A paisagem sonora na obra de Charles Kiefer: um estudo acerca de O pêndulo do relógio, Valsa para Bruno Stein e a Face do abismo.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Debortolli, Viviane Aparecida Pandolfo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
Letras
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Letras
Centro de Artes e Letras
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22823
Resumo: In this paper we aim to analyze the presence and importance of the soundscape in three works of the Brazilian writer Charles Kiefer. The term soundscape has its origin in the study of acoustics and it is associated to all the sounds presented in a determined place or ambient. For instance, in the fictional text, it is related to all sounds presented in the narrative. O Pêndulo do Relógio (1984), Valsa para Bruno Stein (1986) and A Face do Abismo (1988) form the corpus of analysis that has as its main theoretical sources the works of the Canadian composer and musicologist Murray Schafer and of the musician, teacher and writer Gérson Werlang. This essay was divided in four chapters. Chapters one, two and three are dedicated to the analysis of the soundscape in the chosen works of Charles Kiefer. The analysis follows the same order of publication of the books. In the first one, the sonic aspects are evidenced and also the way the sounds influence the acts of the protagonist. The second chapter stands out that the novel has the same structure of the waltz. Chapter three covers more than eighty years of sonic aspects of the community where the story takes place. The fourth and last chapter draws a panorama of sonic representations that appear as repetitions in the three novels, elucidating the particularities in each of them, in the way that they are represented in the texts.
id UFSM_a4eb4dafe4661c763db7d82a77af968a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/22823
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A paisagem sonora na obra de Charles Kiefer: um estudo acerca de O pêndulo do relógio, Valsa para Bruno Stein e a Face do abismo.The soundscape in the works of Charles Kiefer: a study on The pendulum of the clock, Waltz for Bruno Stein, and The face of the abyss.Paisagem sonoraLiteraturaMúsicaCharles KieferSoundscapeLiteratureMusicCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASIn this paper we aim to analyze the presence and importance of the soundscape in three works of the Brazilian writer Charles Kiefer. The term soundscape has its origin in the study of acoustics and it is associated to all the sounds presented in a determined place or ambient. For instance, in the fictional text, it is related to all sounds presented in the narrative. O Pêndulo do Relógio (1984), Valsa para Bruno Stein (1986) and A Face do Abismo (1988) form the corpus of analysis that has as its main theoretical sources the works of the Canadian composer and musicologist Murray Schafer and of the musician, teacher and writer Gérson Werlang. This essay was divided in four chapters. Chapters one, two and three are dedicated to the analysis of the soundscape in the chosen works of Charles Kiefer. The analysis follows the same order of publication of the books. In the first one, the sonic aspects are evidenced and also the way the sounds influence the acts of the protagonist. The second chapter stands out that the novel has the same structure of the waltz. Chapter three covers more than eighty years of sonic aspects of the community where the story takes place. The fourth and last chapter draws a panorama of sonic representations that appear as repetitions in the three novels, elucidating the particularities in each of them, in the way that they are represented in the texts.Esse estudo é uma tentativa de evidenciar a presença e a importância da paisagem sonora em três livros do escritor Charles Kiefer. Termo proveniente dos estudos da acústica, a paisagem sonora está associada a todos os sons presentes em dado ambiente. Em extensão, no texto literário ficcional ela está associada aos sons que compõe a atmosfera nas narrativas. O Pêndulo do Relógio (1984), Valsa para Bruno Stein (1986) e A Face do Abismo (1988) formam o corpus de análise que tem como principal alicerce teórico os textos do compositor, educador e musicologista Murray Schafer, e sua transposição para a literatura a partir de estudos de Gérson Werlang (2011). O trabalho foi dividido em quatro capítulos, cujos três primeiros são dedicados para análise específica de cada um dos livros. A análise segue a mesma ordem da publicação: no primeiro, são evidenciados os aspectos sonoros e a maneira como a sonoridade impacta nas ações do protagonista; o segundo parte do princípio de que o livro está estruturado no mesmo compasso da valsa e a partir desse pressuposto percorre os vestígios desta e de outras artes no texto, especialmente através da atmosfera musical; o terceiro capítulo elabora um breve percurso das mudanças sonoras ocorridas em mais de oitenta anos no local em que a história se desenvolve. O último capítulo traça um panorama de representações sonoras que se repetem ao longo dos três livros, elucidando as particularidades de cada uma nas histórias, ou seja, a maneira como elas se apresentam em cada um dos textos.Universidade Federal de Santa MariaBrasilLetrasUFSMPrograma de Pós-Graduação em LetrasCentro de Artes e LetrasWerlang, Gérson Luíshttp://lattes.cnpq.br/0962194447635657Trombetta, Gerson LuisOliveira, Raquel TrentinDebortolli, Viviane Aparecida Pandolfo2021-11-16T19:51:49Z2021-11-16T19:51:49Z2020-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22823porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-06-10T18:11:22Zoai:repositorio.ufsm.br:1/22823Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-06-10T18:11:22Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A paisagem sonora na obra de Charles Kiefer: um estudo acerca de O pêndulo do relógio, Valsa para Bruno Stein e a Face do abismo.
The soundscape in the works of Charles Kiefer: a study on The pendulum of the clock, Waltz for Bruno Stein, and The face of the abyss.
title A paisagem sonora na obra de Charles Kiefer: um estudo acerca de O pêndulo do relógio, Valsa para Bruno Stein e a Face do abismo.
spellingShingle A paisagem sonora na obra de Charles Kiefer: um estudo acerca de O pêndulo do relógio, Valsa para Bruno Stein e a Face do abismo.
Debortolli, Viviane Aparecida Pandolfo
Paisagem sonora
Literatura
Música
Charles Kiefer
Soundscape
Literature
Music
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short A paisagem sonora na obra de Charles Kiefer: um estudo acerca de O pêndulo do relógio, Valsa para Bruno Stein e a Face do abismo.
title_full A paisagem sonora na obra de Charles Kiefer: um estudo acerca de O pêndulo do relógio, Valsa para Bruno Stein e a Face do abismo.
title_fullStr A paisagem sonora na obra de Charles Kiefer: um estudo acerca de O pêndulo do relógio, Valsa para Bruno Stein e a Face do abismo.
title_full_unstemmed A paisagem sonora na obra de Charles Kiefer: um estudo acerca de O pêndulo do relógio, Valsa para Bruno Stein e a Face do abismo.
title_sort A paisagem sonora na obra de Charles Kiefer: um estudo acerca de O pêndulo do relógio, Valsa para Bruno Stein e a Face do abismo.
author Debortolli, Viviane Aparecida Pandolfo
author_facet Debortolli, Viviane Aparecida Pandolfo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Werlang, Gérson Luís
http://lattes.cnpq.br/0962194447635657
Trombetta, Gerson Luis
Oliveira, Raquel Trentin
dc.contributor.author.fl_str_mv Debortolli, Viviane Aparecida Pandolfo
dc.subject.por.fl_str_mv Paisagem sonora
Literatura
Música
Charles Kiefer
Soundscape
Literature
Music
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic Paisagem sonora
Literatura
Música
Charles Kiefer
Soundscape
Literature
Music
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description In this paper we aim to analyze the presence and importance of the soundscape in three works of the Brazilian writer Charles Kiefer. The term soundscape has its origin in the study of acoustics and it is associated to all the sounds presented in a determined place or ambient. For instance, in the fictional text, it is related to all sounds presented in the narrative. O Pêndulo do Relógio (1984), Valsa para Bruno Stein (1986) and A Face do Abismo (1988) form the corpus of analysis that has as its main theoretical sources the works of the Canadian composer and musicologist Murray Schafer and of the musician, teacher and writer Gérson Werlang. This essay was divided in four chapters. Chapters one, two and three are dedicated to the analysis of the soundscape in the chosen works of Charles Kiefer. The analysis follows the same order of publication of the books. In the first one, the sonic aspects are evidenced and also the way the sounds influence the acts of the protagonist. The second chapter stands out that the novel has the same structure of the waltz. Chapter three covers more than eighty years of sonic aspects of the community where the story takes place. The fourth and last chapter draws a panorama of sonic representations that appear as repetitions in the three novels, elucidating the particularities in each of them, in the way that they are represented in the texts.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-18
2021-11-16T19:51:49Z
2021-11-16T19:51:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22823
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
Letras
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Letras
Centro de Artes e Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
Letras
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Letras
Centro de Artes e Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1805930245489950720