to the subjects. They were also produced videos tutorials for training in the use of Moodle. The conclusion is the need for more training for teachers as an incentive for the use of AVEA and the inclusion of a tutor to support students in the development of activities. The training with the help of the video tutorials, demonstrated effectiveness, as some universities interested in entering information to the AVEA and did so fully using all environment tools.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-11
dc.date.available.fl_str_mv 2016-03-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RECH, Aline Pereira de Arruda. Estudo de caso: Moodle e pedagogia da alternância nos cursos de especialização do Pronera em Residência Agrária. 2015. 66 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10658
identifier_str_mv RECH, Aline Pereira de Arruda. Estudo de caso: Moodle e pedagogia da alternância nos cursos de especialização do Pronera em Residência Agrária. 2015. 66 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv 700800000006
dc.relation.confidence.fl_str_mv 400
300
300
500
300
dc.relation.authority.fl_str_mv 284b41ac-7450-4d13-b4d6-d7eba12e165a
acb2b16b-4a5f-486d-baf5-f1a1384b5c3f
5085215b-776c-452e-992a-c3a4890afdac
5661dd66-5b3a-4311-8f43-ea917d652ad8
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10658/1/RECH%2c%20ALINE%20PEREIRA%20DE%20ARRUDA.pdf
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10658/2/RECH%2c%20ALINE%20PEREIRA%20DE%20ARRUDA.pdf.txt
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/10658/3/RECH%2c%20ALINE%20PEREIRA%20DE%20ARRUDA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ce4fd9148172e530f0940be148810a7
1605dd1ee3151378cd0cd17bfc315d40
bc835f288f5a01c74bf507ebdb208112
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1793240093571416064